Plano de Aula

Plano de aula: Sufixo OSO/ OSA

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Sufixos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é investigar palavras derivadas com o sufixo -OSO.

Materiais necessários:

Papel de cartaz, caderno, lápis e canetas coloridas.

Dificuldades antecipadas:

Podem responder a carta lacunada sem manter o radical (com muitas saudades - saudoso), mas com sentido no texto. Orientá-los quanto a isso. É importante que os alunos tenham alguma familiaridade com os adjetivos, para que teçam relações de regularidade da classe gramatical com a terminação.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 25 de nov. de 2018.

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed, 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora. Acesso em 25 de nov. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 25 de nov. de 2018.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Divida a sala em duplas.

2. Esclareça que trabalharão com o som /Z/ nas palavras, no sufixo OSO/OZO, estabelecendo conexões entre a grafia de palavras com Z e S e a classe de palavras a que pertencem.

3. Explique que algumas dúvidas ortográficas podem ser esclarecidas com base sobre a classificação morfológica das palavras.