Atividade para impressão - Cartela
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo do OSO e OSA
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Sufixos
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é sistematizar e revisar a grafia de palavras com os sufixos OSO/OSA. Aplicar estratégias de investigação.
Materiais necessários:
Lista de palavras que terminam em OSO ou OSA (substantivos que transformados em adjetivos se escrevam assim).
Caderno e lápis.
Fichas com as palavras a serem sorteadas.
Feijão, milho ou qualquer material que marque as palavras (pelo menos seis por aluno).
Dificuldades antecipadas:
Precisam saber como funciona o jogo de tômbola.
Precisam saber que adjetivos terminados em oso sempre são escritos com S.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf
MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11 – 28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos de quatro ou cinco alunos.
- Avise que jogarão tômbola e que cada mesa competirá entre si.
- Explique que a tômbola é uma espécie de jogo (igual ao jogo bingo) em que o jogador precisa completar um cartão para ganhar.