Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U, ampliar vocabulário.
Materiais necessários: Lista de palavras, papel cartão, caneta hidrocor, lápis de cor, caderno, lápis e uso indispensável do dicionário, plástico adesivo transparente.
Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas "L" e "U" no final de sílaba e conheçam os plurais das palavras.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em 19 de nov. de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 Acesso em 19 de nov. de 2018.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Informe aos alunos o tema da aula e pergunte se eles sabem algo sobre o mesmo.
- Anote as hipóteses no quadro.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Coletivamente, converse com os alunos sobre o que são adivinhas e explore o conhecimento prévio sobre o assunto.
- Leia para a turma a definição dada e apresente à ela algumas adivinhas para ilustrar a temática abordada, tais como:
- O Homem de ferro encontrou outro super-herói e disse: “Nossa, há quanto tempo não te vejo!”. Que super-herói é este? (Resposta: Homem invisível)
- Pé ante pé, em mim você vai colocar, pra subir e pra descer. O que é, o que é? (Resposta: Degrau)
- Na impossibilidade de projetar o slide para os alunos, registre as informações no quadro.
Materiais complementares:
Fonte: Adivinhas, disponível em https://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/adivinhas.htm Acesso em 07 nov. de 2018.
Introdução
Orientações:
- Ainda coletivamente, solicite a turma que preencha as colunas do quadro.
- Vá questionando a grafia e trazendo à tona reflexões acerca da regularidade do plural destas palavras.
- É esperado que os alunos percebam que às palavras terminadas em U acrescenta-se apenas o S, já nas palavras terminadas em L, tira-se o L e acrescenta-se o IS ou EIS.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 37 minutos
Orientações:
- Organize-os em grupos de quatro elementos.
- Entregue uma tabela a cada grupo e oriente-os a colocar as respostas das dez adivinhas que serão projetadas ou registradas no quadro.
- Combine com a turma que a resposta só será considerada correta se a palavra estiver no plural e com a grafia exata.
- Estabeleça o tempo máximo de 25 minutos para que resolvam a atividade nos grupos.
- Circule entre os alunos para se certificar de que a atividade está ocorrendo conforme o esperado. Em caso de dificuldade, solicite que relembrem as regras do plural já retomadas na aula.
- Inicie a correção coletiva, solicitando que um representante de cada grupo por vez registre a palavra no quadro para confrontar com as respostas dos demais colegas.
Materiais complementares:
Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.
Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.
Resolução das adivinhas:
a- O que é que quanto mais rugas tem, mais novo é? Pneu.
b- Para ser direito tem que ser torto? Anzol.
c- O que é, o que é? Lugar que quando começa está molhado, mas quando termina está seco? Varal.
Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 . Acesso em 07 nov. de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Organize-os em grupos de quatro elementos.
- Entregue uma tabela a cada grupo e oriente-os para colocar as respostas das dez adivinhas que serão projetadas ou registradas no quadro.
- Combine com a turma que a resposta só será considerada correta se a palavra estiver no plural e com a grafia exata.
- Estabeleça tempo máximo de 25 minutos para que resolvam a atividade nos grupos.
- Circule entre os alunos para se certificar de que a atividade está ocorrendo conforme o esperado. Em caso de dificuldade, solicite que relembrem as regras do plural já retomadas na aula.
- Inicie a correção coletiva, solicitando que um representante de cada grupo por vez registre a palavra no quadro para confrontação com as respostas dos demais colegas.
Materiais complementares:
Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.
Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.
Resolução das adivinhas:
d- O que é, o que é? Que fica cheio, de boca para baixo e vazio de boca para cima? Chapéu.
e- O que é, o que é? Um país que se come? Peru.
f- O que é, o que é? Cai no chão, não se quebra, vai à água e logo desfaz-se? Papel.
Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 Acesso em 07 nov. de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Organize-os em grupos de quatro elementos.
- Entregue uma tabela a cada grupo e oriente-os para colocar as respostas das dez adivinhas que serão projetadas ou registradas no quadro.
- Combine com a turma que a resposta só será considerada correta se a palavra estiver no plural e com a grafia exata.
- Estabeleça tempo máximo de 25 minutos para que resolvam a atividade nos grupos.
- Circule entre os alunos para se certificar de que a atividade está ocorrendo conforme o esperado. Em caso de dificuldade, solicite que relembrem as regras do plural já retomadas na aula.
- Inicie a correção coletiva, solicitando que um representante de cada grupo por vez registre a palavra no quadro para confrontação com as respostas dos demais colegas.
Materiais complementares:
Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.
Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.
Resolução das adivinhas:
g- Não me podem pôr na rua, vento ou frio não me importa, moro em casa sem janelas, nunca passo além da porta? Caracol.
h- O que é, o que é? Preto de natureza, a morte lhe traz alegria e a vida cheira a tristeza? Urubu.
Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 Acesso em 07 nov. de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Organize-os em grupos de quatro elementos.
- Entregue uma tabela a cada grupo e oriente-os para colocar as respostas das dez adivinhas que serão projetadas ou registradas no quadro.
- Combine com a turma que a resposta só será considerada correta se a palavra estiver no plural e com a grafia exata.
- Estabeleça tempo máximo de 25 minutos para que resolvam a atividade nos grupos.
- Circule entre os alunos para se certificar de que a atividade está ocorrendo conforme o esperado. Em caso de dificuldade, solicite que relembrem as regras do plural já retomadas na aula.
- Inicie a correção coletiva, solicitando que um representante de cada grupo por vez registre a palavra no quadro para confrontação com as respostas dos demais colegas.
Materiais complementares:
Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.
Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.
Resolução das adivinhas:
i- O que é, o que é? Tem quatro esteios e uma telha só? Tatu.
j- O que é, o que é? Venho das ondas do mar, nascido da fresquidão. Não sou água nem sou sol, trago tempero na mão. O que é? Sal.
Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 Acesso em 07 nov. de 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Proponha aos alunos que elaborem com suas próprias palavras uma dica sobre como se dá o plural das palavras terminadas em L ou U.
- Registre estas conclusões em um cartaz para ser exposto em sala de aula para possíveis consultas.
Espera-se que estas dicas possam ser úteis:
Para saber se a palavra é terminada em L ou U, escreva o plural da palavra. As palavras que no plural terminam com “is” ou “eis” são escritas com “L”. Se terminar com “s” é escrita com “U”. É só consultar o dicionário ou escrever a palavra no plural para saber se termina com U ou L.
- Encerre a aula questionando os alunos sobre a atividade e as dificuldades que encontraram.