GE03_01UND - Contextualização - Paisagem humana
Plano de Aula
Plano de aula: Noções de paisagem natural e cultural
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de paisagem cultural: imaterialidades que constituem o espaço.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01 de Geografia, que consta na BNCC, abordando a noção de paisagem antrópica, cultural ou humanizada. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor multimídia ,quadro, imagens e atividades impressas e revistas.
Material complementar:
Imagens para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jwRUY5rU7fZxrcS3EkKRPM4qeCtAXQ2zKVkRcKBxunB2njArrzAdRQQaUvJR/ge03-01und-contextualizacao-paisagem-humana.pdf> e <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DxeYhdsnJpNAH9KqQhFgQJ4Ah6pT5MMyVaTb53bKkST3CPeJygdDXxk3nkgB/ge03-01und-acao-propositiva-paisagem-natural.pdf>
Atividade para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xz7q8wazKx3sY7SMKtABKQPhFsBbUmzGJ2T3BUhjB63aMnA3rrzmwH67sN5w/ge03-01und-sistematizacao-atividade.pdf
Link para as imagens:
Imagem 1- início de uma construção
Imagem 2: Paisagem Natural
Para você saber mais:
- Santos, Milton, 1926-2001 A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção / Milton Santos. - 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. - (Coleção Milton Santos; 1)
- MACHADO, Lucy Marion Calderini Philadelpho. Percepção da Paisagem: conceituação, observação, descrição, vivência. Unesp. Disponível em:< https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47176/1/u1_d22_v9_t03.pdf >Acesso em 10 de novembro de 2018.
Paisagem: é tudo aquilo que a visão alcança, segundo Milton Santos. Mas não somente, é tudo aquilo que nossos sentidos humanos conseguem perceber no espaço. É um momento no processo de construção desse espaço, pois está continuamente em transformação.
As paisagens podem ser naturais: quando há predominância de aspectos da natureza, como relacionados hidrografia, relevo e vegetação e/ou pouco modificadas pelo homem. E podem ser antrópicas ou humanizadas: as que apresentam as grandes modificações pelo ser humano. Incluindo nesta categoria pontes, pavimentação asfáltica, prédios, casas, postes de eletricidade e etc.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Divida a classe em grupos de no máximo 4 integrantes para iniciar esta aula. Projete ou escreva no quadro o tema da aula e solicite que realizem uma leitura individual e silenciosa e, em seguida, de forma oral por todos simultaneamente.
É importante salientar que na ausências de projetores e afins, o tema pode ser colocado no quadro da sala de aula.
Para você saber mais:
Segundo Milton Santos, existe uma diferença entre o conceito de espaço e paisagem. De um modo geral, para ele ‘A paisagem é o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre homem e natureza. O espaço são essas formas mais a vida que as anima. (...) A rigor, a paisagem é apenas a porção da configuração territorial que é possível abarcar com a visão. (...) E No espaço, as formas de que se compõe a paisagem preenchem, no momento atual, uma função atual, como resposta às necessidades atuais da sociedade. Tais formas nasceram sob diferentes necessidades, emanaram de sociedades sucessivas, mas só as formas mais recente s correspondem a determinações da sociedade atual.” Pág. 66 e 67
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente a imagem aos alunos e solicite que a observem. Para direcionar a observação faça os seguintes questionamentos: O que a imagem mostra? Há pessoas nesta imagem? O que elas estão fazendo? Você já viram uma imagem como essa? É algo comum onde moram? É possível identificar o que está acontecendo? Por que uma construção é realizada? Quem realiza tal ação?
Permita que os alunos se expressem livremente. Não há certo ou errado, apenas percepções. Esses questionamentos ajudam a resgatar conhecimentos prévios e aguçar a curiosidade dos alunos com relação ao tema.
Imagem disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0b/Pr%C3%A9dio_em_constru%C3%A7%C3%A3o_na_Universidade_Federal_Fluminense.jpg >
e também no arquivo para impressão:
É interessante que, caso não haja projetor na sala, a imagem seja impressa e distribuída para a turma.
Como adequar à sua realidade: Caso haja alguma grande obra no seu município, ela pode ser usada para essa contextualização. Tire uma fotografia e reproduza para os alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Neste momento, já cientes que os homens alteram a paisagem, o questionamento acima é sugerido para que sejam levantadas hipóteses das razões das diversas modificações na paisagem. Escolha (ou chame) voluntários que possam participar deste momento respondendo ao questionamento. Ouça e anote no quadro algumas das respostas dadas pelos alunos.
Como adequar à sua realidade: No caso de ter sido utilizada uma imagem de alguma grande obra de seu município, converse com os alunos sobre sua finalidade.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Projete a imagem e/ou entregue uma cópia aos grupos já formados, solicite que a observem e listem em seus cadernos o que conseguiram enxergar nela. Peça para que um integrante de cada grupo leia em voz alta a lista confeccionada e anote no quadro as respostas dadas. Explique que estes objetos listados são chamados de elementos e compõem a paisagem.
Questione-os sobre como esses elementos foram feitos. Permita que exponham suas ideias sobre o assunto e conclua dizendo que esses elementos foram criados pela natureza e por isso são chamados de elementos naturais. Comente que predominando elementos naturais, classificamos a imagem como Paisagem Natural.
Imagem:
Paisagem natural. Wikicommons. Disponível em:
E em arquivo para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DxeYhdsnJpNAH9KqQhFgQJ4Ah6pT5MMyVaTb53bKkST3CPeJygdDXxk3nkgB/ge03-01und-acao-propositiva-paisagem-natural.pdf
Como adequar à sua realidade: Fotografe diferentes locais da cidade ou do entorno escolar e utilize essas imagens neste momento de análise. É interessante também utilizar imagens antigas do local ou da região em que se localiza a escola e utilizar aqui. Lembre-se que é importante que a paisagem seja constituída apenas por elementos naturais.
Ação Propositiva
Orientações: Após explicar o conceito de elementos da paisagem, projete e faça o questionamento do slide à turma: “ Como as pessoas poderiam transformar esse espaço? (a qual se refere a imagem do slide anterior e que foi recebida impressa) e acrescente:
O que podemos construir aqui? Como podemos alterá-la? Que tipo de obras modernas poderíamos inserir nesta imagem? Peça para que os alunos imaginem como seria possível modificar essa paisagem natural e que escrevam no caderno o que pensaram.
É esperado que sejam inseridos elementos culturais como carros, prédios, estradas, pontes e etc.
Escreva a pergunta no quadro para que todos possam vê-la.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Pedir a um dos integrantes de cada grupo, para que possa expor os elementos que imaginaram para a imagem. Anote no quadro algumas das participações.
Com a contribuição da turma: escolhendo um dos elementos inseridos,pergunte: “ Elemento X, é natural? Por quê? Foi produzido por quem? Ouvir e ao final orientar que tais elementos, pela origem deles, são chamados de elementos humanos. Relembre que em Imagens com predominância de elementos naturais a nomeamos de Paisagem Natural e pergunte: Se agora predominam elementos humanos (diga que também podem ser chamados de culturais) como a nomeamos? Espera-se que a turma perceba o termo proposto: Paisagem antrópica
Projete esse slide e peça para que elaborem assim, uma definição de paisagem natural e outra de paisagem antrópica no caderno. E que para cada uma das definições colem de revistas ou desenhem exemplos de elementos correspondentes que podem ser encontrados na comunidade escolar. Ouça e corrija as definições dos grupos e confira os elementos recortados os desenhados por eles.
Materiais complementares:
Atividade disponível para impressão:
Como adequar à sua realidade: Utilize imagens do local em que vive para que façam tal análise de identificação de elementos. Para esta etapa pode imprimir a atividade sugerida também e pedir que colem no caderno após a parte da oralidade e correções.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e YouTube
Valor trabalhado
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (30 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos identifiquem os diferentes elementos que compõem uma paisagem. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide do plano original anos alunos. Na apresentação do tema, grave um vídeo e explique que eles irão falar sobre a transformação da paisagem.
Contextualização (35 minutos- assincronamente)
Após anunciar o tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Envie a imagem disponível aqui. Solicite que eles a observem. Para direcioná-los, faça os seguintes questionamentos: o que a imagem mostra? Há pessoas? O que elas estão fazendo? Você já viu uma imagem como essa? É algo comum onde moram? É possível identificar o que está acontecendo? Por que uma construção é realizada? Quem realiza tal ação?
Permita que os alunos se expressem livremente por mensagens de texto ou de áudio.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com toda a problematização. Neste momento, já cientes de que os homens alteram a paisagem, o questionamento do plano original é sugerido para que sejam levantadas hipóteses das razões das modificações na paisagem. Ouça e anote as respostas, que eles deverão encaminhar por mensagens de texto ou áudio.
Ação propositiva (60 minutos- assincronamente)
Encaminhe as imagens aos alunos as imagens disponíveis aqui. Solicite que a observem e listem em seus cadernos o que conseguiram enxergar. Explique que os objetos listados são chamados de elementos e compõem a paisagem.
Grave uma videoaula e questione-os sobre como esses elementos foram feitos. Permita que eles exponham suas ideias sobre o assunto e conclua dizendo que foram criados pela natureza e, por isso, são chamados de elementos naturais. Comente que, como predominam elementos naturais, classificamos a imagem como paisagem natural.
Faça o questionamento do slide original à turma: como as pessoas poderiam transformar esse espaço? Acrescente: o que podemos construir aqui? Como podemos alterá-la? Que tipo de obras modernas poderíamos inserir nesta imagem?
Peça para que os alunos imaginem como seria possível modificar a paisagem natural e que escrevam no caderno o que pensaram, para posteriormente oralizarem e enviarem suas considerações por áudio. É esperado que eles citem elementos culturais como carros, prédios, estradas, pontes etc.
Sistematização (50 minutos)
Peça que eles façam a exposição dos elementos que imaginaram. Com a contribuição da turma, escolha um dos elementos e pergunte: é natural? Por quê? Foi produzido por quem?
Ouça o que disserem. Em seguida, diga que tais elementos são chamados de elementos humanos. Relembre que imagens com predominância de elementos naturais são nomeadas de paisagens naturais. Depois pergunte: se agora predominam elementos humanos (diga que também podem ser chamados de culturais), como a nomeamos? Espera-se que a turma perceba o termo proposto: paisagem antrópica.
Encaminhe aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original e peça para que elaborem uma definição de paisagem natural e outra de paisagem antrópica no caderno. Para cada uma das definições, em seguida, eles devem colar ou desenhar exemplos que podem ser encontrados na comunidade escolar. Ao final, oriente que eles encaminhem suas produções. A atividade para envio está disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças às sugestões que seguem abaixo relacionadas ao tema da aula:
- “A paisagem em transformação - 3 º ano fundamental”, disponível aqui.
- “Paisagem natural e paisagem modificada”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Ferreira
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar os diferentes elementos que compõem uma paisagem
Habilidade (s) da Base: (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo