Plano de Aula

Plano de aula: Que dúvida! OSO - OSA

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Sufixos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre a relação substantivo - adjetivo na escrita de palavras terminadas em OSO/OSA.

Materiais necessários:

Lista de substantivos com amostra que permita a observação e a generalização em forma de regra, solucionando a dúvida gerada. (Palavras bem grandes, coloridas), caderno, lápis com a folha organizada em uma tabela de duas colunas, folha quadriculada (uma letra em cada quadradinho).

Dificuldades antecipadas:

Podem sentir dificuldade na criação das dicas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas.
  • Peça que deixem lápis e caderno para uso.
  • Retome os conceitos de adjetivo e substantivo e sua importância no texto.