Problematização (imigração de 1500 até 1700)
Plano de Aula
Plano de aula: E os portugueses também migraram para o Brasil
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Impressão do jogo da memória cortado previamente e na quantidade de grupos a serem formados.
- Folhas impressas do material.
- Material para confecção de cartazes ( cartolina, hidrocor, cola, lápis, borracha, régua)
Material complementar:
Imigração de 1500 a 1700
Imigração de 1851 a 1930
Imigração de 1945 a 1959
Jogo da memória - Herança portuguesa
Para você saber mais:
O objetivo desta aula é que o aluno compreenda os diversos fluxos migratórios portugueses para o Brasil em diversas épocas. Os textos privilegiam os fluxos de 1500 a 1700, de 1851 a 1930 e de 1945 a 1959. Incentivando através de uma aprendizagem ativa do aluno que ele perceba a criação de cidades, o início das piadas de português como definição da identidade brasileira diferenciando-se dos colonizadores e por fim as concentrações de imigrantes em bairros, utilizando o exemplo de São Paulo.
Neste texto você encontrará conceitos, exemplos e motivações para o movimento migratório internacional- SILVA, Thamires Olimpia. "O que é migração?"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-migracao.htm . Acesso em 30 de março de 2019.
A imigração portuguesa. Por Passeiweb. Disponível em https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/geografia/brasil_imigracoes_portugal . Acesso em 27 de março de 2019.
Cultura brasileira exibe ampla herança portuguesa. Por Mundo Lusíada. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/cultura/cultura-brasileira-exibe-ampla-heranca-portuguesa/. Acesso em 28 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Disponha os alunos em meio-círculo e apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Inicie um pequeno debate com questões sobre o tema da aula como:
- Quem são os portugueses?
- Por que será que as pessoas saem de seus países e vão morar em outros?
- Por que será que eles vieram para o Brasil?
- Vocês conhecem algum português ou algo que seja português? Nesse momento os alunos podem mencionar um familiar ou um amigo, mas também heranças portuguesas como nosso idioma, uma comida, como pastel de belém e bacalhau, ou uma construção.
Essa atividade visa verificar o conhecimento prévio do aluno e motivá-lo sobre a temática abordada. Não preocupe-se em aprofundar os assuntos, pois isto será feito ao longo da aula.
Para você saber mais:
Neste texto você encontrará conceitos, exemplos e motivações para o movimento migratório internacional- SILVA, Thamires Olimpia. "O que é migração?"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-migracao.htm . Acesso em 30 de março de 2019.
A imigração portuguesa. Por Passeiweb. Disponível em https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/geografia/brasil_imigracoes_portugal . Acesso em 27 de março de 2019.
Cultura brasileira exibe ampla herança portuguesa. Por Mundo Lusíada. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/cultura/cultura-brasileira-exibe-ampla-heranca-portuguesa/. Acesso em 28 de março de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS