Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Organize a sala em “U”. Escreva o objetivo no quadro e leia junto com os alunos. Discuta com eles o que se espera que eles aprendam nesta aula. Procure levantar o que os alunos já sabem sobre o assunto. Peça que copiem o objetivo no caderno.
Discuta com a turma:
- Vamos relembrar: quais tipos de ângulos temos?
- Quantos graus correspondem ao giro completo ou volta completa?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Desenhe os relógios no quadro ou apresente por meio do datashow. Se tiver um relógio pedagógico, de madeira, E.V.A ou de qualquer outro material, pode utilizá-lo. Explore as horas e minutos com os alunos, tipos de ângulos e frações. Faça as perguntas sugeridas. Chame atenção deles de que uma volta completa corresponde a 60 minutos, ou 4/4,; meia volta, ou metade, 2/4 corresponde 30 minutos da hora; 15 minutos são ¼ da hora e corresponde a 15 minutos. Depois, compare os graus com a posição dos ponteiros. Faça as perguntas do slide 4. Mostre ao alunos que uma volta completa no relógio corresponde a 360 graus, meia volta 180, e ¼ corresponde a 90 graus.
Propósito: Compreender o conceito de ângulos de giros e suas respectivas frações.
Discuta com a turma:
- No primeiro relógio, vemos que ele foi dividido em 4 partes. Que fração corresponde cada parte?
- Quantos minutos temos em ¼ de hora?
- Uma volta completa corresponde a 360 graus. Então, meia volta corresponde a quantos graus?
- Em 2/4 de hora, temos 30 minutos. Quantos graus correspondem a essa volta?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Desenhe os relógios no quadro ou apresente por meio do datashow. Se tiver um relógio pedagógico, de madeira, E.V.A ou de qualquer outro material, pode utilizá-lo. Explore as horas e minutos com os alunos, tipos de ângulos e frações. Faça as perguntas sugeridas. Chame atenção deles de que uma volta completa corresponde a 60 minutos, ou 4/4,; meia volta, ou metade, 2/4 corresponde 30 minutos da hora; 15 minutos são ¼ da hora e corresponde a 15 minutos. Depois, compare os graus com a posição dos ponteiros. Faça as perguntas do slide 4. Mostre ao alunos que uma volta completa no relógio corresponde a 360 graus, meia volta 180, e ¼ corresponde a 90 graus.
Propósito: Compreender o conceito de ângulos de giros e suas respectivas frações.
Discuta com a turma:
- No primeiro relógio, vemos que ele foi dividido em 4 partes. Que fração corresponde cada parte?
- Quantos minutos temos em ¼ de hora?
- Uma volta completa corresponde a 360 graus. Então, meia volta corresponde a quantos graus?
- Em 2/4 de hora, temos 30 minutos. Quantos graus correspondem a essa volta?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Essa atividade deve ser realizada no pátio da escola, no primeiro momento. Desenhe no chão uma cruz para cada aluno e coloque-os no centro dele. Posicione-se em frente a eles. Dê os comandos: Dê um quarto de giro pela direita. Retorne a posição inicial. Agora dê um giro de 180 graus. A que ângulo corresponde? Retorne à posição inicial. Agora dê um giro completo. Prossiga assim, explorando ângulos, associando-os com frações. Faça com que respondam usando a nomenclatura correta. Se certifique de que todos vivenciem a atividade. Isso facilitará a compreensão por parte deles. Depois, em sala, entregue aos alunos a atividade em folha impressa. Enquanto eles realizam, circule na sala, use o guia e faça as intervenções quando for necessário.
Propósito: Compreender e identificar a fração de giro e o ângulo correspondente.
Discuta com a turma:
- Levando em consideração o círculo, quantos graus corresponde a uma volta completa?
- Qual a fração que corresponde a esta volta completa?
- Tomando uma parte do círculo, se dividíssemos essa parte ao meio, qual ângulo teríamos? A que fração corresponderia esta parte?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Essa atividade deve ser realizada no pátio da escola, no primeiro momento. Desenhe no chão uma cruz para cada aluno e coloque-os no centro dele. Posicione-se em frente a eles. Dê os comandos: Dê um quarto de giro pela direita. Retorne a posição inicial. Agora dê um giro de 180 graus. A que ângulo corresponde? Retorne à posição inicial. Agora dê um giro completo. Prossiga assim, explorando ângulos, associando-os com frações. Faça com que respondam usando a nomenclatura correta. Se certifique de que todos vivenciem a atividade. Isso facilitará a compreensão por parte deles. Depois, em sala, entregue aos alunos a atividade em folha impressa. Enquanto eles realizam, circule na sala, use o guia e faça as intervenções quando for necessário.
Propósito: Compreender e identificar a fração de giro e o ângulo correspondente.
Discuta com a turma:
- Levando em consideração o círculo, quantos graus corresponde a uma volta completa?
- Qual a fração que corresponde a esta volta completa?
- Tomando uma parte do círculo, se dividíssemos essa parte ao meio, qual ângulo teríamos? A que fração corresponderia esta parte?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Essa atividade deve ser realizada no pátio da escola, no primeiro momento. Desenhe no chão uma cruz para cada aluno e coloque-os no centro dele. Posicione-se em frente a eles. Dê os comandos: Dê um quarto de giro pela direita. Retorne a posição inicial. Agora dê um giro de 180 graus. A que ângulo corresponde? Retorne à posição inicial. Agora dê um giro completo. Prossiga assim, explorando ângulos, associando-os com frações. Faça com que respondam usando a nomenclatura correta. Se certifique de que todos vivenciem a atividade. Isso facilitará a compreensão por parte deles. Depois, em sala, entregue aos alunos a atividade em folha impressa. Enquanto eles realizam, circule na sala, use o guia e faça as intervenções quando for necessário.
Propósito: Compreender e identificar a fração de giro e o ângulo correspondente.
Discuta com a turma:
- Levando em consideração o círculo, quantos graus corresponde a uma volta completa?
- Qual a fração que corresponde a esta volta completa?
- Tomando uma parte do círculo, se dividíssemos essa parte ao meio, qual ângulo teríamos? A que fração corresponderia esta parte?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Discuta com os alunos as estratégias que utilizaram para resolver a atividade. Aproveite este momento para retomar os pontos que ficaram em dúvida, explorando os possíveis erros e dificuldades encontrados pelos alunos. Monte um painel em cartolina, escolha uma atividade feita por um aluno e cole-a, para futuras consultas, em outras atividades.
Propósito: Discutir as respostas da atividade, reforçando ângulos e frações.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram compreender o conceito de ângulo de giro e sua relação com as frações?
- Cada vez que o aluno retornava ao ponto de partida, quantos graus de giro ele dava?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 9 e 10)
Orientação: Retome os principais conceitos apresentados nesta aula, por meio de multimídia ou no quadro. Verifique durante esta retomada se os alunos compreenderam o conteúdo da aula. Peça que copiem em seus cadernos.
Propósito: Sistematizar os principais conceitos aprendidos na aula.
Discuta com a turma:
- Quando no relógio, o ponteiro realiza uma volta completa, que ângulo temos?
- E quando se passa meia hora, qual o ângulo?
- Em ¼ de hora temos quantos minutos? Qual ângulo temos?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 9 e 10)
Orientação: Retome os principais conceitos apresentados nesta aula, por meio de multimídia ou no quadro. Verifique durante esta retomada se os alunos compreenderam o conteúdo da aula. Peça que copiem em seus cadernos.
Propósito: Sistematizar os principais conceitos aprendidos na aula.
Discuta com a turma:
- Quando no relógio, o ponteiro realiza uma volta completa, que ângulo temos?
- E quando se passa meia hora, qual o ângulo?
- Em ¼ de hora temos quantos minutos? Qual ângulo temos?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Reforçe os principais conceitos aprendidos, por meio de esquema no quadro, ou se possível, por multimídia.
Propósito: Reforçar os principais conceitos aprendidos.
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa e retome com os alunos a relação entre os ângulos e as frações. Deixe que façam sozinhos, pois esta atividade serve para avaliação da aprendizagem. Quando todos tiverem feito, faça a correção e complemente com as questões orais, sugeridas no discuta com a turma.
Propósito: Identificar os ângulos de giro (volta) e suas relações com as frações.
Discuta com a turma:
- Observando o relógio da nossa sala, que horas ele marca agora? Temos um ângulo de meia volta, ¼ de volta ou menos que ¼ de volta?
- O ângulo de ¼ de volta corresponde a 90 graus e 2/4 de volta corresponde a quantos graus?
- E 4/4 de volta a quantos graus corresponde?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar