Atividade principal (cartas especiais)
Plano de Aula
Plano de aula: Elaboração e Resolução de Problemas com o jogo Cartas Matemáticas
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo mental envolvendo múltiplos de 10
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Objetivo específico
Elaborar problemas envolvendo múltiplos de 10. Utilizar diferentes estratégias de cálculo mental para resolver problemas e cálculos. Comparar estratégias e refletir sobre facilidades e pontos que necessitam mais atenção.
Conceito-chave
Elaboração e resolução de problemas, cálculo mental.
Recursos necessários
Lápis, papel, cartolina.
Vocabulário que será adquirido nesta aula
Múltiplos, estratégia, problema, cálculo.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.