Plano de Aula

Plano de aula: Abayomi, desvendando o mito

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Descrição

O plano tem como foco evidenciar a verdadeira criação da boneca pela brasileira Lena Martins, que a criou como símbolo da cultura africana em comunidades cariocas para valorizar as mulheres negras.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Território e diversidade cultural

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a importância da mulher negra e sua arte nas lutas sociais;

  • Identificar a versão “mito” da origem da boneca abayomi como símbolo da cultura africana.

Competências gerais

4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Competências específicas

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

Bibliografia

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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 minutos.

Materiais sugeridos:

• Imagens das bonecas abayomi e de Lena Martins

• Fragmentos de texto sobre o tema

• Papel kraft ou lousa

• Material cartográfico para cada agrupamento, seja um atlas ou um mapa do Brasil

• Atlas ou mapa do Brasil para os agrupamentos

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 minutos.

Inicie mostrando a foto da boneca Abayomi (pode ser projetada em slide ou impressa, caso não tenha acesso a esse material, confeccione uma boneca com pedaços de tecido. Para isso, acesse: https://spleituras.org.br/noticia/veja-o-passo-a-passo-para-construir-sua-boneca-abayomi Acesso em: 20 set. 2024.)

Boneca Abayomi.
Crédito: Pamela Ferreira

Pergunte às crianças se já viram a boneca, o que ela pode representar, de qual material é feita. Caso reconheçam, instigue para saber sobre a versão da história que conhecem. Vá registrando as falas das crianças em papel pardo, lousa ou em um PPT.

Esse momento é muito importante para que os estudantes consigam identificar as características da boneca. Estimule-os a falar sobre o material utilizado na boneca, sobre suas cores e até se sabem sobre a história de como essa boneca surgiu, mesmo que seja a versão “mito”, no qual as mães faziam as bonecas de pedaços de suas roupas nos navios negreiros.

Em seguida, apresente a foto impressa ou em PPT de Lena Martins. Caso não seja possível, apenas fale sobre uma mulher negra que confecciona bonecas.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Abayomi. Acesso em: 27 set. 2024.

Comece questionando: o que essa mulher está fazendo ao lado dessas bonecas? Será que é colecionadora? Permita que as crianças criem hipóteses sobre os motivos de tantas bonecas ao lado de Lena.

Diga que agora vão conhecer a biografia de uma mulher negra que tem uma história de lutas pelos direitos e pertencimento das mulheres negras da comunidade em que vivia. Revele que essa mulher está ligada à história da boneca Abayomi.

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