Atividade para impressão - Jornal do ônibus
Plano de Aula
Plano de aula: Palavras derivadas pelos sufixos -ez e -eza: como funciona?
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre EZ - EZA
Por: Tiago Elias Batista
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar o contexto para a grafia correta dos sufixos -ez e -eza na formação de substantivos abstratos derivados de adjetivo.
Materiais necessários: Campanha sobre Gentileza/Jornal do ônibus SPtrans e cartaz “Dia da Língua Portuguesa”/UNILAB, projetor, cartolina, lápis, folhas de atividade.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em reconhecer as palavras que podem ser formadas com o acréscimo de sufixo.
Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 29 de novembro de 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete ou entregue folhas aos alunos com o cartaz da campanha.
- Leia o cartaz para a turma e verifique se eles compreenderam o sentido. Esse momento pode ser utilizado para reforçar ideais de respeito e gentileza nos espaços públicos, tal como a campanha trata.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar o cartaz.
Fonte: SPTRANS. Jornal do Ônibus nº 1051. Disponível em: http://www.sptrans.com.br/img/campanha/jornal/grande/jo_1051.jpg. Acesso em 03 de novembro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro a palavra “gentileza” contida no cartaz.
- Pergunte: “Essa palavra nos lembra outra palavra, qual é?” É esperado que os alunos associem à palavra “gentil”. Caso eles tenham dificuldades nessa associação de maneira imediata, peça que tentem identificar uma palavra dentro da palavra “gentileza”, a qual é a palavra “gentil”. Você também pode sugerir uma pista, pedindo para que eles completem a frase: quem tem gentileza é uma pessoa... gentil. A ideia é que os alunos percebam que a palavra “gentileza” é derivada da palavra gentil.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro o desmembramento da palavra “gentileza”.
- Informe que muitas palavras são formadas a partir de outras acrescentando alguma terminação que é chamada de “sufixo” e que, nesse caso a palavra gentileza é formada a partir da palavra “gentil” com o acréscimo de -eza.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro as palavras “timidez” e “acidez”.
- Pergunte: “Olhando para essas duas palavras, vocês conseguem dizer a partir de qual palavra cada uma delas é formada?” É esperado que os alunos respondam que “timidez” vem de “tímido” e “acidez”, de “ácido”. Caso eles tenham dificuldade, escreva as palavras desmembradas no quadro: tímido+ez e ácido + ez.
- Pergunte: “Qual foi a terminação usada para a formação dessas palavras?” É esperado que os alunos respondam indicando o sufixo -ez. OBS.: Caso algum aluno estranhe que a palavra tímido + -ez se converta em “timidez” e não em “timidoez”, explique que, na hora de juntar uma palavra com a terminação (sufixo), é preciso que a última vogal caia para que o sufixo seja anexado de maneira correta.
- Deixe claro para os alunos que tanto a terminação -ez, quanto -eza são escritos com z e têm a mesma função.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou entregue folhas com o cartaz.
- Leia ou peça para que algum aluno o faça.
- Pergunte se os alunos entenderam esse texto.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar o cartaz.
Fonte: UNILAB. Dia Nacional da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.unilab.edu.br/destaque-dia-nacional-da-lingua-portuguesa/. Acesso em 03 de novembro de 2018
Desenvolvimento
Orientações:
- Destaque a palavra “portuguesa” escrevendo-a no quadro ou projetando-a.
- Pergunte:
- Essa palavra nos lembra outra palavra, qual é? É esperado que os alunos associem ao nome de Portugal. Caso eles tenham dificuldade, dê uma dica, dizendo que lembra o nome de um país.
- Então, como a palavra “portuguesa” é formada? É esperado que os alunos respondam que é a partir da junção de Portugal + esa.
- A palavra “portuguesa” é utilizada no feminino, então como seria no masculino? É esperado que os alunos respondam indicando a palavra “português”.
- Então como é formada a palavra “português”? É esperado que os alunos respondam que é a partir da junção de Portugal + ês.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro o desmembramento das palavras “português” e “portuguesa”.
- Deixe claro para os alunos que o -esa é utilizado para a palavra no feminino e o -ês, para o masculino.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro o desmembramento das palavras “portuguesa” e “gentileza”.
- Pergunte:
- O som das terminações da palavra portuguesa e da palavra gentileza são iguais? É esperado que os alunos digam que sim.
- Então, porque será que uma se escreve com S e a outra com Z?
- Informe que, para responder a essa questão, os alunos irão fazer uma atividade.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que os alunos se organizem em duplas.
- Entregue as folhas da atividade para cada aluno.
- Circule pela sala de modo a sanar dúvidas pontuais e verificar o andamento da atividade.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a folha de atividade. No primeiro exercício, os alunos deverão fazer o desmembramento das palavras terminadas em ês/esa e ez/eza, de modo que percebam qual palavra que dá origem ao substantivo abstrato ou ao gentílico. No segundo exercício, os alunos devem, com base na tabela que preencheram, avaliar o significado das palavras e responder para qual tipo de palavra se usa cada par de sufixos. A ideia é que os alunos tomem consciência que, apesar dos sufixos terem o mesmo som, eles são diferentes, têm funções diferentes e que a presença da letra s ou z advém justamente dessa diferença.
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Corrija a atividade com os alunos.
- Discuta a regularidade observada e elabore conjuntamente uma conclusão sobre esse assunto para deixar afixada na sala em uma cartolina ou em fichas que devem ser guardadas com os alunos. Essa conclusão deve se assemelhar ao seguinte:
EM RELAÇÃO ÀS PALAVRAS TERMINADAS EM EZ/EZA E ÊS/ESA:
- Em palavras derivadas de nomes de lugares ou países, a terminação deve ser -ês ou -esa (com S). Exemplo: portuguesa e português.
- Quando a palavra é derivada de um adjetivo (qualidade ou característica), a terminação deve ser -ez ou -eza (com Z). Exemplo: gentileza e acidez.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a resolução da atividade.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), explique a atividade para os alunos. Comece perguntando se eles já perceberam que há palavras que têm sílabas com o mesmo som, mas são escritas com letras diferentes. Como exemplo, exponha as palavras pureza e francesa. Mostre o cartaz da campanha proposto no slide da introdução do plano de aula. Leia o texto em voz alta e faça uma exploração acerca da finalidade do mesmo. Destaque a palavra GENTILEZA e instigue os alunos a pensar se conhecem palavras que terminam com o mesmo som e são escritas com S. Mostre os slides de 1 a 3 do desenvolvimento do plano original, dialogando sobre a formação das palavras.
Desenvolvimento
Ainda utilizando o gravador de tela, exponha o texto proposto no slide 4 do desenvolvimento do plano, leia-o em voz alta para os alunos e faça uma exploração do tema tratado no cartaz. Exponha os slides 6 e 7, explicando a formação das palavras. Utilize as orientações do plano original para explorar a formação das palavras.
Envie, por e-mail ou WhatsApp, a atividade proposta no desenvolvimento do plano e solicite aos alunos que copiem a tabela no caderno. Proponha que respondam a atividade analisando cada palavra, escrevam a origem de cada uma na coluna do meio e a terminação na última coluna. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie as respostas para os alunos corrigirem, ou, caso seja possível, realize uma chamada de vídeo, utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e possibilite um diálogo sobre a atividade.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre os aprendizados acerca dos sufixos das palavras. Oriente-os a analisarem a tabela da atividade anterior, refletindo sobre as palavras de origem e as terminações de cada palavra, e a registrarem uma nota a partir das consignas:
- Usa-se EZ ou EZA em palavras derivadas de...
- Usa-se ÊS ou ESA em palavras derivadas de...
Convite às famílias
Proponha aos alunos que leiam os textos dos cartazes para os familiares e dialoguem com eles sobre os temas tratados.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Tiago Elias Batista
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Palavras derivadas pelos sufixos -ez e -eza: como funciona?
Finalidade da aula: Reconhecer a existência do processo de derivação pelos sufixos -ez e -eza e descobrir a regularidade para o seu emprego.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfologia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF04LP08
Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.