Quais destas imagens são no Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: Migração para o Brasil: país de muitos povos
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- aparelho de projeção;
- materiais impressos;
- dicionário;
- caneta de destacar, canetinha, lápis e o que preferir para destacar as informações do texto;
- Lápis de cor ou canetinha.
Material complementar:
Quais destas imagens são no Brasil?
Roteiro de trabalho
Mapas das regiões brasileiras
Para você saber mais:
Este plano permite que as crianças reflitam sobre as heranças culturais no Brasil e em suas próprias regiões através das diferenças e similaridades usando imagens, textos sobre 3 povos de imigrantes e exemplos de suas heranças culturais em nossa própria formação cultural.
Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 15 de março de 2019.
SOUSA, Rainer Gonçalves. "A chegada dos imigrantes"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/historiab/a-chegada-dos-imigrantes.htm . Acesso em 08 de abril de 2019.
Território brasileiro e povoamento. IBGE- Brasil:500 anos. Disponível em https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento.html Acesso em 03 de abril de 2019.
Do chá ao jiu-jitsu: as influências japonesas na cultura do Brasil. Por Lais Modelli, BBC. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44526338 Acesso em 09 de abril de 2019.
Conheça a influência alemã na cultura brasileira. Por Wunderwelt. Disponível em http://www.wunderwelt-a.com.br/conheca-influencia-alema-na-cultura-brasileira/Acesso em 09 de abril de 2019.
Imigração italiana. Sua Pesquisa.com. Disponível em https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/imigracao_italiana.htm. Acesso em 09 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Disponha os alunos em meio em círculo e apresente o tema a eles escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Para que os alunos possam entender o tema da aula e incentivar a curiosidade sobre a mesma, faça algumas perguntas como:
- O que são imigrantes? Ouça as respostas das crianças e explique que são pessoas que saem de seus países para viver em outro.
- Vocês conhecem algum imigrante? Permita que eles falem. Se algum aluno for imigrante ou descendente de imigrantes o assunto pode ser mais delicado, então questione se ele se identifica como brasileiro. Independente da resposta, explique que a aula será sobre múltiplas influências e trocas culturais entre diversas nacionalidades.
- Será que onde moramos tem alguma influência de diferentes povos?
- Você acredita ter alguma influência de algum povo estrangeiro no seu dia a dia? Se responderem que sim pergunte: qual?
Essas perguntas serão aprofundadas durante a aula.
Para você saber mais:
Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 15 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente o slide, explique aos alunos que as fotos são de diferentes cidades. Peça para que apontem quais destas imagens são no Brasil, sem sair de seus lugares, descrevendo-as, e que justifiquem suas escolhas. Indique para a turma alguns detalhes das fotos, provavelmente os alunos apontarão a foto com maior proximidade com as característica da sua região, explore esses elementos.
Quando toda turma expressar suas opiniões, conte para eles que todas estas fotos foram feitas no Brasil. São diferentes cidades brasileiras: Moinho de Holambra em São Paulo, a origem do seu nome é a junção de Holanda com Brasil; cidade de Antônio Prado no Rio Grande do Sul, que sustenta o título da cidade mais italiana do Brasil; Bairro da Liberdade em São Paulo, considerada a maior concentração de japoneses fora do Japão; prédio típico de Pomerode em Santa Catarina, cidade que mantém os costumes da cultura alemã; Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Salvador na Bahia, cidade que por ter sido a primeira capital do Brasil não recebeu somente esta influência portuguesa, mas de várias culturas diferentes; mercado público de Belém do Pará, cidade histórica com forte presença portuguesa.
Em seguida, pergunte aos alunos:
- Por que será que o Brasil possui uma paisagem tão diversificada?
- Qual o motivo de tantas heranças culturais? Nessas duas perguntas, oriente o aluno sobre a grande extensão do Brasil, que possibilita a construção de muitos portos e climas diferentes para acolher toda sorte de imigrantes, e também sobre a chegada de muitos povos em nosso território.
Comente com os alunos que, ao chegarem ao Brasil, os imigrantes procuravam sentir-se um pouco em sua terra natal, por isso, muitas nomeavam cidades com nomes de seus países de origem. Essa prática ocorreu no país inteiro, porém, no estado do Pará temos uma maior incidência de cidades homônimas as localizadas em Portugal, como: Alenquer, Aveiro, Bragança, Óbidos e Ourem. No Brasil inteiro são 77 cidades com nomes iguais às portuguesas. Pergunte aos alunos se sabem a origem do nome da sua cidade.
Fonte:
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Holambra#/media/File:Holambra_-_SP_-_panoramio_(3).jpg Acesso em 15 de março de 2019.
