Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Você sabe como estimar o valor de um quociente?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativa de quocientes
Por: Isabel Cossalter
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
Explorar o conceito de estimar e ampliar as estratégias de cálculo para realizar a estimativa de um quociente.
Conceito-chave
Estimativa de um quociente.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Tiras de papel para os cálculos a serem trabalhados no jogo.
- Cartões com dicas de respostas dos cálculos.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis e borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Explorar o conceito de estimar e ampliar as estratégias de cálculo para realizar a estimativa de um quociente.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Orientação: Leia o slide ou peça que um dos alunos faça a leitura em voz alta para a classe. Pergunte quem gostaria de explicar o que entendeu a respeito do objetivo da aula. Partindo da explicação dada, esclareça dúvidas.
Discuta com a turma:
- Alguém tem alguma ideia do que significa a palavra estimar?
- Os resultados das operações recebem nomes. Qual é o nome do resultado da adição? Da subtração? Da multiplicação?
- O que é um quociente?