GEO4_11UND01 - Contextualização - Eu vejo, eu penso, eu me pergunto
Plano de Aula
Plano de aula: Características da Paisagem
Plano 1 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Características e transformações nas paisagens locais.
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: fotografias de diferentes elementos de relevo do município, post-its (ou pedaços de papel e fita adesiva), massa de modelar (1 pote grande por grupo).
Material complementar:
Contextualização - Rotina de pensamento "Eu vejo, eu acho, eu me pergunto" (tradução) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/42wcT9P7Bcz4bg2mBgZ3TTgjjQtcEAt8jbfMGRE27dvm4mkgXaXj9TZh5J3Z/geo4-11und01-contextualizacao-eu-vejo-eu-penso-eu-me-pergunto.pdf
Contextualização - Imagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYVQrCTWQFnXd4CX2MYFmzHY6CwN3FWfAAhJG6dx3JsNMwk6HVYE5QWYwCGM/geo4-11und01-contextualizacao-imagem-para-impressao.pdf
Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zpt3hVwtnQYgZQ7KNhHMNs53ppfHQmMW7AahgRxsMdWxB5RQMTzGGMsTQStw/geo4-11und01-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf
Sistematização - Folha de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yvdZRjxKVwRAndDZAmnSugp7DdeTkhmRuwRF3UGveUMt5HV8BJF4xVWZ2vJy/geo4-11und01-sistematizacao-folha-de-registro.pdf
Como adequar à sua realidade: Nesse plano, o ideal seria que a Ação Propositiva seja realizada com fotografias do seu município ou arredores. Você pode utilizar fotografias aéreas ou imagens retiradas do Google Earth (https://www.google.com/earth/). Caso sua escola possua dispositivos digitais para a utilização dos alunos, eles podem utilizar o Google Earth para encontrar seu município e explorar os arredores, escolhendo uma "fotografia" para a realização da atividade. Nesse caso, instrua-os para que escolham uma imagem com elementos naturais e antrópicos.
Para você saber mais:
- Classificação do relevo brasileiro: http://docente.ifrn.edu.br/jordanacosta/disciplinas/geografia-2-2.8401.2m/relevo-brasileiro (Acesso em 05/03/2019)
- Como ler mapa topográfico? http://meioambiente.culturamix.com/noticias/como-ler-mapa-topografico (Acesso em 24/01/2019)
- Mapas topográficos: http://pt-br.topographic-map.com/ (Acesso em 28/01/2019)
- Rotina de pensamento "Eu vejo, eu acho, eu me pergunto": http://pz.harvard.edu/resources/see-think-wonder-at (em inglês, acesso em 24/01/2019), com tradução em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/42wcT9P7Bcz4bg2mBgZ3TTgjjQtcEAt8jbfMGRE27dvm4mkgXaXj9TZh5J3Z/geo4-11und01-contextualizacao-eu-vejo-eu-penso-eu-me-pergunto.pdf
- Dinâmica "Galeria de Ideias": http://brunolearningjournal.blogspot.com/p/gallery-walk.html (em inglês. Acesso em 01/01/2018) e http://www.theteachertoolkit.com/index.php/tool/gallery-walk (em português. Acesso em 01/12/2018).
Contextos prévios: Esse é um plano inicial sobre paisagem e não requer conhecimentos prévios sobre o tema.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles vão identificar características da paisagem do ambiente em que vivem e representar algumas dessas características em um modelo 3D.
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