Plano de Aula

Plano de aula: Como estimar o quociente usando a ideia de distribuir e o algoritmo americano.

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativa de quocientes

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.



Conceito-chave

Estimativa de um quociente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Fichas com os cálculos do jogo.
  • Apito, chocalho ou similar.
  • Cesta ou pasta.
  • Lápis e borracha.
  • Lousa e giz.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.



Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Fazer uso da ideia de distribuir para aplicar o algoritmo americano e estimar o valor de um quociente.

Orientação: Leia o objetivo com os alunos ou peça que um deles leia em voz alta para a classe.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra “ distribuir”?
  • Alguém já ouviu falar no algoritmo americano?

Veja outros planos que exploram a habilidade EF04MA04 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS