Plano de Aula

Plano de aula: O mapa da fome

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análise de dados socioespaciais de países americanos e africanos.

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE19 de Geografia, que consta na BNCC.

Esta habilidade diz respeito à interpretação cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América; em razão disso, a leitura e interpretação de dados, gráficos, mapas temáticos e outras representações cartográficas são fundamentais para o desenvolvimento da aula. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
  • Cópia do artigo 39 países enfrentam crise alimentar em razão de conflitos e mudanças climáticas, publicado pela ONU, para cada aluno;
  • Cópia do gráfico Proporção de danos e perdas da agricultura em relação às perdas totais em cada evento catastrófico (2006 - 2016) para cada aluno;
  • Cópia do mapa Índice Global da Fome 2018 para cada grupo;
  • Cópia do mapa Zonas vulneráveis à desertificação para cada grupo;
  • Lápis preto, caneta e borracha;
  • Atlas Geográfico Escolar;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides;
  • Equipamento de áudio para gravação e reprodução dos podcasts, se possível.

Os mapas e demais materiais deverão ser entregues pelo professor.

Material complementar:

  • Atividades da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qypp3XKDGNvGbCna7Jt59d7bp7ddbsXYhNhu4MJndradVt9ZsUVcWMjghU9J/geo8-19und05-atividades-da-acao-propositiva.pdf

  • Artigo 39 países enfrentam crise alimentar em razão de conflitos e mudanças climáticas, publicado pela ONU:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RJCdS6zp8YS8jh6NsVbfGgnDugbBP2VeFHhX6SAJ3Ta5SqTk2BPwG3CZGrkY/geo8-19und05-artigo-onu-crise-alimentar.pdf

  • Gráfico Proporção de danos e perdas da agricultura em relação às perdas totais em cada evento catastrófico (2006 - 2016):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qwdsrPZeZFqMudKpCBTYkJB9stqdJvt4SVz9gzsFnJSmhdYwjdPe2Em9ZZPF/geo8-19und05-grafico-perdas-da-agricultura.pdf

Link para os mapas:

  • Mapa Índice Global da Fome 2018, disponível no arquivo GEO8_19UND05_Mapa_Fome:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EEFfcDZwu6KzdHuHmXWYEgJyfdREQypZQSH2Rq4dHVf45FbHQFvX8H9hnCUd/geo8-19und05-mapa-fome.pdf

  • Mapa Zonas vulneráveis à desertificação, disponível no arquivo GEO8_19UND05_Mapa_Desertificação:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/37r3An4wDpHTyBF9K3gwEgpkTXyGCk5fKwbMVZc8FMycdWDKdNsWnSV2XQGj/geo8-19und05-mapa-desertificacao.pdf

Para você saber mais:

39 países enfrentam crise alimentar em razão de conflitos e mudanças climáticas. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/fao-39-paises-enfrentam-crise-alimentar-em-razao-de-conflitos-e-mudancas-climaticas/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

ARCHELA, Rosely Sampaio; THÉRY, Hervé. Orientação metodológica para a construção e leitura de mapas temáticos. Revista Franco-Brasileira de Geografia, n.3, 2008. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/3483#tocto1n1>. Acesso em: 15 jan. 2019.

FAO, FIDA, UNICEF, PMA y OMS. 2018. El estado de la seguridad alimentaria y la nutrición en el mundo. Fomentando la resiliencia climática en aras de la seguridad alimentaria y la nutrición. FAO, Roma.Disponível em: <http://www.fao.org/3/I9553ES/i9553es.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Fome zero e agricultura sustentável. In: 17 objetivos para transformar nosso mundo. Organização das Nações Unidas. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/ods2/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Podcasting na Educação: Ensinando e Aprendendo “Anytime, Anywhere”. TV Escola. Disponível em: <https://api.tvescola.org.br/tve/post?idPost=7567>. Acesso em: 18 jan 2019.

Contextos prévios: Mapas temáticos.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão analisar a situação da fome na África Subsaariana e na América Latina por meio da leitura e interpretação de mapas temáticos, a fim de produzir um podcast sobre o tema.

Para você saber mais:

O mapa é uma representação gráfica reduzida da realidade e possui alguns elementos que facilitam a sua leitura e análise: título, fonte, orientação, escala e legenda. Todos os elementos são importantes para a correta interpretação dos fenômenos realizados, todavia, é a legenda que decodifica os recursos visuais representados no mapa.

A correta leitura da legenda é de fundamental importância para o entendimento dos fenômenos representados pelos mapas temáticos e cartogramas, uma vez que a Cartografia Temática faz uso de uma série de símbolos, cores, códigos, linhas e formas (de diversos tamanhos) para mostrar a variação visual das informações acerca do fenômeno que se deseja representar.

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