Plano de aula: Paisagens urbanas

Plano 8 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Características e transformações nas paisagens locais.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Projetos de slides ou imagens impressas. Texto para sistematização impresso (um por aluno).

Material complementar:

Texto para sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9Se8AW4CASkz5x4XVmWTM4e9e39kuuMUuCTvjbtkgetd3c2YjVVAEE2AGbzd/geo4-11und08-sistematizacao-paisagem-urbana.pdf

Para você saber mais:

Paisagens urbanas

Nas grandes metrópoles, a paisagem urbana é composta por trânsitos de carros, fluxo de pedestres, indústrias, edifícios, construções, poluição sonora, visual e principalmente do ar. É um complexo formado de paisagens naturais e sociais, já que ainda apresenta elementos naturais;

Acesse: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em duplas. É importante que já tenham noções de elementos naturais e humanizados em uma paisagem.

Tema da aula

Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga faremos uma leitura de imagens de áreas urbanas para identificar os elementos humanizados que caracterizam as paisagens urbanas.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA