Plano de Aula

Plano de aula: Cálculo mental com múltiplos de 10 - Multiplicação

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo mental envolvendo múltiplos de 10

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

 

Habilidades da BNCC

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

 

Objetivo específico

Levantar hipóteses, investigar e checar os resultados obtidos na multiplicação por múltiplos de 10. Utilizar a ideia  da multiplicação como soma de parcelas iguais para descobrir regularidades de multiplicações por 10 e seus múltiplos. Desenvolver processos de cálculo mental relacionados à multiplicação.



Conceito-chave

Multiplicação, cálculo mental.

 

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • dados,
  • peões (ou objetos que possam ter essa função),
  • cartolina,
  • lápis de cor.

 

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Múltiplos, decomposição, fatores.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.