Atividade para impressão - Disputa das adivinhas
Disputa das adivinhas
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Plural - plurais
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U, ampliar vocabulário.
Materiais necessários: Lista de palavras, papel cartão, caneta hidrocor, lápis de cor, caderno, lápis e uso indispensável do dicionário, plástico adesivo transparente.
Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em 19 de nov. de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 Acesso em 19 de nov. de 2018.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Fonte: Adivinhas, disponível em https://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/adivinhas.htm Acesso em 07 nov. de 2018.
Orientações:
Tempo sugerido: 37 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.
Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.
Resolução das adivinhas:
a- O que é que quanto mais rugas tem, mais novo é? Pneu.
b- Para ser direito tem que ser torto? Anzol.
c- O que é, o que é? Lugar que quando começa está molhado, mas quando termina está seco? Varal.
Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 . Acesso em 07 nov. de 2018.
Orientações:
Materiais complementares:
Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.
Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.
Resolução das adivinhas:
d- O que é, o que é? Que fica cheio, de boca para baixo e vazio de boca para cima? Chapéu.
e- O que é, o que é? Um país que se come? Peru.
f- O que é, o que é? Cai no chão, não se quebra, vai à água e logo desfaz-se? Papel.
Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 Acesso em 07 nov. de 2018.
Orientações:
Materiais complementares:
Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.
Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.
Resolução das adivinhas:
g- Não me podem pôr na rua, vento ou frio não me importa, moro em casa sem janelas, nunca passo além da porta? Caracol.
h- O que é, o que é? Preto de natureza, a morte lhe traz alegria e a vida cheira a tristeza? Urubu.
Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 Acesso em 07 nov. de 2018.
Orientações:
Materiais complementares:
Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.
Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.
Resolução das adivinhas:
i- O que é, o que é? Tem quatro esteios e uma telha só? Tatu.
j- O que é, o que é? Venho das ondas do mar, nascido da fresquidão. Não sou água nem sou sol, trago tempero na mão. O que é? Sal.
Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 Acesso em 07 nov. de 2018.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Espera-se que estas dicas possam ser úteis:
Para saber se a palavra é terminada em L ou U, escreva o plural da palavra. As palavras que no plural terminam com “is” ou “eis” são escritas com “L”. Se terminar com “s” é escrita com “U”. É só consultar o dicionário ou escrever a palavra no plural para saber se termina com U ou L.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e também para a devolutiva aos estudantes;
Imagem das adivinhas com emojis, disponível aqui;
Imagem do quadro de adivinhas e respostas no plural, disponível aqui.
- Opcionais:
Padlet, para criar um mural com as adivinhas e quadro para passar as respostas do singular para plural (saiba como usálo no tutorial disponível aqui;
Canais para videochamada, como o Google Meet ou o Zoom, para o fechamento da proposta.
Introdução
Caso esteja seguindo esta sequência de planos de aula, envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a informação de que eles seguirão estudando as regularidades do plural em palavras terminadas em U e L.
Diga que, na atividade de hoje, eles vão brincar com algumas adivinhas. Envie as duas adivinhas que constam na Introdução do plano original e os desafie a dar as respostas no singular e no plural (as respostas são: Homem-invisível e degrau). Combine um prazo de 1 a 2 dias para que eles enviem as respostas. Caso ninguém adivinhe, compartilhe você mesmo as respostas.
Desenvolvimento
Envie uma nova mensagem aos estudantes, convidando-os a descobrir a resposta de mais 10 adivinhas, colocando suas respostas no plural. Envie dois arquivos, o primeiro com as adivinhas, disponpivel aqui, e o segundo com um quadro, disponível aqui, para respostas no plural. Oriente que respondam no caderno e depois lhe enviem uma foto do registro. Diga que eles podem fazer individualmente, contando inclusive com a ajuda da família, ou em dupla com algum colega por meio de videochamada. Combine o envio das respostas.
Uma alternativa é criar um mural no Padlet com as adivinhas e o quadro para passar as respostas do singular para plural, e compartilhar o link com os estudantes. Nesse caso, a produção será coletiva. Lembre-se de ativar a função “permitir comentários”.
Em ambos os casos, estipule um prazo para finalização dessa proposta. As respostas para as adivinhas você encontra no plano original.
Fechamento
Utilize os questionamentos do Fechamento do plano original para encaminhar a conclusão dessa proposta. Você pode escolher fazê-lo por meio de troca de mensagens com os estudantes ou por uma videochamada. Em ambos os casos, assegure-se de que toda a turma terá acesso a essa sistematização. Grave a videochamada para enviar aos que não puderam participar ou envie um registro escrito resumindo o que foi concluído.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a descobrir junto com os estudantes as respostas das adivinhas, assim como auxiliar na troca de mensagens com a professora e colegas, e com o acesso ao Padlet e à aula online (se for o caso).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Rita Cintra
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Plural: regularidades em palavras terminadas em L e U
Finalidade da aula: Analisar e refletir acerca da regularidade do plural das palavras terminadas em L e U.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfologia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF04LP08
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U, ampliar vocabulário.
Materiais necessários: Lista de palavras, papel cartão, caneta hidrocor, lápis de cor, caderno, lápis e uso indispensável do dicionário, plástico adesivo transparente.
Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas <L> e <U> no final de sílaba e conheçam os plurais das palavras.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em 19 de nov. de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 Acesso em 19 de nov. de 2018.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998
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