GEO3_04UND03 - Ficha de Observação (Ação Propositiva)
Plano de Aula
Plano de aula: Paisagens naturais e antrópicas da cidade
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Embora pareça estática, assim como o espaço, paisagem é dinâmica.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Ficha de observação impressa, projetor multimídia, lápis, borracha, fotografias da cidade onde está localizada a escola, projetor multimídia, computador.
Material complementar:
Link para a ficha de observação:
Para você saber mais: Esta aula foi pensada tomando como base o conceito de Paisagem, que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Geografia (BRASIL, 1998, p. 28), “é definida como sendo uma unidade visível do território, que possui identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos distintos; o passado e o presente. A paisagem é o velho no novo e o novo no velho”.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Geografia. Brasília : MEC/ SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf>. Acesso em: 12 fev 2019.
Da mesma maneira, a paisagem é compreendida e conceituada por Milton Santos, no livro Metamorfoses do Espaço Habitado (2008, p. 40) como “tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc. [...] A paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir as coisas, de construir o espaço”.
Dessa forma, é importante considerar que a paisagem não se resume apenas ao que podemos enxergar, mas também ao que os nossos outros sentidos são capazes de construir no cotidiano, tais como os cheiros, os sons, bem como as memórias e percepções. Assim também, as paisagens se caracterizam por reunirem elementos tanto naturais quanto culturais (artificiais) e, portanto, não são estáticas ou iguais umas às outras.
Contextos prévios: Este plano de aula foi pensado e elaborado para turmas que já tenham tido contato com aulas sobre conceitos como Paisagem e Elementos da Paisagem, tendo em vista que reconhecer as paisagens naturais e antrópicas prevê que os alunos saibam o que é uma paisagem, e quais elementos as compõem.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre a presença e organização das paisagens naturais e culturais (humanizadas) da cidade, especialmente do entorno da escola.
Como adequar à sua realidade: Caso sua escola esteja inserida no ambiente rural ou em áreas distantes da cidade, sugerimos que faça relações entre o conteúdo da aula e as paisagens que são vistas na cidade mais próxima à sua escola. Além disso, se algum aluno demonstrar não conhecer a cidade localizada nas proximidades da escola, você pode levar fotografias e/ou imagens que os ajudem a estabelecer essa relação.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre as diferenças existentes entre paisagens naturais e antrópicas. Uma paisagem natural é aquela em que há apenas a existência de elementos naturais em sua composição; já nas paisagens antrópicas - que também podem ser denominadas “paisagens humanizadas”, “paisagens culturais” e/ou “paisagens artificiais” - enxergamos um número expressivo de elementos construídos pelo ser humano, tais como casas, prédios, pontes, passarelas, viadutos, parques, praças, entre outros. Dessa forma, você pode incentivá-los a pensar sobre o assunto, questionando-os sobre o que sabem a respeito de paisagens naturais e antrópicas, e solicitando exemplos de elementos que as compõem, conforme ilustra o slide.
Explique também que existem elementos que são implementados pelo ser humano e que parecem naturais, porém não são. Um exemplo disso é a arborização das ruas e praças. Se a árvore já existe naquele local e não tiver sido alterada no período da construção da rua, ela é de caráter natural. Porém, se as árvores foram deslocadas com o intuito de serem plantadas na rua ou em uma praça, elas se tornam elementos humanizados.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, imprima as imagens presentes no slide ou leve recortes de outras paisagens de cidades, para que a partir delas, você possa questionar os alunos. Uma sugestão de pergunta a ser feita à turma é: “Quais elementos naturais podemos encontrar nas paisagens das cidades?. Com base em suas respostas, incentive-os a pensar sobre a diversidade de paisagens que encontramos e temos contato no nosso dia a dia.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Proponha aos alunos um passeio no entorno da escola. Para esse momento, eles levarão uma ficha de observação das paisagens. Com a ajuda dela, poderão descrever as paisagens naturais e culturais que encontrarem, partindo de elementos visíveis nesses espaços, tais como carros, árvores, prédios, pontes, rios, casas, entre outros. Na ficha de observação os alunos encontrarão as seguintes questões norteadoras:
- Há elementos naturais na paisagem observada? Quais são eles?
- Há elementos culturais nas paisagens observadas? Quais são eles?
A ficha tem a sugestão de observação de 5 paisagens, mas você pode expandir esse número, de acordo com o seu planejamento.
Link para a ficha de observação:
Como adequar à sua realidade: Caso não possa realizar o trajeto no entorno da escola, sugerimos que leve fotografias de paisagens que fazem parte desse recorte espacial, ou mesmo, peça aos alunos que descrevam oralmente ou através de desenhos paisagens da cidade, as quais eles tenham lembranças e possam apontar os elementos que as compõem.
Uma segunda sugestão caso você não possa sair da escola com a sua turma, é que a observação seja feita da janela da sala de aula, ou mesmo do portão da escola. Em todos os casos, você terá a possibilidade de perceber os mais variados pontos de vista do alunos, pois cada um perceberá elementos na paisagem, que talvez outro colega não observe com a mesma intensidade.
Em outra situação, caso um ou mais dos seus alunos ainda não estejam alfabetizados, solicite que façam um desenho na ficha, das paisagens observadas. O desenho é uma ótima estratégia de organização e expressão do pensamento por parte da criança. Logo, aqueles que ainda não dominam a escrita alfabética, não ficarão prejudicados pela proposta da atividade.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Reúna os alunos em uma roda de conversa e solicite que eles leiam ou expliquem as descrições que fizeram sobre as paisagens observadas. Ao final, questione a turma: “Na cidade, há apenas paisagens naturais? Por que?”. Encerre a aula ajudando-os a responder ao questionamento, explicando que na cidade encontramos paisagens que misturam elementos naturais e antrópicos, especialmente devido às transformações realizadas pelo ser humano, no intuito de atender às suas necessidades de moradia, lazer, transporte, segurança, entre outros.
Você pode utilizar exemplos da cidade em que vive, para tornar a aula mais próxima da realidade de vida dos alunos. Faça-os refletir também sobre o fato de que os espaços em que hoje encontram-se as cidades já foram um dia, apenas paisagens naturais e podem ter pertencido à chamada “área rural” do município. Com o passar do tempo, de modo a atender às demandas das populações que por razões diversas se aglomeram nos lugares, esses espaços foram sendo transformados no que hoje conhecemos como cidade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos; Google Earth e Google Meet ou outra ferramenta que faça videochamada
- Optativas: Google Classroom
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem diferentes características em paisagens distintas. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre a presença e organização das paisagens naturais e culturais (humanizadas) da cidade, especialmente do entorno da escola.
Contextualização (30 minutos)
Após o anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Converse com os alunos sobre as diferenças entre paisagens naturais e antrópicas. Dessa forma, você pode incentivá-los a pensar sobre o assunto, questionando-os sobre o que sabem a respeito de paisagens naturais e antrópicas e solicitando exemplos de elementos que as compõem, conforme ilustra o slide do plano original.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com toda a problematização e envie as imagens do plano original aos estudantes. Uma sugestão de pergunta a ser feita à turma é: quais elementos naturais podemos encontrar nas paisagens das cidades? Com base nas respostas, incentive-os a pensar sobre a diversidade de paisagens que encontramos e temos contato no nosso dia a dia. Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Proponha à turma um passeio virtual no entorno da escola. Aqui, você pode gravar o vídeo fazendo o tour no entorno escolar ou pode orientar que eles utilizem o Google Earth para isso. Você deve organizar este momento para que os alunos tenham acesso ao vídeo do tour ou à ferramenta (veja aqui o tutorial de como usá-la).
Neste momento, eles devem utilizar uma ficha de observação das paisagens. Com a ajuda dela, poderão descrever as paisagens naturais e culturais que encontrarem no tour gravado ou no Google Earth, partindo de elementos visíveis nesses espaços, tais como carros, árvores, prédios, pontes, rios, casas, entre outros. Na ficha de observação, os alunos encontrarão as seguintes questões norteadoras:
- Há elementos naturais na paisagem observada? Quais são eles?
- Há elementos culturais nas paisagens observadas? Quais são eles?
A ficha traz a sugestão de observação de cinco paisagens, mas você pode expandir esse número, de acordo com o seu planejamento. Ela está disponível aqui.
Sistematização (30 minutos - sincronamente)
Reúna os alunos em um momento síncrono, utilizando o Google Classroom ou Google Meet. Questione a turma: na cidade, há apenas paisagens naturais? Por quê? Encerre a aula ajudando-os a responder ao questionamento, explicando que na cidade encontramos paisagens que misturam elementos naturais e antrópicos, especialmente devido às transformações realizadas pelo ser humano no intuito de atender às suas necessidades de moradia, lazer, transporte, segurança e etc.
Convite às famílias
Oriente que as famílias participem da atividade sobre o entorno escolar, inclusive respondendo a tabela, e naveguem junto com as crianças pelo Google Earth, caso você opte por usar a ferramenta.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elisabeth Araújo
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Perceber a existência de paisagens naturais e antrópicas no ambiente de vivência.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.