Plano de Aula

Plano de aula: Escolhas que alimentam o futuro

mais ações

Descrição

Este plano tem foco em incentivar os alunos a refletirem sobre alimentação saudável e consumo consciente, relacionando suas escolhas alimentares ao impacto ambiental que causam. A sequência de aulas propõe uma investigação ativa sobre a origem, o percurso e os impactos ambientais dos alimentos consumidos no dia a dia, com foco no ciclo de vida dos produtos. Por meio de rodas de conversa, análise de rótulos e categorizações coletivas, os alunos desenvolvem autonomia para identificar alimentos mais saudáveis e produzidos de forma sustentável, refletindo sobre suas escolhas e seus efeitos na saúde e no planeta.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Consumo sustentável, processos produtivos, alimentação, saúde e educação climática.

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar o ciclo de vida de diferentes alimentos.

  • Compreender como as escolhas alimentares impactam o meio ambiente, analisando o ciclo de vida de diferentes alimentos e propondo alternativas mais sustentáveis e saudáveis para o lanche, com base na reflexão crítica e no trabalho em grupo.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

9. Empatia e cooperação.

10. Responsabilidade e cidadania.

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano

Tempo previsto: 3 aulas de 50 minutos cada.

Materiais sugeridos

Materiais diversos:

• Lápis.
• Borracha.
• Quadro branco.
• Embalagens e resíduos reais para análise.

Orientações gerais

Antes da aula

Antes da primeira aula da sequência, solicite como tarefa de casa que os alunos observem e tragam o rótulo de um alimento que costumam consumir. Eles devem identificar e anotar no caderno informações como: ingredientes, onde o produto foi produzido, tipo de embalagem, indicação de validade e conservação do produto. Para que o plano de aula seja realizado, é necessário garantir que os alunos tenham os rótulos em mãos, por isso, seria interessante que o(a) professor(a) trouxesse alguns rótulos de reserva.

Aula 01 - Conversa inicial: O que comemos e de onde vem?

Tempo previsto: 50 minutos.

Para início de conversa

Com as informações da antecipação de estudo em mãos, inicie a aula com uma roda de conversa. Estimule os alunos com perguntas simples e próximas da realidade deles. Diga, por exemplo:

- “De que alimento você trouxe o rótulo?”, “Você já olhou os ingredientes ou sabe de onde vem esse alimento?”, “Para onde vai a embalagem depois?”

Incentive a participação de todos. Ouça com atenção e registre no quadro algumas palavras-chave mencionadas pelos alunos (como fruta, embalagem, lixo, lanche, saudável etc).

Permita que os alunos construam em grupo a noção de ciclo de vida dos alimentos. Para isso, organize-os em grupos de 3 ou 4 pessoas e comente:

- “Vocês sabiam que os alimentos que a gente come todos os dias tem uma história? Antes de chegar até a sua casa, esse alimento passou por vários locais e foi manuseado por várias pessoas.”

Para os alunos começarem a entender o conceito mencionado, caso haja disponibilidade, compartilhe com eles o seguinte vídeo que traz, de forma lúdica, a explicação de onde vem o leite:

Após a exibição do vídeo, questione os alunos se eles já haviam pensado no caminho que o leite percorre até chegar nas nossas casas. Depois, convide os alunos para experimentarem elaborar a construção do caminho do alimento que escolheram:

- “Vamos tentar identificar a história de um dos alimentos que vocês pesquisaram? Para isso, escolha um dos alimentos trazidos pelas pessoas do seu grupo, reflitam e encontrem as respostas para as seguintes questões”.

Escreva no quadro as seguintes questões:

1. Qual foi o alimento escolhido pelo grupo?

2. Esse alimento tem embalagem? De que tipo?

3. Quantas embalagens o produto tem? Você conseguiria fazer uma lista com todos os materiais utilizados para embalar o alimento? Não esqueça de incluir cola, tinta, etiqueta etc.. Esses materiais são feitos de elementos naturais, como o papel? Ou vêm da indústria, como o plástico?

4. Quanto ao produto que vocês escolheram, ele é natural (como frutas) ou foi feito em uma fábrica?

5. De onde vocês acham que esse alimento saiu? (Do chão? Da árvore? Da vaca? De uma fábrica?)

6. Você acha que conseguiríamos fazer um produto igual em casa? O que seria diferente?

7. Quem vocês acham que trabalhou para ele existir?

8. Esse alimento foi produzido perto da sua casa ou veio de longe?

9. Como ele chegou até vocês? (Caminhão, avião ou navio?)

10. Alguém precisou embalar e transportar esse alimento?

11. Como esse alimento deve ser armazenado?

12. O que sobra depois que comemos? (Casca, embalagem, guardanapo, pote…)

13. O que a gente faz com isso?

14. Esse lixo pode ser reciclado? Para onde vai esse resíduo?

Explique aos alunos que, nessa aula, a ideia é que eles, por meio das reflexões e respostas elaboradas para os questionamentos, escrevam em seus cadernos a história do alimento escolhido detalhando todas as etapas: produção, transporte, consumo e descarte.

Para auxiliar na estruturação do pensamento e registro, crie um modelo com a turma. Desenhe na lousa um fluxograma coletivo com o ciclo de vida de um alimento modelo.

Para ajudar, compartilhamos um exemplo dessa reflexão a respeito de um iogurte. Conte a história da produção do alimento para os alunos, sistematizando as principais ideias na forma de um fluxograma no quadro.

Tudo começa na fazenda, onde o leite é tirado da vaca. Lá trabalham pessoas como o fazendeiro, que cuida dos animais, e o ordenhador, que tira o leite. Depois, o leite vai para uma fábrica, onde é transformado em iogurte. Nessa fábrica, outras pessoas trabalham: os operadores de máquinas, os técnicos e até quem embala o produto. Lá, o leite recebe outros ingredientes, como açúcar e frutas, e passa por máquinas que funcionam com energia elétrica. Essas máquinas misturam, aquecem e depois esfriam o iogurte para ele ficar pronto para ser comido. Mas também sobra lixo nesse processo: sobram embalagens e restos de ingredientes, por exemplo.

Depois de pronto, o iogurte precisa viajar até o mercado. Ele vai em caminhões refrigerados, que são geladeiras sobre rodas. Esses caminhões usam combustível (como o diesel), que polui o ar. Também gastam bastante energia para manter os iogurtes gelados. Nessa etapa trabalham motoristas, ajudantes e pessoas que organizam a entrega nos mercados.

Quando o iogurte chega no mercado, ele fica na geladeira para continuar gelado. E quando a gente compra, precisa guardar na geladeira de casa também. Isso gasta energia elétrica, mas é muito importante, porque o iogurte pode estragar se ficar fora da temperatura certa.

Na hora de comer, o iogurte vem em um potinho de plástico com uma tampa de alumínio. Às vezes, vem até com uma colher de plástico. Depois de comer, a gente precisa pensar no que fazer com esse lixo. Se jogarmos tudo no lixo comum, esse plástico pode demorar muitos anos para desaparecer e ainda pode sujar o meio ambiente. Mas, se lavarmos e colocarmos no lixo certo, o plástico pode ser reciclado e virar outra coisa. Será que em nossa cidade, a separação do lixo é feita? Existe reciclagem?

No final de tudo, a gente percebe que o iogurte passa por várias etapas: ele começa na fazenda, é preparado na fábrica, viaja no caminhão, é consumido por nós e depois deixa um lixo que precisa ser cuidado com atenção. É importante percebermos que, em cada etapa, existem pessoas trabalhando, energia sendo usada e resíduos sendo gerados.

Depois da construção do fluxograma na lousa, solicite que os alunos façam em grupo o fluxograma com o alimento escolhido por eles. Neste momento, circule pelos grupos esclarecendo dúvidas, dando dicas e incentivando as reflexões.

Para finalizar, cada grupo pode apresentar o fluxograma que construiu para o grupo vizinho. Dessa forma, o olhar de um grupo enriquece o do outro e detalhes que podem ter passado despercebidos são retomados. Explique que na aula seguinte a temática será retomada e, por isso, todos devem estar com os rótulos dos alimentos solicitados na antecipação de estudo.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS