GEO8_19UND05 - Artigo ONU_Crise alimentar
Plano de Aula
Plano de aula: O mapa da fome
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análise de dados socioespaciais de países americanos e africanos.
Por: Fabiana Machado Leal
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE19 de Geografia, que consta na BNCC.
Esta habilidade diz respeito à interpretação cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América; em razão disso, a leitura e interpretação de dados, gráficos, mapas temáticos e outras representações cartográficas são fundamentais para o desenvolvimento da aula. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
- Cópia do artigo 39 países enfrentam crise alimentar em razão de conflitos e mudanças climáticas, publicado pela ONU, para cada aluno;
- Cópia do gráfico Proporção de danos e perdas da agricultura em relação às perdas totais em cada evento catastrófico (2006 - 2016) para cada aluno;
- Cópia do mapa Índice Global da Fome 2018 para cada grupo;
- Cópia do mapa Zonas vulneráveis à desertificação para cada grupo;
- Lápis preto, caneta e borracha;
- Atlas Geográfico Escolar;
- Equipamento multimídia para reprodução dos slides;
- Equipamento de áudio para gravação e reprodução dos podcasts, se possível.
Os mapas e demais materiais deverão ser entregues pelo professor.
Material complementar:
- Atividades da Ação Propositiva:
- Artigo 39 países enfrentam crise alimentar em razão de conflitos e mudanças climáticas, publicado pela ONU:
- Gráfico Proporção de danos e perdas da agricultura em relação às perdas totais em cada evento catastrófico (2006 - 2016):
Link para os mapas:
- Mapa Índice Global da Fome 2018, disponível no arquivo GEO8_19UND05_Mapa_Fome:
- Mapa Zonas vulneráveis à desertificação, disponível no arquivo GEO8_19UND05_Mapa_Desertificação:
- Planisfério Político elaborado pelo IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf, Acesso em 15 de janeiro de 2019. (Para consulta ou impressão, caso não haja Atlas Geográfico na escola).
Para você saber mais:
39 países enfrentam crise alimentar em razão de conflitos e mudanças climáticas. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/fao-39-paises-enfrentam-crise-alimentar-em-razao-de-conflitos-e-mudancas-climaticas/>. Acesso em: 17 jan. 2019.
ARCHELA, Rosely Sampaio; THÉRY, Hervé. Orientação metodológica para a construção e leitura de mapas temáticos. Revista Franco-Brasileira de Geografia, n.3, 2008. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/3483#tocto1n1>. Acesso em: 15 jan. 2019.
FAO, FIDA, UNICEF, PMA y OMS. 2018. El estado de la seguridad alimentaria y la nutrición en el mundo. Fomentando la resiliencia climática en aras de la seguridad alimentaria y la nutrición. FAO, Roma.Disponível em: <http://www.fao.org/3/I9553ES/i9553es.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.
Fome zero e agricultura sustentável. In: 17 objetivos para transformar nosso mundo. Organização das Nações Unidas. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/ods2/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
Podcasting na Educação: Ensinando e Aprendendo “Anytime, Anywhere”. TV Escola. Disponível em: <https://api.tvescola.org.br/tve/post?idPost=7567>. Acesso em: 18 jan 2019.
Contextos prévios: Mapas temáticos.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão analisar a situação da fome na África Subsaariana e na América Latina por meio da leitura e interpretação de mapas temáticos, a fim de produzir um podcast sobre o tema.
Para você saber mais:
O mapa é uma representação gráfica reduzida da realidade e possui alguns elementos que facilitam a sua leitura e análise: título, fonte, orientação, escala e legenda. Todos os elementos são importantes para a correta interpretação dos fenômenos realizados, todavia, é a legenda que decodifica os recursos visuais representados no mapa.
A correta leitura da legenda é de fundamental importância para o entendimento dos fenômenos representados pelos mapas temáticos e cartogramas, uma vez que a Cartografia Temática faz uso de uma série de símbolos, cores, códigos, linhas e formas (de diversos tamanhos) para mostrar a variação visual das informações acerca do fenômeno que se deseja representar.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO