Plano de Aula

Plano de aula: Grafia das terminações -izar/isar

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre -ISAR ou -IZAR

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é enfatizar as palavras que se constituem dos sufixos -izar e -isar.

Materiais necessários: Retroprojetor, quadro, atividade xerocopiada, lápis de cor ou marca texto, caderno e jogo da memória.

Dificuldades antecipadas: Os aprendizes podem sentir dificuldades em discriminar a palavra primitiva da derivada, ou seja, o substantivo do verbo. Podem ainda sentir dificuldade de distinguir o substantivo do adjetivo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf Acesso em 5 de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Diga para a classe que eles farão uma atividade de investigação acerca de palavras grafadas com as terminações -izar/-isar, e logo após serão desafiados a verificarem a memória do que foi descoberto.