Plano de Aula

Plano de aula: Palavras derivadas pelos sufixos -ez e -eza: como funciona?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre EZ - EZA

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar o contexto para a grafia correta dos sufixos -ez e -eza na formação de substantivos abstratos derivados de adjetivo.

Materiais necessários: Campanha sobre Gentileza/Jornal do ônibus SPtrans e cartaz “Dia da Língua Portuguesa”/UNILAB, projetor, cartolina, lápis, folhas de atividade.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em reconhecer as palavras que podem ser formadas com o acréscimo de sufixo.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 29 de novembro de 2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.