Raio X
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias de cálculo - Subtração
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias não convencionais de cálculo envolvendo as quatro operações
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
EF04MA03 - Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
Utilizar as ideias da subtração para ampliar estratégias de cálculo.
Conceito-chave
Diferentes estratégias para resolver subtrações.
Recursos necessários
- Lápis,
- borracha,
- caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar as ideias da subtração para ampliar estratégias de cálculo.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Propósito: Recordar os termos da subtração.
Orientações: Leia o título do slide com os alunos ou deixe que um deles faça a leitura para a classe.
Solicite que expliquem o assunto do slide e esclareça dúvidas, se necessário. Peça que pensem em outros exemplos em que a ideia da subtração aqui retratada (quanto restou?) esteja presente.
Discussão com a turma:
- Quais foram as situações pensadas por vocês?
- Há situações comuns entre as apresentadas aqui? (Podem surgir semelhanças, dependendo da realidade local.)
- Essa é uma ideia da subtração comum no nosso dia a dia?
- Qual operação precisa ser realizada para resolver as situações propostas?
- Quem consegue fazer este cálculo sem armar a conta? Quantos lápis restaram no estojo da menina?
Resolução:
30 - 4 = 26 lápis
Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Propósito: Recordar os termos da subtração.
Orientações: Leia com a turma ou peça que um aluno leia o slide. Peça que expliquem qual é a ideia da subtração apresentada aqui (descobrir a diferença entre duas quantidades) e esclareça dúvidas. Em seguida, junto com as crianças, faça um levantamento de situações em que esta mesma ideia esteja presente.
Discuta com a turma:
- No nosso dia a dia, podemos observar muitas diferenças entre pessoas, objetos, lugares. Em matemática, quando falamos em diferença, a qual ideia estamos nos referindo?
- Como fazemos para calcular a diferença entre dois números?
- Qual é a diferença entre o peso do cachorro e do gato? Quem consegue responder sem armar a conta? Como fez?
Resolução:
12 - 3 = 9 kg
Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Propósito: Recordar os termos da subtração.
Orientações: Leia com a turma ou deixe que um dos alunos leia para a classe. Peça que expliquem a ideia da subtração mostrada aqui (quanto falta) e esclareça dúvidas. Apresente às crianças outras situações do mesmo tipo ou solicite que deem exemplos que tragam essa mesma ideia.
Discuta com a turma:
- Na nossa vida diária, usamos com frequência este tipo de cálculo? Exemplos de respostas possíveis: cálculo de tempo para terminar uma atividade, de meses ou dias para chegar uma data, de número de lições que faltam ser feitas, etc.
- Como podemos resolver esse problema? Sem armar conta, como podemos calcular o tempo que falta para acabar o jogo?
Resolução:
18h - 17h15min = 45min
Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Propósito: Recordar os termos da subtração.
Orientações: Apenas para verificar o conhecimento prévio das crianças, antes de apresentar o slide, pergunte: “Quem se lembra quais são os nomes dos termos da subtração”? Não há problema se não souberem, use o slide para reforçar ou rever esse conteúdo.
Discuta com a turma:
- Por que o segundo termo recebe o nome de subtraendo?
- Por que o resultado é chamado de resto ou diferença?
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.
Orientação: Organize a turma em duplas ou trios e peça que encontrem formas não convencionais de resolver a atividade. Circule pela sala para observar as hipóteses dos alunos e as estratégias de cálculo escolhidas. Os alunos podem escolher as estratégias que acharem melhor para resolver, inclusive com desenhos ou por escrito. Após 4 minutos, socialize as estratégias utilizadas pelos alunos e se possível, peça que alguns demonstram na lousa como resolveram o cálculo. Na medida do possível, durante as intervenções nos grupos, faça referência aos termos da subtração, usando as nomenclaturas revisadas no slide 6.
Discuta com a turma:
- Qual a operação você acha que devemos utilizar para resolver o problema?
- Somente essa operação pode ser usada?
- Existem outras alternativas?
- Houve algum procedimento de cálculo comum entre os grupos?
- Se houve, vocês acham que isso ocorreu por algum motivo especial? É mais prático ou rápido, por exemplo?
- Houve algum procedimento de cálculo usado que é pouco conhecido pela maioria? O que acharam dessa estratégia?
- Todos os grupos chegaram ao mesmo resultado? Por que isso ocorre?
- Podemos afirmar que é possível escolher entre várias estratégias não convencionais para resolver operações?
- Quem quer vir ao quadro para mostrar como resolveu?
- Explique para seus colega como você resolveu o problema.
- Você consegue explicar como seu colega resolveu o problema?
Possibilidades de resolução:
a) Arredondando as centenas e depois fazendo a correção do resultado.
796 está próximo de 800
194 está próximo de 200
800 - 200 = 600
6 - 4 = 2
600 + 2 = 602
b) Decompondo o subtraendo: 796 - 194 =
(796 - 100) - 90 - 4 =
(696 - 90) - 4 =
606 - 4 = 602
c) Decompondo o minuendo e o subtraendo; depois, reagrupando.
796 - 194 =
700 - 100 = 600
90 - 90 = 0
6 - 4 = 2
Resultado: 602
Materiais complementares:
Leia a matéria “Comunicação em matemática: instrumento de ensino e aprendizagem”, publicada em 2015, sobre a importância de ensinar o aluno a se comunicar matematicamente, aqui:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.
Orientação: Explore as estratégias de cálculo e as hipóteses elaboradas pelos alunos. O objetivo maior deste momento é permitir que possam compartilhar as maneiras como pensaram, favorecendo a troca de ideias e despertando a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente. Por isso, é importante que não apenas apresentem a resolução da atividade, mas expliquem ao grupo de que modo pensaram para chegar à solução.
Sempre que possível, procure valorizar as tentativas de criação de estratégias realizadas pelos alunos, mesmo que não estejam corretas e escreva a autoria de cada uma delas no quadro.
Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre o slide com a resolução feita pelo João e volte a discutir se algum aluno chegou a essa mesma estratégia e se ela é válida.
Discuta com a turma:
- De quais maneiras vocês conseguiram resolver a lição de casa de Carolina?
- Quais diferenças vocês observaram nas estratégias apresentadas?
- Quais foram as dificuldades encontradas na resolução desta atividade? Por que isso ocorreu?
- Qual das estratégias apresentadas vocês consideram mais fácil? Por quê?
- Recordar as ideias da subtração e a nomenclatura dos termos da subtração foi importante? Por quê?
- Qual estratégia a Bia usou? Algum grupo usou a mesma estratégia?
- De que forma ela resolveu? Ela chegou ao resultado correto? Explique.
- E a estratégia usada pelo João? Alguém usou a mesma estratégia?
- De que forma ele resolveu? Ele chegou ao resultado correto? Explique.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.
Orientação: Orientação: Explore as estratégias de cálculo e as hipóteses elaboradas pelos alunos. O objetivo maior deste momento é permitir que possam compartilhar as maneiras como pensaram, favorecendo a troca de ideias e despertando a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente. Por isso, é importante que não apenas apresentem a resolução da atividade, mas expliquem ao grupo de que modo pensaram para chegar à solução.
Sempre que possível, procure valorizar as tentativas de criação de estratégias realizadas pelos alunos, mesmo que não estejam corretas e escreva a autoria de cada uma delas no quadro.
Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre o slide com a resolução feita pelo João e volte a discutir se algum aluno chegou a essa mesma estratégia e se ela é válida.
Discuta com a turma:
- De quais maneiras vocês conseguiram resolver a lição de casa de Carolina?
- Quais diferenças vocês observaram nas estratégias apresentadas?
- Quais foram as dificuldades encontradas na resolução desta atividade? Por que isso ocorreu?
- Qual das estratégias apresentadas vocês consideram mais fácil? Por quê?
- Recordar as ideias da subtração e a nomenclatura dos termos da subtração foi importante? Por quê?
- Qual estratégia a Bia usou? Algum grupo usou a mesma estratégia?
- De que forma ela resolveu? Ela chegou ao resultado correto? Explique.
- E a estratégia usada pelo João? Alguém usou a mesma estratégia?
- De que forma ele resolveu? Ele chegou ao resultado correto? Explique.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.
Orientação: Explore as estratégias de cálculo e as hipóteses elaboradas pelos alunos. O objetivo maior deste momento é permitir que possam compartilhar as maneiras como pensaram, favorecendo a troca de ideias e despertando a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente. Por isso, é importante que não apenas apresentem a resolução da atividade, mas expliquem ao grupo de que modo pensaram para chegar à solução.
Sempre que possível, procure valorizar as tentativas de criação de estratégias realizadas pelos alunos, mesmo que não estejam corretas e escreva a autoria de cada uma delas no quadro.
Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre o slide com a resolução feita pelo João e volte a discutir se algum aluno chegou a essa mesma estratégia e se ela é válida.
Discuta com a turma:
- De quais maneiras vocês conseguiram resolver a lição de casa de Carolina?
- Quais diferenças vocês observaram nas estratégias apresentadas?
- Quais foram as dificuldades encontradas na resolução desta atividade? Por que isso ocorreu?
- Qual das estratégias apresentadas vocês consideram mais fácil? Por quê?
- Recordar as ideias da subtração e a nomenclatura dos termos da subtração foi importante? Por quê?
- Qual estratégia a Bia usou? Algum grupo usou a mesma estratégia?
- De que forma ela resolveu? Ela chegou ao resultado correto? Explique.
- E a estratégia usada pelo João? Alguém usou a mesma estratégia?
- De que forma ele resolveu? Ele chegou ao resultado correto? Explique.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Rever e organizar as estratégias de cálculo não convencional da subtração aprendidas na aula.
Orientação: Leia o slide com os alunos. Ao final da discussão, se julgar oportuno, proponha a montagem de um pequeno cartaz que contenha algumas das estratégias de cálculo trabalhadas. Deixe-o afixado no mural da classe, para que sirva de material de consulta durante as aulas.
Discuta com a turma
- O que aprendemos hoje?
- Quais ideias discutidas na nossa aula podem ser aplicadas no seu dia a dia?
- Você teve alguma dificuldade em resolver a situação? Qual foi ela?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa atividade?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Entregue a cada aluno a tirinha de papel com a atividade a ser feita. Peça que analisem os procedimentos propostos na atividade individualmente. Procure circular pela classe, verificando as formas de resolução adotadas pelos alunos. Após 5 minutos, socialize as estratégias de resolução usadas pela turma.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que estratégias usadas com diferentes operações podem levar à resolução de um mesmo tipo de cálculo.
Discuta com a turma:
- De acordo com o que trabalhamos nessa aula, como poderíamos resolver essa situação sem armar a conta?
- Qual das estratégias que você viu hoje, você utilizou para resolver esse problema?
- Você teve alguma dificuldade? Qual? Como você acha que pode melhorar seu desempenho para resolver esse tipo de situação?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_04NUM_02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Documentos, Padlet, Google Formulários, Google Apresentações, Loom.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Proponha as três situações presentes nos slides desta etapa para que os alunos os resolvam. Peça para que, além de resolverem, que cada um explique como pensou para chegar à solução. Os registros podem ser feitos via Google Documentos ou em folha impressa. É importante que o professor insira questões problematizadoras, que façam com que a turma reflita sobre suas ações, após a resolução dos problemas.
Atividade principal
Propor aos alunos que criem uma explicação para a situação proposta nesta etapa usando o Padlet, ampliando as possibilidades de explicação (vídeo, imagem, texto). Caso a turma não tenham acesso aos recursos digitais ou à internet, o professor pode solicitar que seja resolvido e enviado por escrito.
As perguntas presentes nas orientações ao professor podem ser boas pistas para criar um guia de orientação aos alunos para resolverem o problema enquanto pensam sobre as práticas de resolução.
Discussão das soluções
O professor pode usar o Google Apresentações para organizar uma sequência de slides com base no material disponível nesta etapa do plano de aula, usando o Loom para gravar uma explicação sobre os slides, propondo reflexões para a turma ao longo da explicação. Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode dar devolutiva sobre as resoluções de cada aluno, enviando folha impressa com mais de um exemplo de resolução.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Solicitar que os alunos registrem no caderno o que aprenderam com as propostas deste plano de aula.
Raio X
Propor aos alunos que resolvam a questão presente no slide e as atividades complementares. O professor pode fornecê-las em folha impressa ou usando o Google Formulários, de acordo com os recursos disponíveis para sua turma.
Convite às famílias
Convidar a família a testar estratégias de cálculo não convencionais com os alunos, para listarem no caderno o que eles aprenderam com cada estratégia que conheceram.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
EF04MA03 - Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
Utilizar as ideias da subtração para ampliar estratégias de cálculo.
Conceito-chave
Diferentes estratégias para resolver subtrações.
Recursos necessários
- Lápis,
- borracha,
- caderno.