Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Docs e WordArt.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, peça que os alunos pesquisem no dicionário o significado da palavra RECUPERAÇÃO.
Contextualização
Em um encontro virtual com a turma, é possível apresentar o slide e dialogar sobre o assunto, conforme previsto no plano original.
Na impossibilidade de realizar um encontro virtual com a turma, encaminhe o slide por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola. Pergunte o que já viram ou ouviram sobre o assunto.
Problematização
Caso haja possibilidade de realizar esta etapa de maneira sincrônica, apresente aos alunos o slide e os questionamentos previstos no plano original. Caso tenha de realizá-la de maneira assincrônica, encaminhe o slide proposto no plano original e solicite o registro por escrito dos questionamentos propostos.
Ação propositiva
Para esta etapa, crie um arquivo no Google Docs para ser compartilhado e editado por todos os alunos.

Lembre-se de que para isso é necessário que todos alunos tenham um e-mail do Google.
É interessante que você estabeleça um prazo, entre no arquivo e vá fazendo sugestões que ajudem os alunos na construção do texto coletivo.
Sistematização
Encaminhe o slide desta etapa aos alunos e comente que a imagem é de um local onde houve recuperação da vegetação.
Em seguida, peça que criem uma nuvem de palavras com o tema: O que pode acontecer nessa paisagem agora, depois da recuperação da vegetação.
Eles precisam:
1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
2. Assistir ao tutorial disponível aqui;
3. Acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
4. Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
- Proprietários de terras recebem incentivo para recuperar vegetação - disponível aqui;
- Reflorestamento - disponível aqui.
Leiam juntos o texto:
- Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, disponível aqui.