Plano de Aula

Plano de aula: Movimentações indígenas após a chegada dos europeus

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF4HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Material impresso
  • tecidos de algodão para pintura
  • pano para coar a tinta
  • material para confecção da tinta (depende das escolhas)
  • potes pequenos para armazenar tinta
  • pincéis
  • liquidificador
  • água

Material complementar:

O mito de Ajuricaba

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a6ZN74MMHKwN2qNUz8qERMZ3haRmXBkUfwg4uvwBJ9CsY5yesvCuFu3GwVQb/his4-11undo03-o-mito-de-ajuricaba.pdf

O que estava acontecendo em 1500?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fncvwt32S4dpYXfCbds5PJvUagJQEFe5UNa7fBSQbbkJHCb3kB9DEs2efFjg/his4-11und03-o-que-estava-acontecendo-por-volta-de-1500.pdf

O que houve com a população indígena?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eVEMRVbZawwUDCCm5JTh7Y8fBAthAMfh3e9M7fkVHnQHmFQGxjjJKrR5EUjR/his4-11und03-o-que-houve-com-a-populacao-indigena.pdf

Quem é indígena nestas imagens e quem não é?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTv9Cfawc6Y7zACAvNe83CdBME9jG9CnHSvk99PbceaKdDxabZCKQpBCnRk8/his4-11und03-quem-e-indigena-nestas-imagens-e-quem-nao-e.pdf

Para você saber mais:

O objetivo desta aula é fazer com que os alunos percebam as movimentações indígenas para o interior do território brasileiro impulsionados pela chegada dos europeus. Eles devem ser capazes de compreender os impactos gerados por estes contatos e os aspectos positivos e negativos para todas as culturas envolvidas.

Aliança com os colonizadores. Por IBGE. Disponível em https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html Acesso em 23 de março de 2019.

A vida dos índios de 1500 aos dias de hoje. Por Colégio Web. Disponível em https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/vida-dos-indios-de-1500-aos-dias-de-hoje.html. Acesso em 23 de março de 2019.

Migrações, populações indígenas e etno-genese na América Portuguesa (Amazônia Colonial, s. XVIII). PorFlávio Gomes. in Atravesando fronteras. Circulación de población en los márgenes iberoamericanos. Siglos XVI-XIX – Coord. Maria Regina Celestino de Almeida et Sara Ortelli. Disponível em

https://journals.openedition.org/nuevomundo/60721. Acesso em 23 de março de 2019.

História Hoje: Saiba mais sobre o índio guerreiro Ajuricaba, morto há 290 anos. Por Beatriz Arcoverde. Disponível em http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-09/historia-hoje-saiba-mais-sobre-o-indio-guerreiro-ajuricaba-morto-ha-290-anos Acesso em 23 de março de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Explore o tema da aula, questionando a turma sobre o que eles sabem sobre os europeus que vieram para o Brasil no início da colonização: franceses, holandeses e portugueses. Questione também sobre o que eles pensam sobre o impacto que esse encontro de culturas pode ter tido. Será que algo mudou na vida dos portugueses ou dos indígenas quando se encontraram? O quê?

Esse momento é um curto debate para situar o aluno no tema da aula e para motivá-lo a querer conhecer estas respostas, ou seja, não se preocupe em responder todas as perguntas.

Para você saber mais:

Migrações, populações indígenas e etno-genese na América Portuguesa (Amazônia Colonial, s. XVIII). Por Flávio Gomes. in Atravesando fronteras. Circulación de población en los márgenes iberoamericanos. Siglos XVI-XIX – Coord. Maria Regina Celestino de Almeida et Sara Ortelli. Disponível em

https://journals.openedition.org/nuevomundo/60721. Acesso em 23 de março de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados