Plano de Aula

Plano de aula: Sufixo OSO/ OSA

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Sufixos

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é investigar palavras derivadas com o sufixo -OSO.

Materiais necessários:

Papel de cartaz, caderno, lápis e canetas coloridas.

Dificuldades antecipadas:

Podem responder a carta lacunada sem manter o radical (com muitas saudades - saudoso), mas com sentido no texto. Orientá-los quanto a isso. É importante que os alunos tenham alguma familiaridade com os adjetivos, para que teçam relações de regularidade da classe gramatical com a terminação.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 25 de nov. de 2018.

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed, 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora. Acesso em 25 de nov. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 25 de nov. de 2018.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Divida a sala em duplas.

2. Esclareça que trabalharão com o som /Z/ nas palavras, no sufixo OSO/OZO, estabelecendo conexões entre a grafia de palavras com Z e S e a classe de palavras a que pertencem.

3. Explique que algumas dúvidas ortográficas podem ser esclarecidas com base sobre a classificação morfológica das palavras.