Plano de Aula

Plano de aula: Impacto das usinas hidrelétricas

Plano 4 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Características e transformações nas paisagens locais.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esse plano é uma continuidade do plano GEO4_11UND01, que trata das causas das transformações das paisagens pela ação humana.

Materiais necessários: Reportagens impressas, dispositivo para apresentação de vídeo, tabela comparativa impressa (uma por grupo), mapa mental impresso (um por aluno).

Material complementar:

Ação Propositiva - Links para reportagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SxH4mw43d3jcjs6wvwt9CrD8arhhHwaysdd6UrGGnwQnywuXB6C9s937Wqs8/geo4-11und04-acao-propositiva-links-para-reportagens.pdf

Ação Propositiva - Tabela comparativa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cHNVVHDkz5cwc8QSTCXyewAQq6BTgntMbGju7PEz8Rqzdc2eEgNccJnavyDw/geo4-11und04-acao-propositiva-tabela-comparativa.pdf

Sistematização - Mapa mental para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FdtZCqfhB6yHnNTDs5XKtgQ58WUnrB4N2vs7Ah5DsWxNvYmmzMNNxvYfZYr8/geo4-11und04-sistematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada próxima a uma usina hidrelétrica, converse com os alunos sobre quais os impactos que eles acreditam que a construção da hidrelétrica trouxe para a população que ali vivia. Converse com moradores da região e colham depoimentos sobre as transformações na paisagem e os impactos dessas transformações. Você pode inclusive convidar esses moradores para conversarem com os alunos.

Para você saber mais:

Contextos prévios: O uso desse plano prevê que os alunos já tenham explorado características das paisagens naturais e antrópicas, e causas da degradação das paisagens naturais. Recomenda-se que esse plano seja realizado após o plano GEO4_11UND02.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles irão investigar as consequências da construção de algumas usinas hidrelétricas no Brasil.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS