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Plano de Aula
Plano de aula: Abayomi, desvendando o mito
Por: Karina Steluti Silva
Descrição
O plano tem como foco evidenciar a verdadeira criação da boneca pela brasileira Lena Martins, que a criou como símbolo da cultura africana em comunidades cariocas para valorizar as mulheres negras.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Território e diversidade cultural
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer a importância da mulher negra e sua arte nas lutas sociais;
- Identificar a versão “mito” da origem da boneca abayomi como símbolo da cultura africana.
Competências gerais
4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Competências específicas
4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 minutos.
Materiais sugeridos:
• Imagens das bonecas abayomi e de Lena Martins
• Fragmentos de texto sobre o tema
• Papel kraft ou lousa
• Material cartográfico para cada agrupamento, seja um atlas ou um mapa do Brasil
• Atlas ou mapa do Brasil para os agrupamentos
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 minutos.
Inicie mostrando a foto da boneca Abayomi (pode ser projetada em slide ou impressa, caso não tenha acesso a esse material, confeccione uma boneca com pedaços de tecido. Para isso, acesse: https://spleituras.org.br/noticia/veja-o-passo-a-passo-para-construir-sua-boneca-abayomi Acesso em: 20 set. 2024.)

Pergunte às crianças se já viram a boneca, o que ela pode representar, de qual material é feita. Caso reconheçam, instigue para saber sobre a versão da história que conhecem. Vá registrando as falas das crianças em papel pardo, lousa ou em um PPT.
Esse momento é muito importante para que os estudantes consigam identificar as características da boneca. Estimule-os a falar sobre o material utilizado na boneca, sobre suas cores e até se sabem sobre a história de como essa boneca surgiu, mesmo que seja a versão “mito”, no qual as mães faziam as bonecas de pedaços de suas roupas nos navios negreiros.
Em seguida, apresente a foto impressa ou em PPT de Lena Martins. Caso não seja possível, apenas fale sobre uma mulher negra que confecciona bonecas.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Abayomi. Acesso em: 27 set. 2024.
Comece questionando: o que essa mulher está fazendo ao lado dessas bonecas? Será que é colecionadora? Permita que as crianças criem hipóteses sobre os motivos de tantas bonecas ao lado de Lena.
Diga que agora vão conhecer a biografia de uma mulher negra que tem uma história de lutas pelos direitos e pertencimento das mulheres negras da comunidade em que vivia. Revele que essa mulher está ligada à história da boneca Abayomi.
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