Plano de Aula

Plano de aula: Elaboração e Resolução de Problemas com o jogo Cartas Matemáticas

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo mental envolvendo múltiplos de 10

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Elaborar problemas envolvendo múltiplos de 10. Utilizar diferentes estratégias de cálculo mental para resolver problemas e cálculos. Comparar estratégias e refletir sobre facilidades e pontos que necessitam mais atenção.

Conceito-chave

Elaboração e resolução de problemas, cálculo mental.

Recursos necessários

Lápis, papel, cartolina.

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Múltiplos, estratégia, problema, cálculo.




Habilidades BNCC:

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.