Atividade para impressão - Cruzadinha
Plano de Aula
Plano de aula: 7 erros do izar ou isar
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre -ISAR ou -IZAR
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é enfatizar as palavras que se constituem dos sufixos -izar e -isar.
Materiais necessários: Datashow, quadro, atividades impressas e caderno para registro.
Dificuldades antecipadas: É possível que alguns aprendizes sintam dificuldades em reorganizar o pensamento para elaborar hipóteses quanto a escrita de palavras com terminações izar/isar.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada. São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Converse com a classe que o intuito desta aula é exercitar o conhecimento ortográfico referentes às terminações –izar e –isar, mas antes deverão preparar o cérebro para pensar.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Leia o slide para a classe e explique que cada aprendiz deverá encontrar as palavras ocultas que completam a cruzadinha corretamente. Oriente a classe que as dicas entre parênteses são palavras cujas as respostas derivarão delas.
- Entregue a atividade impressa para cada aprendiz e oriente-os quanto ao foco para refletirem sobre a ortografia estudada. Lembre-os que cada um deverá tentar solucionar a cruzadinha individualmente.
- Combine com a classe que ao terminarem permaneçam em silêncio esperando os demais.
- Faltando 2 minutos para finalizar o tempo proposto, vá até o quadro e retome coletivamente a escrita das palavras com toda a classe enquanto os aprendizes conferem a grafia em seus cadernos.
- Faça as correspondências necessárias ressaltando a ortografia proposta e verbalizando a resposta antes de escrevê-la no quadro, como: “Iremos finalizar esta atividade em breve. A palavra finalizar derivou de que palavra?” Os alunos responderão “de final”, uma vez que, já está como dica na atividade. “Como eu posso ter certeza que finalizar é com s ou com z?”
Espera-se que a classe responda que a terminação nesta palavra é izar (escrita com z) e é possível chegar a esta conclusão porque a palavra primitiva não possui a letra z em sua grafia.
6. Somente depois que as indagações forem feitas, escreva a palavra no quadro para visualização dos aprendizes, e isso, sucessivamente.
Materiais complementares: Para impressão da cruzadinha clique aqui e para a resolução aqui.
Introdução
Orientações:
- Leia o slide para a classe e explique que cada aprendiz deverá encontrar as palavras ocultas que completam a cruzadinha corretamente. Oriente a classe que as dicas entre parênteses são palavras cujas as respostas derivarão delas.
- Entregue a atividade impressa para cada aprendiz e oriente-os quanto ao foco para refletirem sobre a ortografia estudada. Lembre-os que cada um deverá tentar solucionar a cruzadinha individualmente.
- Combine com a classe que ao terminarem permaneçam em silêncio esperando os demais.
- Faltando 2 minutos para finalizar o tempo proposto, vá até o quadro e retome coletivamente a escrita das palavras com toda a classe enquanto os aprendizes conferem a grafia em seus cadernos.
- Faça as correspondências necessárias ressaltando a ortografia proposta e verbalizando a resposta antes de escrevê-la no quadro, como: “Iremos finalizar esta atividade em breve. A palavra finalizar derivou de que palavra?” Os alunos responderão “de final”, uma vez que, já está como dica na atividade. “Como eu posso ter certeza que finalizar é com s ou com z?”
Espera-se que a classe responda que a terminação nesta palavra é izar (escrita com z) e é possível chegar a esta conclusão porque a palavra primitiva não possui a letra z em sua grafia.
6. Somente depois que as indagações forem feitas, escreva a palavra no quadro para visualização dos aprendizes, e isso, sucessivamente.
Materiais complementares: Para impressão da cruzadinha clique aqui e para a resolução aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Distribua a atividade impressa para toda a classe e peça que aguardem as orientações.
O jogo do 7 erros é feito através da comparação de duas imagens. Neste caso, se trata da comparação de dois textos.
- Projete para a classe os slides 5 e 6 e explique que o jogo dos 7 erros os ajudarão a desenvolver a capacidade de raciocínio e atenção. Ressalte que os mesmos deverão exercer a reflexão e o cuidado com a ortografia estudada -izar/isar.
A atividade também contribui para uma melhor avaliação sobre o desempenho de cada aprendiz em solucionar problemas práticos de observação e entendimento ortográfico. Por isso fique atento durante todo o processo em como os alunos solucionarão a atividade.
- Elucide que eles deverão através da leitura, observação e consideração encontrar os sete erros existentes na grafia das terminações -izar/isar e que, ao encontrarem, deverão circulá-las com o lápis de escrever. Ressalte que os erros poderão tanto estar na primeira receita como também na segunda.
