Atividade para impressão - Disputa das adivinhas
Disputa das adivinhas
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Plural - plurais
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U, ampliar vocabulário.
Materiais necessários: Lista de palavras, papel cartão, caneta hidrocor, lápis de cor, caderno, lápis e uso indispensável do dicionário, plástico adesivo transparente.
Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas "L" e "U" no final de sílaba e conheçam os plurais das palavras.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em 19 de nov. de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 Acesso em 19 de nov. de 2018.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).