GEO4_11UND04 - Ação Propositiva (Links para reportagens)
Plano de Aula
Plano de aula: Impacto das usinas hidrelétricas
Plano 4 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Características e transformações nas paisagens locais.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esse plano é uma continuidade do plano GEO4_11UND01, que trata das causas das transformações das paisagens pela ação humana.
Materiais necessários: Reportagens impressas, dispositivo para apresentação de vídeo, tabela comparativa impressa (uma por grupo), mapa mental impresso (um por aluno).
Material complementar:
Ação Propositiva - Links para reportagens:
Ação Propositiva - Tabela comparativa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cHNVVHDkz5cwc8QSTCXyewAQq6BTgntMbGju7PEz8Rqzdc2eEgNccJnavyDw/geo4-11und04-acao-propositiva-tabela-comparativa.pdf
Sistematização - Mapa mental para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FdtZCqfhB6yHnNTDs5XKtgQ58WUnrB4N2vs7Ah5DsWxNvYmmzMNNxvYfZYr8/geo4-11und04-sistematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada próxima a uma usina hidrelétrica, converse com os alunos sobre quais os impactos que eles acreditam que a construção da hidrelétrica trouxe para a população que ali vivia. Converse com moradores da região e colham depoimentos sobre as transformações na paisagem e os impactos dessas transformações. Você pode inclusive convidar esses moradores para conversarem com os alunos.
Para você saber mais:
- Nos materiais complementares, há links para diversas reportagens e vídeos sobre a construção de usinas hidrelétricas. Acesse em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SxH4mw43d3jcjs6wvwt9CrD8arhhHwaysdd6UrGGnwQnywuXB6C9s937Wqs8/geo4-11und04-acao-propositiva-links-para-reportagens.pdf
Contextos prévios: O uso desse plano prevê que os alunos já tenham explorado características das paisagens naturais e antrópicas, e causas da degradação das paisagens naturais. Recomenda-se que esse plano seja realizado após o plano GEO4_11UND02.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles irão investigar as consequências da construção de algumas usinas hidrelétricas no Brasil.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS