Plano de Aula

Plano de aula: Consequências do desmatamento

Plano 3 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Características e transformações nas paisagens locais.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano é uma continuidade do plano GEO4_11UND01, que trata das causas das transformações das paisagens pela ação humana.

Materiais necessários: Cartas do jogo impressas (um kit por grupo), regras impressas (uma cópia por grupo), mapa conceitual impresso (um por aluno).

Material complementar:

Ação Propositiva - Cartas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XHPXN7XHqEJFnQGPCTeB4EgQjcKKAAHKU3QtJKgJ555q525uGYUM52r4FyvY/geo4-11und03-acao-propositiva-cartas-para-impressao.pdf

Ação Propositiva - Regras do jogo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z2hR6ZpQGSJsjs9uRp6PFFFsngndZkZFM2APsXkT5F2Wq68c4bPQ38CFCyjD/geo4-11und03-acao-propositiva-regras-do-jogo.pdf

Sistematização - Eu costumava pensar que..., Agora eu penso que…

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BSqTGKv2fTZ5KhPgNVQFQpB6t9NB92eaBghX8r6tn7fYSsaCAvN5RPun99kB/geo4-11und03-sistematizacao-eu-costumava-pensar-que-agora-eu-penso-que.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: O uso desse plano prevê que os alunos já tenham explorado características das paisagens naturais e antrópicas, e causas da degradação das paisagens naturais. Recomenda-se que esse plano seja realizado após o plano GEO4_11UND02.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles irão conhecer algumas consequências do desmatamento e explicar por que elas ocorrem.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados