Atividade Principal 1
Plano de Aula
Plano de aula: Ampliar estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativa de quocientes
Por: Isabel Cossalter
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.
Conceito-chave
Estimativa da ordem de grandeza de um quociente.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Fichas de cores diferentes com os problemas do jogo.
- Lápis e borracha.
- Lousa e giz.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.
Orientação: Leia o objetivo com as crianças, peça que expliquem o que compreenderam e esclareça dúvidas.
Discuta com a turma:
- O que significa fazer um cálculo por estimativa? Quem se lembra?
- Quociente, o que é? E ordem de grandeza de um quociente? Quem pode explicar?