Plano de Aula

Plano de aula: Plural: regularidades em palavras terminadas em L e U

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Plural - plurais

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U e ampliar o vocabulário.

Materiais necessários: Lista de palavras, papel cartão de duas cores diferentes, caneta hidrocor, lápis de cor, caderno, lápis e uso indispensável do dicionário, plástico adesivo transparente.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas "L" e "U" no final de sílaba e conheçam os plurais das palavras.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 19 de nov. de 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em 19 de nov. de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Informe aos alunos o tema da aula e pergunte se eles sabem algo sobre o mesmo.
  • Anote as hipóteses no quadro.