Materiais complementares: clique aqui para a impressão da atividade e aqui para a resolução da mesma.
Aromatizador de ambientes caseiro. Disponível em: <https://saudavelesustentavelcom.wordpress.com/2015/12/21/aromatizador-de-ambientes-caseiro/>. Acesso em: 20 nov. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua a atividade impressa para toda a classe e peça que aguardem as orientações.
O jogo do 7 erros é feito através da comparação de duas imagens. Neste caso, se trata da comparação de dois textos.
- Projete para a classe os slides 5 e 6 e explique que o jogo dos 7 erros os ajudarão a desenvolver a capacidade de raciocínio e atenção. Ressalte que os mesmos deverão exercer a reflexão e o cuidado com a ortografia estudada -izar/isar.
A atividade também contribui para uma melhor avaliação sobre o desempenho de cada aprendiz em solucionar problemas práticos de observação e entendimento ortográfico. Por isso fique atento durante todo o processo em como os alunos solucionarão a atividade.
- Elucide que eles deverão através da leitura, observação e consideração encontrar os sete erros existentes na grafia das terminações -izar/isar e que, ao encontrarem, deverão circulá-las com o lápis de escrever. Ressalte que os erros poderão tanto estar na primeira receita como também na segunda.
Materiais complementares: clique aqui para a impressão da atividade e aqui para a resolução da mesma.
Aromatizador de ambientes caseiro. Disponível em: <https://saudavelesustentavelcom.wordpress.com/2015/12/21/aromatizador-de-ambientes-caseiro/>. Acesso em: 20 nov. 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Organize os aprendizes em duplas para que, desta forma, haja uma troca de informações na horizontal, ou seja, de aprendiz para aprendiz. Lembre-se que trabalhar individualmente ou em grupos exige habilidades diferentes das crianças.
- Em seguida, compartilhe com a classe a atividade impressa e projete o slide para que os aprendizes acompanhem a explicação.
- Explique que para cada erro circulado na atividade anterior, eles deverão argumentar o porquê que a palavra está errada e como chegaram a esta conclusão. Dê exemplos para que os aprendizes possam se basear nas argumentações.
Exemplo: “Se no texto houvesse a palavra “alizar” (escreva-a no quadro), ela estaria correta?” Espera-se que respondam que “não”. “Então, ela deveria ser circulada e logo eu a escreveria nesta atividade. Como podemos explicar que ela está errada?”
Aguarde respostas da classe e medeie a resposta correta: Alizar está com a terminação -izar errada porque é um verbo que derivou do substantivo liso e liso se escreve com “s”. Sendo assim, alisar se escreve com s e não com z.
Materiais complementares: clique aqui para a impressão da atividade e aqui para a resolução da mesma.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas e orientações sobre as atividade aos alunos, para que possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividades disponíveis aqui e aqui.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Utilizando um gravador de tela (tutorial disponível aqui), oriente a atividade da Introdução do plano de aula explicando aos alunos que deverão copiá-la no caderno e preencher as lacunas com as palavras corretas. Utilize as orientações propostas no plano original. Diga que essas palavras serão utilizadas na cruzadinha e que têm as terminações ISAR ou IZAR. Aproveite para retomar as descobertas a respeito das regularidades do uso dessas terminações. Envie a cruzadinha aos alunos por WhatsApp ou e-mail, e solicite que a copiem no caderno, ou disponibilize o jogo virtual, disponível aqui. Explique aos alunos que as palavras da cruzadinha são as mesmas da atividade anterior. Solicite que enviem uma foto da cruzadinha respondida para que você possa corrigir.
Desenvolvimento
Utilizando um gravador de tela (tutorial disponível aqui), oriente os alunos a jogarem o jogo dos sete erros, proposto na atividade do Desenvolvimento do plano de aula. Você pode propor que os alunos copiem o texto no caderno ou que leiam o texto, encontrem os 7 erros e escrevam as palavras no caderno. Utilize as orientações do plano.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre as aprendizagens acerca das terminações ISAR e IZAR, utilizando a atividade e as orientações do plano original. Envie a atividade proposta no slide de Desenvolvimento do plano por WhatsApp ou e-mail, e envie uma orientação em áudio ou vídeo explicando como realizá-la. Solicite aos alunos que copiem a atividade no caderno.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem o jogo da cruzadinha com os familiares, convidando-os para brincarem juntos.