Plano de aula: O ser humano transforma a paisagem

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Embora pareça estática, assim como o espaço, paisagem é dinâmica.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, a turma deve ser dividida em quatro grupos, especialmente no momento da ação propositiva.

Materiais necessários: Enigmas impressos, projetor multimídia, computador, caixa ou embalagem para realizar o sorteio.

Material Complementar:

Link para a sugestão de enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gvQJhcuDCtJtTzTrq28F4ZgKmHJGYErHMJRFnUSFWNncHzyXBacs5JTAwYrC/geo3-04und04-enigmas-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais: Sobre as transformações das paisagens, Beringuer (1991, s.p) afirma que “[...] a paisagem que vemos hoje não será a que veremos amanhã e nem tão pouco é a que foi vista ontem, pois a paisagem é produzida e reproduzida no decorrer do tempo, através da ação do homem e da sociedade sobre o território, levando-se em conta que cada ator social tem seu tempo próprio no espaço”.

Dessa forma, é importante compreender que as paisagens são alteradas mediante o tempo e a necessidade de cada tipo de sociedade que habita uma porção do espaço.

A fim de aprofundar o conhecimento sobre essa temática, deixamos como indicação o caderno de Produções Didático Pedagógicas, criado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. O link para acesso é:

FRANCISQUINHO, Célia Aparecida. Transformação da paisagem natural do município de Jacarezinho ao longo do tempo. Jacarezinho, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uenp_geo_pdp_celia_aparecida_francisquinho.pdf>. Acesso em: 22 fev 2019.

Contextos prévios: Este plano de aula foi pensado e elaborado para turmas que já tenham tido contato com aulas sobre conceitos como Paisagem e Elementos da Paisagem, tendo em vista que reconhecer as paisagens naturais e antrópicas prevê que os alunos saibam o que é uma paisagem, e quais elementos as compõem.

Tema da aula

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre as transformações das paisagens provocadas pelo ser humano, quando este precisa suprir alguma necessidade, seja ela de moradia, lazer, segurança, saúde, transporte, etc. Você pode explorar a imagem do slide, provocando nos alunos quais transformações dessa paisagem foram promovidas pela ação humana, e com qual finalidade. Por exemplo: Qual a função dessa ponte na cidade de São Paulo? É possível que os alunos respondam que a ponte tem a função de melhorar a travessia das pessoas e dos automóveis, o que está correto. Outras respostas podem surgir relacionadas à necessidade de locomoção, economia de tempo, etc.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA