O mito de Ajuricaba
Plano de Aula
Plano de aula: Movimentações indígenas após a chegada dos europeus
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF4HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Material impresso
- tecidos de algodão para pintura
- pano para coar a tinta
- material para confecção da tinta (depende das escolhas)
- potes pequenos para armazenar tinta
- pincéis
- liquidificador
- água
Material complementar:
O mito de Ajuricaba
O que estava acontecendo em 1500?
O que houve com a população indígena?
Quem é indígena nestas imagens e quem não é?
Para você saber mais:
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos percebam as movimentações indígenas para o interior do território brasileiro impulsionados pela chegada dos europeus. Eles devem ser capazes de compreender os impactos gerados por estes contatos e os aspectos positivos e negativos para todas as culturas envolvidas.
Aliança com os colonizadores. Por IBGE. Disponível em https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html Acesso em 23 de março de 2019.
A vida dos índios de 1500 aos dias de hoje. Por Colégio Web. Disponível em https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/vida-dos-indios-de-1500-aos-dias-de-hoje.html. Acesso em 23 de março de 2019.
Migrações, populações indígenas e etno-genese na América Portuguesa (Amazônia Colonial, s. XVIII). PorFlávio Gomes. in Atravesando fronteras. Circulación de población en los márgenes iberoamericanos. Siglos XVI-XIX – Coord. Maria Regina Celestino de Almeida et Sara Ortelli. Disponível em
https://journals.openedition.org/nuevomundo/60721. Acesso em 23 de março de 2019.
História Hoje: Saiba mais sobre o índio guerreiro Ajuricaba, morto há 290 anos. Por Beatriz Arcoverde. Disponível em http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-09/historia-hoje-saiba-mais-sobre-o-indio-guerreiro-ajuricaba-morto-ha-290-anos Acesso em 23 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Explore o tema da aula, questionando a turma sobre o que eles sabem sobre os europeus que vieram para o Brasil no início da colonização: franceses, holandeses e portugueses. Questione também sobre o que eles pensam sobre o impacto que esse encontro de culturas pode ter tido. Será que algo mudou na vida dos portugueses ou dos indígenas quando se encontraram? O quê?
Esse momento é um curto debate para situar o aluno no tema da aula e para motivá-lo a querer conhecer estas respostas, ou seja, não se preocupe em responder todas as perguntas.
Para você saber mais:
Migrações, populações indígenas e etno-genese na América Portuguesa (Amazônia Colonial, s. XVIII). Por Flávio Gomes. in Atravesando fronteras. Circulación de población en los márgenes iberoamericanos. Siglos XVI-XIX – Coord. Maria Regina Celestino de Almeida et Sara Ortelli. Disponível em
https://journals.openedition.org/nuevomundo/60721. Acesso em 23 de março de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS