Plano de Aula

Plano de aula: Que dúvida! OSO - OSA

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Sufixos

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre a relação substantivo - adjetivo na escrita de palavras terminadas em OSO/OSA.

Materiais necessários:

Lista de substantivos com amostra que permita a observação e a generalização em forma de regra, solucionando a dúvida gerada. (Palavras bem grandes, coloridas), caderno, lápis com a folha organizada em uma tabela de duas colunas, folha quadriculada (uma letra em cada quadradinho).

Dificuldades antecipadas:

Podem sentir dificuldade na criação das dicas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas.
  • Peça que deixem lápis e caderno para uso.
  • Retome os conceitos de adjetivo e substantivo e sua importância no texto.