Plano de Aula

Plano de aula: Dos poderosos reinos africanos ao deslocamento forçado para o Brasil

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Computador ligado a internet para reprodução do vídeo (ou grave o vídeo antes para que possa reproduzi-lo durante a aula)

Material complementar:

Imperadores do séc XIV

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wcj9G7ZnsQ3WDjRzJse6BbAKbUzurqveq3KP6RK9ChXvTMEJVdeP9rwsG28h/his4-11und05-imperadores-do-sec-xiv.pdf

A diáspora africana no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hMXWKG9xjT9PmZevbSwQvzYqKwaYwKH4NPEVxPZg42FMTvTUdPbGG89Wj6cr/his4-11und05-a-diaspora-africana-no-brasil.pdf

O Mundo do século XVI

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6mVuTuetDkADYtrJqkXcVS3qUmvbTmFkuEPRBCwSx7u7vbJENMB4mb2sgkt8/his-11und05-o-mundo-no-seculo-xvi.pdf

Os africanos vieram para o Brasil e mudaram tudo por aqui.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bz9ud9FhhaTMSat9gxqahRJmcvZUBxrk6NnMTYZPkFfvv9eKU8mj9gHY7bnt/his4-11und05-os-africanos-vieram-para-o-brasil-e-mudaram-tudo-por-aqui.pdf

Para você saber mais:

O objetivo desta aula é procurar desvincular a visão preconceituosa e estereotipada sobre a África, mostrando seu passado rico e poderoso. Tal visão comumente é originária do processo de escravização dos povos africanos e da situação de pobreza e crise que se encontra a maior parte da África atualmente. Desse modo, os alunos são incentivados a valorizar as heranças africanas na nossa própria cultura.

Ao abordarmos a diáspora forçada dos africanos, devemos também mostrar seus atos de resistência e de protagonismo na história do Brasil, assim como os fluxos migratórios atuais da África para a América, principalmente para a Argentina e Brasil.

Artigo que remete a lugares importantes da história afro-brasileira com vários links que indicam passeios virtuais. 30 Lugares Essenciais de cultura negra no Brasil.Por Guilherme Soares Dias. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/trip/uma-selecao-de-lugares-importantes-para-cultura-negra-brasileira-que-voce-precisa-conhecer-no-brasil acesso em 19 de abril de 2019

A População negra no Brasil. Por IBGE. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/negros/populacao-negra-no-brasil.html Acesso em 16 de abril de 2019.

Tuaregues . Por Emerson Santiago. Disponível em https://www.infoescola.com/africa/tuaregues/. Acesso em 25 de maio de 2019.

A Cultura Africana. Por Portal da Cultura Africana. Disponível em: https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/2_I.php.Acesso em 16 de abril de 2019.

Evolução histórica - Cultura afro-brasileira. Por Portal da Cultura Africana. Disponível em: https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_III.php

Acesso em 16 de abril de 2019.

Império do Mali. Por Escola Britânica. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Imp%C3%A9rio-do-Mali/481815 Acesso em 16 de abril de 2019.

Negros não eram escravos, eram escravizados. Por Rizemberg Felipe. Disponível em http://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/negros-nao-eram-escravos-eram-escravizados.html. Acesso em 25 de maio de 2019.

Artigo que remete a lugares importantes da história afro-brasileira com vários links que indicam passeios virtuais. 30 Lugares Essenciais de cultura negra no Brasil.Por Guilherme Soares Dias. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/trip/uma-selecao-de-lugares-importantes-para-cultura-negra-brasileira-que-voce-precisa-conhecer-no-brasil acesso em 19 de abril de 2019

"História dos quilombos" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação. Disponível em https://www.sohistoria.com.br/ef2/culturaafro/p2.php Acesso em 17 de abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Certifique-se da compreensão dos alunos sobre o tema da aula fazendo perguntas como:

  • Quem são os africanos?
  • Vocês sabem quando eles vieram para o Brasil?
  • Vocês sabem o que quer dizer afro-brasileiro?
  • Vocês conhecem alguma tradição, objeto, música ou brincadeira africana?

Através dessas questões, as crianças devem compreender de onde vêm os africanos, a formação de uma cultura afro-brasileira, ou seja, aspectos culturais brasileiros com grande influência africana. Porém, esta atividade é somente para auxiliar os alunos a compreenderem o tema da aula e aguçar sua curiosidade sobre o mesmo. Não é necessário aprofundar-se em nenhuma destas questões.

Para você saber mais:

A Cultura Africana. Por Portal da Cultura Africana. Disponível em: https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/2_I.php.Acesso em 16 de abril de 2019.

Evolução histórica - Cultura afro-brasileira. Por Portal da Cultura Africana. Disponível em: https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_III.php

Acesso em 16 de abril de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados