Plano de Aula

Plano de aula: Transformações na paisagem por ações antrópicas

Plano 2 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Características e transformações nas paisagens locais.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano antecede os planos GEO4_11UND03, GEO4_11UND04 e GEO4UND05, que tratam das consequências da ação humana nas características naturais da paisagem.

Materiais necessários: Reportagens impressas (uma cópia por aluno), post-its (ou pedaços de papéis cortados e fita adesiva), imagens da Ação Propositiva impressas (um par "Antes e Depois" por grupo), papéis grandes para registro (flipchart ou cartolina ou papel kraft), papel pautado para a produção de texto

Material complementar:

Contextualização - Trecho da reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u7EpdM45ZsgyfMPtTkaZQCsyEvzySdmRErydvAfqjvFxqvfa4ZtkwpWfyHZW/geo4-11und02-contextualizacao-trecho-da-reportagem-para-impressao.pdf

Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZgMp46DG9u6r4FwRQUKkTEzPTvWjSD2Fzq7ZaAGcZKEnkpxEr76EfKUuaau/geo4-11und02-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: O uso desse plano prevê que os alunos já tenham explorado brevemente características das paisagens naturais e antrópicas. Ele pode ser utilizado após o plano GEO4_11UND01.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles vão identificar transformações nas características da paisagem provocadas por ações humanas e refletirão sobre possíveis causas dessas transformações.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS