Plano de Aula

Plano de aula: Jogo do OSO e OSA

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Sufixos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é sistematizar e revisar a grafia de palavras com os sufixos OSO/OSA. Aplicar estratégias de investigação.

Materiais necessários:

Lista de palavras que terminam em OSO ou OSA (substantivos que transformados em adjetivos se escrevam assim).

Caderno e lápis.

Fichas com as palavras a serem sorteadas.

Feijão, milho ou qualquer material que marque as palavras (pelo menos seis por aluno).

Dificuldades antecipadas:

Precisam saber como funciona o jogo de tômbola.

Precisam saber que adjetivos terminados em oso sempre são escritos com S.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11 – 28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de quatro ou cinco alunos.
  • Avise que jogarão tômbola e que cada mesa competirá entre si.
  • Explique que a tômbola é uma espécie de jogo (igual ao jogo bingo) em que o jogador precisa completar um cartão para ganhar.