Plano de Aula

Plano de aula: Paisagens naturais e antrópicas da cidade

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Embora pareça estática, assim como o espaço, paisagem é dinâmica.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Ficha de observação impressa, projetor multimídia, lápis, borracha, fotografias da cidade onde está localizada a escola, projetor multimídia, computador.

Material complementar:

Link para a ficha de observação:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MUpKRpVZ74JxYGP4dJBuS7BDrAmqwjcM3P5YZNdGxR2ajeumSuXWUfn982aj/geo3-04und03-ficha-de-observacao-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais: Esta aula foi pensada tomando como base o conceito de Paisagem, que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Geografia (BRASIL, 1998, p. 28), “é definida como sendo uma unidade visível do território, que possui identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos distintos; o passado e o presente. A paisagem é o velho no novo e o novo no velho”.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Geografia. Brasília : MEC/ SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf>. Acesso em: 12 fev 2019.

Da mesma maneira, a paisagem é compreendida e conceituada por Milton Santos, no livro Metamorfoses do Espaço Habitado (2008, p. 40) como “tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc. [...] A paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir as coisas, de construir o espaço”.

Dessa forma, é importante considerar que a paisagem não se resume apenas ao que podemos enxergar, mas também ao que os nossos outros sentidos são capazes de construir no cotidiano, tais como os cheiros, os sons, bem como as memórias e percepções. Assim também, as paisagens se caracterizam por reunirem elementos tanto naturais quanto culturais (artificiais) e, portanto, não são estáticas ou iguais umas às outras.

Contextos prévios: Este plano de aula foi pensado e elaborado para turmas que já tenham tido contato com aulas sobre conceitos como Paisagem e Elementos da Paisagem, tendo em vista que reconhecer as paisagens naturais e antrópicas prevê que os alunos saibam o que é uma paisagem, e quais elementos as compõem.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre a presença e organização das paisagens naturais e culturais (humanizadas) da cidade, especialmente do entorno da escola.

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola esteja inserida no ambiente rural ou em áreas distantes da cidade, sugerimos que faça relações entre o conteúdo da aula e as paisagens que são vistas na cidade mais próxima à sua escola. Além disso, se algum aluno demonstrar não conhecer a cidade localizada nas proximidades da escola, você pode levar fotografias e/ou imagens que os ajudem a estabelecer essa relação.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA