Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Algoritmo da Multiplicação - 2 algarismos no multiplicador
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias não convencionais de cálculo envolvendo as quatro operações
Por: Isabel Cossalter
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
EF04MA03 - Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
Objetivo específico
Utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.
Conceito-chave
O algoritmo da multiplicação.
Recursos necessários
Lápis, borracha, dados, papel quadriculado e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Tornar claro ao grupo o objetivo da aula.
Orientação: Leia com a turma ou peça a um dos alunos que o faça em voz alta.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que são estratégias não convencionais de cálculo? Quem pode dar exemplos?
- O que é um algoritmo? E algoritmo usual da multiplicação?
- O que há de novidade no objetivo dessa aula? ( O algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos).