GEO4_11UND03 - Ação Propositiva (Cartas para impressão)
Plano de Aula
Plano de aula: Consequências do desmatamento
Plano 3 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Características e transformações nas paisagens locais.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano é uma continuidade do plano GEO4_11UND01, que trata das causas das transformações das paisagens pela ação humana.
Materiais necessários: Cartas do jogo impressas (um kit por grupo), regras impressas (uma cópia por grupo), mapa conceitual impresso (um por aluno).
Material complementar:
Ação Propositiva - Cartas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XHPXN7XHqEJFnQGPCTeB4EgQjcKKAAHKU3QtJKgJ555q525uGYUM52r4FyvY/geo4-11und03-acao-propositiva-cartas-para-impressao.pdf
Ação Propositiva - Regras do jogo:
Sistematização - Eu costumava pensar que..., Agora eu penso que…
Para você saber mais:
- FARIA, Marcus Vinícius Castro. A vegetação e os impactos do desmatamento. Disponível em: <http://educacao.globo.com/artigo/vegetacao-e-os-impactos-do-desmatamento.html>. Acesso em: 18 fev 2019.
- TOLEDO, Karina. Desmatamento pode intensificar o processo de aquecimento global. Agência Fapesp. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/desmatamento-pode-intensificar-o-processo-de-aquecimento-global/27070/>. Acesso em: 20 fev 2019.
- As doenças do desmatamento. Agência Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/12/15/as-doencas-do-desmatamento/>. Acesso em: 19 fev 2019.
- ALISSON, Elton. Desmatamento da Amazônia aumenta poluição em países da América do Sul. Agência Fapesp. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/desmatamento-da-amazonia-aumenta-poluicao-em-paises-da-america-do-sul/19501/>. Acesso em 20 fev 2019.
- Rotina de pensamento "Eu costumava pensar que…., Agora penso que...". Disponível em: <http://www.pz.harvard.edu/resources/i-used-to-think-now-i-think-vt>. Acesso em: 07 jan 2019. Com tradução da autora disponível em: https://drive.google.com/open?id=12e3hLQGqxXwGpUYP2eVTA7Ae7T9I1JJ79bXm8iqTpjE
Contextos prévios: O uso desse plano prevê que os alunos já tenham explorado características das paisagens naturais e antrópicas, e causas da degradação das paisagens naturais. Recomenda-se que esse plano seja realizado após o plano GEO4_11UND02.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles irão conhecer algumas consequências do desmatamento e explicar por que elas ocorrem.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS