Atividade para impressão - Introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Plural: regularidades em palavras terminadas em L e U
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Plural - plurais
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U e ampliar o vocabulário.
Materiais necessários: Lista de palavras, papel cartão de duas cores diferentes, caneta hidrocor, lápis de cor, caderno, lápis e uso indispensável do dicionário, plástico adesivo transparente.
Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas "L" e "U" no final de sílaba e conheçam os plurais das palavras.
Referências sobre o assunto:
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 19 de nov. de 2018.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em 19 de nov. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Informe aos alunos o tema da aula e pergunte se eles sabem algo sobre o mesmo.
- Anote as hipóteses no quadro.