Plano de Aula

Plano de aula: Ampliar estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativa de quocientes

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa  da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.



Conceito-chave

Estimativa da ordem de grandeza de um quociente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Fichas de cores diferentes  com os problemas do jogo.
  • Lápis e borracha.
  • Lousa e giz.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa  da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.



Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.

Orientação: Leia o objetivo com as crianças, peça que expliquem o que compreenderam e esclareça dúvidas.

Discuta com a turma:

  • O que significa fazer um cálculo por estimativa? Quem se lembra?
  • Quociente, o que é? E ordem de grandeza de um quociente? Quem pode explicar?