Atividade para impressão - Cartela
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo do OSO e OSA
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Sufixos
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é sistematizar e revisar a grafia de palavras com os sufixos OSO/OSA. Aplicar estratégias de investigação.
Materiais necessários:
Lista de palavras que terminam em OSO ou OSA (substantivos que transformados em adjetivos se escrevam assim).
Caderno e lápis.
Fichas com as palavras a serem sorteadas.
Feijão, milho ou qualquer material que marque as palavras (pelo menos seis por aluno).
Dificuldades antecipadas:
Precisam saber como funciona o jogo de tômbola.
Precisam saber que adjetivos terminados em oso sempre são escritos com S.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf
MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11 – 28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos de quatro ou cinco alunos.
- Avise que jogarão tômbola e que cada mesa competirá entre si.
- Explique que a tômbola é uma espécie de jogo (igual ao jogo bingo) em que o jogador precisa completar um cartão para ganhar.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS