Plano de Aula

Plano de aula: Estimar a ordem de grandeza do quociente.

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativa de quocientes

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

Explorar estratégias de cálculo  para estimar a ordem de grandeza de um quociente.



Conceito-chave

Estimativa da ordem de grandeza de  um quociente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Fichas com as cartelas do jogo.
  • Lápis e borracha.
  • Lousa e giz.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Explorar estratégias de cálculo  para estimar a ordem de grandeza de um quociente.



Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aulaOrientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Utilizar estratégias de cálculo da divisão para estimar a ordem de grandeza do quociente.

Orientação: Leia para a classe ou peça a um aluno que leia o slide em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Como podemos calcular por decomposição?
  • Como podemos fazer uma operação de divisão por decomposição?
  • Ordem de grandeza do quociente. Quem sabe o que é isso?

Respostas possíveis:

  • Sei que 7 x 8 = 56, isso quer dizer que 7 x 80 = 560. Cada prestação será de R$80,00 ,portanto, não chegará a 1 centena.
  • 560 tem apenas 5 centenas, não há centenas suficientes para dividir por 7.

Veja outros planos que exploram a habilidade EF04MA04 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS