GEO4_11UND02 - Contextualização (Trecho da reportagem para impressão)
Plano de Aula
Plano de aula: Transformações na paisagem por ações antrópicas
Plano 2 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Características e transformações nas paisagens locais.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano antecede os planos GEO4_11UND03, GEO4_11UND04 e GEO4UND05, que tratam das consequências da ação humana nas características naturais da paisagem.
Materiais necessários: Reportagens impressas (uma cópia por aluno), post-its (ou pedaços de papéis cortados e fita adesiva), imagens da Ação Propositiva impressas (um par "Antes e Depois" por grupo), papéis grandes para registro (flipchart ou cartolina ou papel kraft), papel pautado para a produção de texto
Material complementar:
Contextualização - Trecho da reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u7EpdM45ZsgyfMPtTkaZQCsyEvzySdmRErydvAfqjvFxqvfa4ZtkwpWfyHZW/geo4-11und02-contextualizacao-trecho-da-reportagem-para-impressao.pdf
Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZgMp46DG9u6r4FwRQUKkTEzPTvWjSD2Fzq7ZaAGcZKEnkpxEr76EfKUuaau/geo4-11und02-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf
Para você saber mais:
- Rotina de pensamento Pense - Questione - Explore: http://www.visiblethinkingpz.org/VisibleThinking_html_files/03_ThinkingRoutines/03d_UnderstandingRoutines/ThinkPuzzleExplore/ThinkPuzzleExplore_Routine.html (Acesso em 06/02/2019), com tradução da autora em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EwFjCcTkuZaFFkQMWpEfXqGkwXrg9amb7ahmGDH2WpzxV73B8yuWXjMhSpSc/geo4-11und02-contextualizacao-rotina-de-pensamento-think-puzzle-explore.pdf
- World Café: http://www.cocriar.com/biblioteca/metodologias/world-cafe/ (Acesso em 11/02/2019)
- Morro do Cauê: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1211199938.htm (Acesso em 10/02/2019)
- Rio Pinheiros: https://www.encontrapinheiros.com.br/pinheiros/rio-pinheiros/ (Acesso em 11/02/2019)
- Amazônia: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,area-desmatada-na-amazonia-para-plantio-de-soja-aumenta-quatro-vezes-desde-2012,70002145718 (Acesso em 11/02/2019)
- Sete Quedas: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/11/1936856-cidade-do-pr-remoi-luto-35-anos-apos-fechamento-de-parque-das-sete-quedas.shtml (Acesso em 11/02/2019)
Contextos prévios: O uso desse plano prevê que os alunos já tenham explorado brevemente características das paisagens naturais e antrópicas. Ele pode ser utilizado após o plano GEO4_11UND01.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles vão identificar transformações nas características da paisagem provocadas por ações humanas e refletirão sobre possíveis causas dessas transformações.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS