Plano de Aula

Plano de aula: Como estimar o quociente usando a ideia de distribuir e o algoritmo americano.

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativa de quocientes

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.



Conceito-chave

Estimativa de um quociente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Fichas com os cálculos do jogo.
  • Apito, chocalho ou similar.
  • Cesta ou pasta.
  • Lápis e borracha.
  • Lousa e giz.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Fazer uso da ideia de distribuir para aplicar o algoritmo americano e estimar o valor de um quociente.

Orientação: Leia o objetivo com os alunos ou peça que um deles leia em voz alta para a classe.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra “ distribuir”?
  • Alguém já ouviu falar no algoritmo americano?