Disponível em https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=antonio+prado&title=Special%3ASearch&go=Go&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:CENTRO_HIST%C3%93RICO_DE_ANTONIO_PRADO_7.jpg Acesso em 15 de março de 2019.
Por Paul R. Burley - Trabalho próprio pelo carregador, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=77068682 Acesso em 15 de março de 2019.
By Marinelson Almeida - Flickr, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=53997623 Acesso em 15 de março de 2019.
By Caio do Valle Caiodovalle - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2100108 Acesso em 15 de março de 2019.
By Mauricio Mercer [2] - Flickr [1], CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2783153 Acesso em 26 de abril de 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso ache interessante pode acrescentar fotos de sua própria região que possuam as características desses povos. Ou, até mesmo, levá-las avulso para a aula e comparar com as do slide.
Para você saber mais:
Do chá ao jiu-jitsu: as influências japonesas na cultura do Brasil. Por Lais Modelli, BBC. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44526338 Acesso em 09 de abril de 2019.
Conheça a influência alemã na cultura brasileira. Por Wunderwelt. Disponível em http://www.wunderwelt-a.com.br/conheca-influencia-alema-na-cultura-brasileira/Acesso em 09 de abril de 2019.
Imigração italiana. Sua Pesquisa.com. Disponível em https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/imigracao_italiana.htm. Acesso em 09 de abril de 2019.
77 cidades portuguesas que também “existem” no Brasil. Por VxMag. Disponível em https://www.vortexmag.net/77-cidades-portuguesas-que-tambem-existem-no-brasil/ Acesso em 26 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Apresente o slide para a turma e leia em voz alta. Peça para que os alunos observem o cartaz: em que idioma está escrito? Para onde o homem está apontando? O que ele está segurando? Os alunos devem perceber que é um idioma oriental, o japonês, e que o homem aponta para o Brasil no mapa. Dentro do mapa está escrito “Brasil”. Na imagem, o homem carrega uma enxada e a sua famíla no braço com a bandeira do Japão.
Leia as perguntas do cartaz. Ouça as respostas e hipóteses dos alunos enquanto esclarece algumas questões como:
- Esse cartaz estava no Japão.
- Está escrito “Venha para a América do Sul com seus familiares.” (Tradução da autora do plano).
- Cada imigrante vinha por uma razão diferente, de acordo com a conjuntura que passavam seus países, mas em geral buscavam uma vida melhor.
- Eles vinham trabalhar, principalmente nas lavouras, como demonstra a enxada.
Em seguida, separe os alunos em grupos de 2 a 5 componentes, dependendo da quantidade de alunos da turma. Entregue o material impresso e leia junto com os grupos o roteiro de trabalho. Incentive a autonomia do grupo, mas passe por eles durante a execução das tarefas para motivar e os oriente quanto ao tempo. Disponibilize dicionários para que os grupos possam pesquisar palavras que não conheçam, se for possível, o ideal é ao menos um dicionário por grupo.
O tempo da atividade em grupo está dividida da seguinte maneira:
- 7 minutos - Ler o texto, fazer as marcações no mapa e destacar o texto.
- 3 minutos - Criar as perguntas e entregá-las ao outro grupo. Estabeleça uma ordem de entrega para que nenhum grupo fique sem receber.
- 5 minutos - Responder as perguntas.
- 5 minutos - Retornar aos seus lugares, ler as perguntas em voz alta para a turma e respondê-las. O grupo autor das perguntas deve corrigir as respostas.
Fonte da imagem:
Fontes dos textos do material complementar:
Italianos. Por IBGE. Disponível em https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos.html Acesso em 15 de abril de 2019.
Alemães. Por IBGE. Disponível em https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes.html Acesso em 15 de abril de 2019.
Japoneses. Por IBGE. Disponível em https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/japoneses.html Acesso em 15 de abril de 2019.
Material para impressão:
Para você saber mais:
Influência japonesa na cultura brasileira.Do chá ao jiu-jitsu: as influências japonesas na cultura do Brasil. Por Lais Modelli Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44526338 Acesso 12 de abril de 2019.
Problematização
Orientações: Leia o slide junto com as crianças, explicando que todo contato entre culturas diferentes gera transformações em ambos os lados. Pergunte:
- Quais destas influências culturais vocês conhecem?
- Quais vocês reconhecem no lugar onde vivem?
- Observem novamente os mapas em que pintaram as regiões de destino dos imigrantes. Quais foram para sua região? Caso a resposta seja negativa, questione a razão. Podem ser muitos os motivos: ausência de portos, lavouras e mineração, interesse do governo da época.
- Vocês conseguem perceber a presença destes imigrantes no local onde mora? Caso a resposta anterior tenha sido negativa, pergunte se mesmo assim eles percebem estas influências. Oriente os alunos a perceber que além da internet, televisão e outros meios de comunicação que podem disseminar estas culturas, houveram diversas movimentações migratórias no interior do Brasil.
Como adequar à sua realidade: Pesquise a história das imigrações para sua região ou cidade; ou a ausência delas, o porquê de não ter grandes fluxos de colonos para a sua região. Busque nos links do “Para você saber mais”, outras expressões culturais para enriquecer a aula, por exemplo: o Palmeiras e seu estádio de futebol, o Palestra Itália; ou então traga desenhos de mangá.
Para você saber mais:
Do chá ao jiu-jitsu: as influências japonesas na cultura do Brasil. Por Lais Modelli, BBC. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44526338 Acesso em 09 de abril de 2019.
Conheça a influência alemã na cultura brasileira. Por Wunderwelt. Disponível em http://www.wunderwelt-a.com.br/conheca-influencia-alema-na-cultura-brasileira/Acesso em 09 de abril de 2019.
Imigração italiana. Sua Pesquisa.com. Disponível em https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/imigracao_italiana.htm. Acesso em 09 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Oriente aos alunos a retornarem a seus grupos e criarem um painel com as tradições culturais vistas. Por isso é importante o enriquecimento da aula com mais dados sobre as influências culturais.
Leia o slide, convidando-os a iniciar a atividade, porém, antes peça para que respondam a pergunta do slide. Oriente-os a perceber as influências de outras culturas como árabes, espanhóis, coreanos, holandeses, suíços, ingleses, africanos, ou indígenas, ressaltando que a presença da cultura africana não faz parte desses processos migratórios (uma vez que seu povo foi escravizado para trabalhar aqui) e que a presença da cultura indígena nativa é a única original do país, não sendo resultado de migrações.
Os alunos devem receber o mapa da sua região, se você preferir busque um mapa em preto e branco da sua cidade. Peça para que decorem com vários desenhos exemplificando as suas influências culturais, também podem desenhar pessoas e criar diálogos
Material para impressão:
Mapas das regiões. Atenção para imprimir somente a sua região.
Como adequar à sua realidade: Caso a turma possa fazer uso de um computador e impressora para esta atividade, os alunos podem pesquisar outras heranças culturais e até mesmo imprimir imagens e recortá-las. Se preferir, pode realizar uma atividade complementar onde os alunos são divididos em cinco grupos e cada um recebe o mapa de uma região diferente. Eles deverão pesquisar as influências desta região e decorar o mapa. No final, montem o mapa do Brasil com cada uma dessas regiões recortadas.
Para você saber mais:
Todos os mapas foram retirados do site do IBGE e, nesse mesmo link, você pode encontrar os dos municípios brasileiros, caso prefira usá-lo:.https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html (acesso em 31 de março de 2019)
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a influência de outras culturas na formação da cultura brasileira.
Siga a sequência de orientações, utilizando dos questionamentos que constam no Objetivo desta aula. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos e todas as explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) pela retirada na escola, por foto, Whatsapp ou e-mail, com as devidas orientações necessárias.
Outra opção é encaminhar aos alunos pequenos vídeos promocionais, ao invés das fotos, das cidades que possuem as características dos povos que as colonizaram, como, por exemplo, a cidade de Timbó, em Santa Catarina (exemplo de vídeo aqui).
Problematização
Envie todo o material para os alunos. Esta atividade deverá ser feita de forma assíncrona, com os alunos trabalhando individualmente ou em grupos. Caso faça a opção por trabalho em grupos, indique aos alunos os recursos digitais colaborativos, como o Padlet. Posteriormente, agende uma videoconferência para que apresentem os trabalhos e debatam um pouco mais sobre o tema.
Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou WhatsApp.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa.
Envie a proposta de finalização da aula para os alunos. Esta etapa poderá ser desenvolvida de forma individual ou no formato original do Plano, mas de forma assíncrona, devido aos recursos de execução sugeridos. Você pode, em uma conferência e antes de explicar o que os alunos deverão fazer nesta etapa, promover uma troca de ideias, onde os alunos poderão dizer como pensam executar a confecção do mapa. Caso opte por manter o formato original do Plano de Aula, você pode sugerir que façam os trabalhos utilizando os recursos digitais Google Apresentações, Google Docs, Paint, Word ou Padlet.
Posteriormente, agende uma videoconferência para que os alunos debatam sobre o tema, apresentem o trabalho e tirem duvidas, com sua orientação e direcionamento.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família busque conhecer se há imigrantes na cidade em que vivem e que procurem por receitas típicas deste povo. Sugira que façam uma noite de degustação destes pratos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Borborema
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As questões históricas relativas às migrações
Objeto (s) de conhecimento: Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos.Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil. As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960.
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
Palavras-Chave: imigração; herança cultural; imigração japonesa; imigração alemã; imigração italiana.