Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Ângulos e frações de giro. Conhecendo e aplicando.
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de ângulos retos e não retos
Por: Adriane Pereira
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Adriane Pereira
Mentora: Daniela Pannuti
Revisora pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF04MA18) Identificação de ângulos retos e não retos (associação de ângulos com movimentos de giro; relação entre ângulos e frações; associação do ângulo reto com giro de 1/4 de volta).
Objetivos específicos
- Estabelecer relação entre ângulos e frações.
- Explorar frações de giro e representações de ângulos.
Conceito-chave
Ângulos, frações de giro.
Recursos necessários
- Local fora da sala para realizar a atividade prática;
- Atividades impressas em folha sulfite;
- Datashow ( opcional);
- Disco de frações;
- Relógio pedagógico.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Estabelecer relação entre ângulos e frações.
- Explorar frações de giro e representações de ângulos.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Organize a sala em “U”. Escreva o objetivo no quadro e leia junto com os alunos. Discuta com eles o que se espera que eles aprendam nesta aula. Procure levantar o que os alunos já sabem sobre o assunto. Peça que copiem o objetivo no caderno.
Discuta com a turma:
- Vamos relembrar: quais tipos de ângulos temos?
- Quantos graus correspondem ao giro completo ou volta completa?
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS