Plano de Aula

Plano de aula: Paisagens urbanas

Plano 8 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Características e transformações nas paisagens locais.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Projetos de slides ou imagens impressas. Texto para sistematização impresso (um por aluno).

Material complementar:

Texto para sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9Se8AW4CASkz5x4XVmWTM4e9e39kuuMUuCTvjbtkgetd3c2YjVVAEE2AGbzd/geo4-11und08-sistematizacao-paisagem-urbana.pdf

Para você saber mais:

Paisagens urbanas

Nas grandes metrópoles, a paisagem urbana é composta por trânsitos de carros, fluxo de pedestres, indústrias, edifícios, construções, poluição sonora, visual e principalmente do ar. É um complexo formado de paisagens naturais e sociais, já que ainda apresenta elementos naturais;

Acesse: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em duplas. É importante que já tenham noções de elementos naturais e humanizados em uma paisagem.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga faremos uma leitura de imagens de áreas urbanas para identificar os elementos humanizados que caracterizam as paisagens urbanas.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS