Plano de Aula

Plano de aula: Grafia das terminações -izar/isar

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre -ISAR ou -IZAR

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é enfatizar as palavras que se constituem dos sufixos -izar e -isar.

Materiais necessários: Retroprojetor, quadro, atividade xerocopiada, lápis de cor ou marca texto, caderno e jogo da memória.

Dificuldades antecipadas: Os aprendizes podem sentir dificuldades em discriminar a palavra primitiva da derivada, ou seja, o substantivo do verbo. Podem ainda sentir dificuldade de distinguir o substantivo do adjetivo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf Acesso em 5 de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Diga para a classe que eles farão uma atividade de investigação acerca de palavras grafadas com as terminações -izar/-isar, e logo após serão desafiados a verificarem a memória do que foi descoberto.