Atividade principal (cartas especiais)
Plano de Aula
Plano de aula: Elaboração e Resolução de Problemas com o jogo Cartas Matemáticas
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo mental envolvendo múltiplos de 10
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Objetivo específico
Elaborar problemas envolvendo múltiplos de 10. Utilizar diferentes estratégias de cálculo mental para resolver problemas e cálculos. Comparar estratégias e refletir sobre facilidades e pontos que necessitam mais atenção.
Conceito-chave
Elaboração e resolução de problemas, cálculo mental.
Recursos necessários
Lápis, papel, cartolina.
Vocabulário que será adquirido nesta aula
Múltiplos, estratégia, problema, cálculo.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva as operações no quadro. Leia a pergunta. Peça para que os alunos discutam, em duplas, suas estratégias por dois minutos. Abra a discussão para toda a turma e, à medida em que os alunos compartilharem suas estratégias, faça a sistematização no quadro. Essa sistematização deve ficar visível durante a atividade principal.
Propósito: Relembrar estratégias para calcular mentalmente as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10.
Discuta com a turma:
- Quais as semelhanças entre as estratégias usadas?
- Quando é possível usar cada uma das estratégias apresentadas?
- Há mais de uma “boa” estratégia para a resolução de um mesmo cálculo?
Solução:
40 + 260 = 300
220 - 70 = 150
9 x 30 + 270
350 : 5 = 7
Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.
Retomada
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva o problema no quadro. Leia as perguntas junto com os alunos. Peça que um estudante leia o problema. Em uma discussão com toda a turma, converse sobre as partes que compõem um problema, o que é necessário para responder à pergunta, quais as estratégias para a resolução. Sistematize o que os estudantes forem falando no quadro, de forma de que fique visível para todos durante a atividade principal. A ideia aqui não é resolver o problema ou discutir estratégias para sua resolução, mas sim conversar sobre a estrutura do problema e formas de organizar-se para a resolução.
Propósito: Relembrar a estrutura de um problema matemático e estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Quais as partes que compõem um problema?
- Por onde podemos começar?
- Qual pergunta é preciso responder?
- O que é necessário saber para se responder à pergunta?
- Como vamos conseguir responder essa pergunta?
- Quais dados temos para responder essa pergunta?
- Como vamos organizar o que estamos pensando?
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Cartas Matemáticas”, para a prática de resolução de problemas com as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, projete, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.
Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal (cartas especiais)
Atividade principal (tabela de resultados)
Resolução da atividade principal
Leitura complementar:
- Outros jogos de matemática podem ser encontrados em: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema. Jogos Matemáticos – de 1°. a 5°. ano. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Cartas Matemáticas”, para a prática de resolução de problemas com as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, projete, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.
Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Cartas Matemáticas”, para a prática de resolução de problemas com as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, projete, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.
Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas.
Atividade principal (slides 5 a 8)
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Cartas Matemáticas”, para a prática de resolução de problemas com as quatro operações básicas envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, projete, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.
Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Fale para os alunos que eles produzirão os problemas das cartas matemáticas. Cada aluno elaborará dois problemas envolvendo quaisquer operações e dois cálculos diretos, sendo uma multiplicação e uma divisão. Todos os problemas e cálculos devem envolver múltiplos de 10.
Propósito: Entender como será a construção do jogo.
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Forneça a cada estudante uma folha com as cartas para serem preenchidas por eles, como no modelo do slide. Idealmente, essas cartas devem ser impressas em um papel mais grosso (cartolina, colorset, etc.) ou podem ser impressas em papel comum e coladas em um papel mais grosso para maior durabilidade. Explique a eles que eles devem elaborar dois problemas envolvendo múltiplos de 10 e mobilizando as operações básicas. Podem ser mobilizadas uma ou mais operações em um mesmo problema. Os problemas podem ser elaborados no caderno e, após a verificação do professor, a versão final deve ser transcrita na folha com as cartas. Os alunos também devem criar dois cálculos diretos envolvendo múltiplos de 10, sendo uma multiplicação e uma divisão, e registrá-los nas outras duas cartas. Cada aluno deve resolver seus próprios problemas e cálculos e conferir suas respostas com um colega. Organize duplas previamente para essa troca ou a medida que os alunos finalizarem as elaborações dos problemas.
Para organizar os resultados dos problemas, pode-se organizar uma tabela de resultados. Dê a cada aluno uma letra e peça para que eles numerem as cartas com a letra recebida e números de 1 a 4 (Exemplo: A1, A2, A3, A4, para o aluno que receber a letra A, e assim por diante). Ao resolverem seus próprios problemas e conferir as respostas, peça para que cada aluno registre, na tabela de resultados, as respostas de suas cartas. Quando a tabela estiver completamente preenchida, faça cópias, de forma que cada grupo tenha uma tabela ao jogar. Imprima também duas folhas de cartas especiais por grupo de jogo (3 a 5 alunos), no mesmo papel que as cartas de problemas (ou cole-as no mesmo papel mais grosso posteriormente).
Enquanto os alunos estiverem elaborando e resolvendo seus problemas, circule entre eles, observando como estão fazendo a elaboração e perguntando como estão pensando para criar os problemas, quais as dificuldades que estão surgindo, quais números estão utilizando e as razões por trás de suas escolhas. Faça anotações sobre as respostas e sobre os autores de tais respostas. Essas anotações o ajudarão na etapa de discussão das soluções.
Use o guia de intervenção para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Se você julgar que o tempo para essa elaboração é muito curto, baseado no seu conhecimento da turma, considere fazer essa elaboração dos problemas em uma aula anterior ou como uma tarefa de casa, antes mesmo da apresentação das regras do jogo. Os alunos podem elaborar e resolver seus problemas no caderno e, nessa aula, apenas transcrever os problemas para as cartas e anotar as respostas na tabela de resultados. Isso libera mais tempo para as outras partes da aula também.
Propósito: Elaborar problemas envolvendo múltiplos de 10. Prever dificuldades na resolução de tais problemas.
Discuta com a turma:
- Qual a história do seu problema?
- Como você está pensando para criar os dados?
- Há dados suficientes para a resolução do seu problema?
- Há algo que está sendo difícil?
- Por que você escolheu esses números?
- Qual é a pergunta do seu problema?
- Quais você acha que podem ser as dificuldades de alguém que vai resolver esse problema?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Organize grupos de 3 a 5 alunos para jogar. Pense previamente nos grupos de forma a criar agrupamentos produtivos. Cada grupo deve receber o correspondente a duas cartas de problemas e duas de cálculos para cada integrante do grupo, além de duas cartas especiais de cada tipo. Por exemplo, um grupo formado por 5 alunos deve ter 10 cartas de problemas, 10 cartas de cálculos e 8 cartas especiais (2 METADE, 2 DOBRO, 2 SORTE e 2 AZAR). As cartas não precisam ser as mesmas elaboradas pelos integrantes do grupo. É mais interessante, inclusive, que os alunos joguem com cartas não elaboradas por eles. Cada grupo precisará de um dado. Você pode produzir um dado com o modelo disponível aqui ou usar dados disponíveis na escola.
Proponha aos grupos que joguem o jogo independentemente. Embora a intenção seja que o cálculo seja mental, deixe disponível nas mesas papel e lápis caso algum aluno necessite escrever. Enquanto os alunos jogam, apenas circule entre eles, observando como eles jogam, calculam e registram seus pontos. Preste atenção especial a como os alunos, quando discordam em relação a um resultado, explicam suas estratégias uns aos outros. Se não explicarem, intervenha, pedindo que expliquem até que todos do grupo compreendam qual a resposta correta e como chegar nela. Em caso de dúvidas nos cálculos, peça para que conversem com os colegas para tentar resolver.
Utilize o guia de intervenção para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Desenvolver estratégias e praticar o cálculo mental e a resolução de problemas envolvendo múltiplos de 10. Aplicar as regras do jogo discutidas e elaboradas anteriormente.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar onde erramos quando nossa resposta não é correta?
- Como você abordou os problemas apresentados no jogo?
- A estratégia que você encontrou foi bem sucedida?
- O que você aprendeu com a sua estratégia?
- O que foi difícil? O que foi fácil?
- Como você pensou para resolver esse problema?
- Alguém do grupo tem uma ideia diferente para resolver esse problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Retome as anotações que você fez durante a elaboração das cartas e o jogo em grupos. Com base nelas, escolha um ou dois problemas para serem discutidos nesse momento. Convide alunos específicos a compartilharem suas estratégias e dificuldades, relativas tanto à elaboração quanto à resolução dos problemas. Anote os nomes dos alunos que compartilharam suas produções e resoluções próximo ao registro feito na lousa.
Propósito: Analisar as estratégias e dificuldades apresentadas durante a elaboração e resolução dos problemas durante o jogo.
Discuta com a turma:
- Como foi criar os problemas?
- Como vocês pensaram para criar os dados?
- Algo foi especificamente difícil?
- Como vocês escolheram os números dos problemas?
- Vocês anteciparam possíveis dificuldades de alguém que iria resolver seus problemas? Quais?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as atividades feitas nesta aula e o que foi aprendido. Elenque com eles, rapidamente, quais os passos que devemos seguir quando elaboramos um problema e em que é importante pensar. Anote as contribuições na lousa, de forma que fique visível para todos.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o que foi estudado.
Raio X
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientação: Leia a atividade com os alunos e peça que elaborem um problema. O problema pode ser elaborado no caderno ou em uma folha avulsa. Ressalte que eles têm liberdade para criar os números e outros elementos, se assim o desejarem. Circule para verificar como os alunos estão criando o problema. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. A atividade deve ser realizada individualmente e, nesse caso, a resolução será diferente para cada aluno. Alguns exemplos de solução estão descritos aqui, mas as possibilidades são muitas. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, com o compartilhamento de alguns problemas propostos, suas soluções e dificuldades encontradas.
Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as dificuldades que possam aparecer.
Discuta com a turma:
- Em que precisamos pensar quando elaboramos um problema?
- O problema tem todos os dados necessários para se responder à pergunta?
- O enunciado do problema está claro?
- Por onde começamos a resolver um problema?
- O que fazer se faltam dados?
- Qual estratégia foi mais eficiente para a resolução desse problema?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Opcionais: Google Meet, Google Formulários, Documentos Google.
Retomada
Se puder realizar uma aula síncrona com os alunos, use o Google Meet para fazer uma conferência e compartilhar a tela com a proposta da seção Retomada. Discuta com a turma as estratégias. Caso não seja possível, indique mais cálculos e proponha um registro escrito da turma a ser enviado a você (físico ou digitalmente).
Atividade principal
Em aula síncrona, adapte o jogo proposto para que a resolução dos problemas sejam resolvidas o mais breve possível pela turma, mantendo as regras de pontuação de acordo com o que está descrito e alterando apenas o jogar de dados (deixando a resposta aberta para que todos possam tentar resolver). Para isso é possível usar o Google Meet na videoconferência da turma.
Caso a aula seja assíncrona, faça uso dos dois exemplos de problemas indicados e adicione outros similares e envie aos alunos para resolução (digitalmente ou não).
Discussão das soluções
Caso os alunos tenham realizado o jogo de modo online, mantenha o que é proposto nessa seção (e que pode ser feito pelo Google Formulários, por exemplo). Caso contrário, peça para os alunos fazerem um relato sobre como foi elaborar problemas de acordo com os comandos do slide 9.
Sistematização
Não há neste plano.
Encerramento
Use os problemas criados pela turma para montar uma “problemoteca” (biblioteca de problemas), seja virtualmente (usando o Documentos Google) ou fisicamente. Envie posteriormente para cada aluno da turma.
Raio X
Proponha aos alunos a elaboração de um guia de orientação de resolução de problemas baseado nas questões indicadas nesta seção, na orientação ao professor (“Discuta com a turma”). Caso consiga usar ferramentas síncronas, você pode propor aos alunos a elaboração de problemas usando o Google Meet, para que todos possam socializar o que elaboraram.
Convite às famílias
Convide as famílias para criarem a própria “problemoteca”, que pode ser ampliada conforme os alunos estudam conceitos novos. Você pode indicar quais são os conceitos novos adquiridos pela turma, para que a família organize esse banco de problemas que ficará disponível. A família pode criar momentos de resolução de problemas sorteados aleatoriamente para serem resolvidos durante o período de isolamento social.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Objetivo específico
Elaborar problemas envolvendo múltiplos de 10. Utilizar diferentes estratégias de cálculo mental para resolver problemas e cálculos. Comparar estratégias e refletir sobre facilidades e pontos que necessitam mais atenção.
Conceito-chave
Elaboração e resolução de problemas, cálculo mental.
Recursos necessários
Lápis, papel, cartolina.
Vocabulário que será adquirido nesta aula
Múltiplos, estratégia, problema, cálculo.