GEO4_11UND02 - Contextualização (Trecho da reportagem para impressão)
Plano de Aula
Plano de aula: Transformações na paisagem por ações antrópicas
Plano 2 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Características e transformações nas paisagens locais.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano antecede os planos GEO4_11UND03, GEO4_11UND04 e GEO4UND05, que tratam das consequências da ação humana nas características naturais da paisagem.
Materiais necessários: Reportagens impressas (uma cópia por aluno), post-its (ou pedaços de papéis cortados e fita adesiva), imagens da Ação Propositiva impressas (um par "Antes e Depois" por grupo), papéis grandes para registro (flipchart ou cartolina ou papel kraft), papel pautado para a produção de texto
Material complementar:
Contextualização - Trecho da reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u7EpdM45ZsgyfMPtTkaZQCsyEvzySdmRErydvAfqjvFxqvfa4ZtkwpWfyHZW/geo4-11und02-contextualizacao-trecho-da-reportagem-para-impressao.pdf
Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZgMp46DG9u6r4FwRQUKkTEzPTvWjSD2Fzq7ZaAGcZKEnkpxEr76EfKUuaau/geo4-11und02-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf
Para você saber mais:
- Rotina de pensamento Pense - Questione - Explore: http://www.visiblethinkingpz.org/VisibleThinking_html_files/03_ThinkingRoutines/03d_UnderstandingRoutines/ThinkPuzzleExplore/ThinkPuzzleExplore_Routine.html (Acesso em 06/02/2019), com tradução da autora em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EwFjCcTkuZaFFkQMWpEfXqGkwXrg9amb7ahmGDH2WpzxV73B8yuWXjMhSpSc/geo4-11und02-contextualizacao-rotina-de-pensamento-think-puzzle-explore.pdf
- World Café: http://www.cocriar.com/biblioteca/metodologias/world-cafe/ (Acesso em 11/02/2019)
- Morro do Cauê: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1211199938.htm (Acesso em 10/02/2019)
- Rio Pinheiros: https://www.encontrapinheiros.com.br/pinheiros/rio-pinheiros/ (Acesso em 11/02/2019)
- Amazônia: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,area-desmatada-na-amazonia-para-plantio-de-soja-aumenta-quatro-vezes-desde-2012,70002145718 (Acesso em 11/02/2019)
- Sete Quedas: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/11/1936856-cidade-do-pr-remoi-luto-35-anos-apos-fechamento-de-parque-das-sete-quedas.shtml (Acesso em 11/02/2019)
Contextos prévios: O uso desse plano prevê que os alunos já tenham explorado brevemente características das paisagens naturais e antrópicas. Ele pode ser utilizado após o plano GEO4_11UND01.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles vão identificar transformações nas características da paisagem provocadas por ações humanas e refletirão sobre possíveis causas dessas transformações.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS