GEO4_11UND06 - Ação Propositiva - Ficha de leitura de imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Deslizamentos de encostas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Projetor de slides ou imagens impressas.
Material complementar:
Ficha para leitura de imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fxuByuu5njkPCHZdjd2VF8baaE2aJxSVV8q2jHR64gWCw2z8qkpfuRVfmsVB/geo4-11und06-acao-propositiva-ficha-de-leitura-de-imagem.pdf
Vídeo: https://globoplay.globo.com/v/7450508/
Para você saber mais:
O deslizamento é um fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de encostas. Ocorre em áreas de relevo acidentado, das quais foram retiradas a cobertura vegetal original que é responsável pela consistência do solo e que impede, através das raízes, o escoamento das águas. O Brasil, pelo fato de ter predominância de clima tropical, existem grandes índices pluviométricos no verão, que corresponde ao período chuvoso, com isso as encostas naturalmente são locais de risco ao deslizamentos de terra.Os motivos que desencadeiam esse processo estão ligados à retirada da cobertura vegetal de áreas de relevo acidentado, habitação humana em locais impróprios, oferecendo condições propícias para o desenvolvimento de deslizamentos em encostas.
Acesse:
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1307
https://www.infoescola.com/geologia/deslizamento-de-terra/
http://edemprojetos.com.br/sustentabilidade/provoca-deslizamentos/
Contextos prévios: Os alunos podem estar organizados em agrupamentos de 3 a 4 alunos. É importante que já conheçam as principais formas de relevo, planalto (serras e morros), montanhas e planícies.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que iremos tratar de um assunto que atinge muitos lugares no Brasil, os deslizamentos nas encostas dos morros.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete o texto. Leia o texto. Pergunte se já leram ou ouviram em telejornais notícias sobre deslizamentos nas encostas. Em seguida projete as imagens dos slides 4 e 5. Diga que são fotos de lugares onde aconteceram deslizamentos de terra. Faça uma leitura das imagens, identificando os elementos que as compõem e o fato demonstrado, no caso, deslizamentos nas encostas. Diga que a ação humana inadequada nas áreas de encostas leva a um maior risco de deslizamentos, mas também há áreas que mesmo com a vegetação nativa também há risco quando as moradias estão muito próximas. Comente que no Brasil, predomina o clima tropical, portanto na estação chuvosa, as encostas por seu declive natural, tornam-se áreas de risco ao deslizamentos de terra.
Faça apontamentos sobre: os tipos de construções existentes, a vegetação que existe nas encostas, o que aconteceu com as árvores onde as as casas foram construídas. Garanta que identifiquem as construções humanas nas encostas ocupando o lugar da vegetação nativa.
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, recorte fotos e cole num papel pardo a ser afixado no quadro. Escreva o texto do slide 3 no quadro ou construa em papel pardo a ser afixado no quadro.Outra possibilidade é utilizar imagens existentes em livro didático. Caso sua turma seja de um lugar sujeito a deslizamentos de terra, promova a troca de experiência vivida através de relatos.
Fonte das imagens:
Morro do carioca - Angra dos Reis: CC BY 3.0 br
Niterói RJ - Banco imagens
Contextualização
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete o texto. Leia o texto. Pergunte se já leram ou ouviram em telejornais notícias sobre deslizamentos nas encostas. Em seguida projete as imagens dos slides 4 e 5. Diga que são fotos de lugares onde aconteceram deslizamentos de terra. Faça uma leitura das imagens, identificando os elementos que as compõem e o fato demonstrado, no caso, deslizamentos nas encostas. Diga que a ação humana inadequada nas áreas de encostas leva a um maior risco de deslizamentos, mas também há áreas que mesmo com a vegetação nativa também há risco quando as moradias estão muito próximas. Comente que no Brasil, predomina o clima tropical, portanto na estação chuvosa, as encostas por seu declive natural, tornam-se áreas de risco ao deslizamentos de terra.
Faça apontamentos sobre: os tipos de construções existentes, a vegetação que existe nas encostas, o que aconteceu com as árvores onde as as casas foram construídas. Garanta que identifiquem as construções humanas nas encostas ocupando o lugar da vegetação nativa.
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, recorte fotos e cole num papel pardo a ser afixado no quadro. Escreva o texto do slide 3 no quadro ou construa em papel pardo a ser afixado no quadro.Outra possibilidade é utilizar imagens existentes em livro didático. Caso sua turma seja de um lugar sujeito a deslizamentos de terra, promova a troca de experiência vivida através de relatos.
Fonte das imagens:
Morro do carioca - Angra dos Reis: CC BY 3.0 br
Niterói RJ - Banco imagens
Contextualização
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete o texto. Leia o texto. Pergunte se já leram ou ouviram em telejornais notícias sobre deslizamentos nas encostas. Em seguida projete as imagens dos slides 4 e 5. Diga que são fotos de lugares onde aconteceram deslizamentos de terra. Faça uma leitura das imagens, identificando os elementos que as compõem e o fato demonstrado, no caso, deslizamentos nas encostas. Diga que a ação humana inadequada nas áreas de encostas leva a um maior risco de deslizamentos, mas também há áreas que mesmo com a vegetação nativa também há risco quando as moradias estão muito próximas. Comente que no Brasil, predomina o clima tropical, portanto na estação chuvosa, as encostas por seu declive natural, tornam-se áreas de risco ao deslizamentos de terra.
Faça apontamentos sobre: os tipos de construções existentes, a vegetação que existe nas encostas, o que aconteceu com as árvores onde as as casas foram construídas. Garanta que identifiquem as construções humanas nas encostas ocupando o lugar da vegetação nativa.
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, recorte fotos e cole num papel pardo a ser afixado no quadro. Escreva o texto do slide 3 no quadro ou construa em papel pardo a ser afixado no quadro.Outra possibilidade é utilizar imagens existentes em livro didático. Caso sua turma seja de um lugar sujeito a deslizamentos de terra, promova a troca de experiência vivida através de relatos.
Fonte das imagens:
Morro do carioca - Angra dos Reis: CC BY 3.0 br
Niterói RJ - Banco imagens da Nova Escola
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre os motivos de ocorrer os deslizamentos nas encostas dos morros. Levante hipóteses como: Como é um morro, é plano ou em declive? Algum elemento da natureza pode causar esse deslizamento? Construções no morro contribuem para esse fato?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que vão observar novamente a imagem da Favela de Niterói. Distribua uma ficha de leitura da imagem impressa para cada agrupamento. peça que conversem e tentem levantar hipóteses que respondam as questões. Circule pela sala. Garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça que os agrupamentos leiam sua hipóteses.
Material complementar:
Ficha para leitura de imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fxuByuu5njkPCHZdjd2VF8baaE2aJxSVV8q2jHR64gWCw2z8qkpfuRVfmsVB/geo4-11und06-acao-propositiva-ficha-de-leitura-de-imagem.pdf
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de imprimir a ficha, escreva no quadro.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que iremos fazer uma lista de ações humanas que intensificam os deslizamentos das encostas. Anote as ações socializadas pela turma. Faça inferências para que digam: construção de casas, retirada da vegetação, construções de estradas. Em seguida projete o vídeo de um noticiário onde ocorreu um deslizamento, disponível aqui: <https://globoplay.globo.com/v/7450508/>. Nesse momento espera-se que a turma identifique elementos antrópicos que intensificam os deslizamentos das encostas dos morros.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Andresa Cuginotti
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar a ação antrópica como intensificadora dos processos de deslizamentos das encostas.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.