Plano de Aula

Plano de aula: Elementos predominantes nas paisagens

Plano 10 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Características e transformações nas paisagens locais.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Imagens a serem projetadas ou slides impressos. Recortes de revista ou desenhos impressos com elementos naturais e humanizados preparados previamente em tarefa ou pelo professor. Papel pardo para produção da paisagem.

Para você saber mais:

Em uma paisagem podemos identificar elementos naturais: produzidos pela natureza, como matas, rios, árvores, morros, montanhas; e elementos humanizados, produzidos pela ação humana: construções como casas, prédios, ruas, pontes, iluminação, indústrias.

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1568&evento=7

https://alunosonline.uol.com.br/geografia/paisagem.html

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 3 alunos. É necessário conhecimento sobre elementos naturais e humanizados.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que o tema da aula é estudo das paisagens. Comente que as paisagens são muito diferentes e possuem elementos que as diferenciam entre Naturais e Humanizadas.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS