Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Formulários, Youtube, Google Desenhos e Paint
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes reflitam sobre os impactos das atividades humanas. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e diga que nesta aula será apresentada uma atividade sobre paisagens natural e cultural.
Contextualização (25 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Peça que observem as duas imagens com atenção. Pergunte quais as características principais podem ser observadas em cada uma delas e o quais as diferenciam. As respostas deverão vir por mensagens de texto ou áudio. As imagens estão disponíveis aqui.
Problematização (30 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Envie o slide do plano original aos estudantes e questione se eles acham que se trata de uma paisagem natural. Pergunte o por que e peça que justifiquem dizendo as características. Explique que o conceito de paisagem cultural consiste em um espaço que sofreu intervenção humana. Peça que observem a imagem novamente. Questione-os como a construção da fazenda foi parar lá. Oriente que anotem as respostas no caderno.
Ação propositiva (três dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Proponha um jogo para a turma. O jogo consistirá no envio de imagens que deverão ser numeradas por você. Os estudantes deverão preencher em seus cadernos, como segue no exemplo abaixo:
IMAGEM 1 - PAISAGEM NATURAL
IMAGEM 2 - PAISAGEM CULTURAL
E assim sucessivamente. Como sugestão de desdobramento, peça aos alunos que pesquisem imagens que representem características de paisagem natural e de paisagem cultural em revistas e jornais. O jogo está disponível aqui. Envie as imagens sem as respostas aos estudantes, para que possam fazer em seus cadernos suas observações. Se preferir, utilize o Google Formulários e anexe as imagens e duas opções, para que os estudantes identifiquem se trata-se de uma imagem da paisagem cultural ou natural.
Sistematização (35 minutos – assincronamente)
Após a atividade, peça aos alunos que criem uma lista com características da paisagem natural e da paisagem cultural percebidas durante a brincadeira. Você pode usar o Google Docs nesta atividade.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo que segue abaixo, como sugestão. Além disso, eles podem auxiliar em todas as etapas do plano de adaptação para o ensino remoto.
- “Paisagem natural e paisagem modificada”, disponível aqui