Plano de Aula

Plano de aula: Você sabe como estimar o valor de um quociente?

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativa de quocientes

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

Explorar o conceito de estimar e ampliar as estratégias de cálculo para realizar a  estimativa de um quociente.



Conceito-chave

Estimativa de um quociente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Tiras de papel para os cálculos a serem trabalhados no jogo.
  • Cartões com dicas de respostas dos cálculos.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis e borracha.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Explorar o conceito de estimar e ampliar as estratégias de cálculo para realizar a  estimativa de um quociente.



Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Orientação: Leia o slide ou peça que um dos alunos faça a leitura em voz alta para a classe. Pergunte quem gostaria de explicar o que entendeu a respeito do objetivo da aula. Partindo da explicação dada, esclareça dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Alguém tem alguma ideia do que significa a palavra estimar?
  • Os resultados das operações recebem nomes. Qual é o nome do resultado da adição? Da subtração? Da multiplicação?
  • O que é um quociente?

Veja outros planos que exploram a habilidade EF04MA04 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS