Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Pedaço quadrado de papelão (aproximadamente 30cm x 30cm), gravetos ou palitos de churrasco, folha para anotações, lápis.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre os pontos cardeais e sua localização e ajudar um colega a se localizar sem recursos tecnológicos. É importante, nesse momento, retomar a nomenclatura dos pontos cardeais com os alunos (Norte, Sul, Leste, Oeste).
Para saber mais, acesse: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o slide e leia com os alunos. Retome a situação apresentada para garantir a compreensão de todos. Você pode usar questões como:
- Onde Lucas estava antes de se perder?
- Temos algum dado de localização que pode ajudar nessa situação?
- O que tem ao redor de Lucas nesse local onde ele está perdido?
Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Vocês precisarão ajudar o Lucas a resolver essa situação”. Os alunos podem fazer questionamentos sobre o local onde Lucas está. Comente que um acampamento, geralmente é um espaço rural, de mata e campos abertos onde podem ser realizadas diversas atividades. Algumas pessoas podem acampar por diversão, em busca de contato com a natureza, para relaxar, entre outros motivos. São espaços em que a natureza prevalece e, portanto, encontramos árvores, vegetação rasteira, arbustos e animais, além de normalmente ter um espaço bem amplo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que se coloquem no lugar de Lucas. Leia a questão e os oriente a, antes de tentar respondê-la, relembrar das características da situação e da descrição do lugar onde Lucas está. É importante retomar a fala do monitor (“Todos para o Norte para um campeonato”): a idéia de que ele está entre o acampamento e o campeonato, e os recursos naturais que ele tem disponível (descrição do lugar onde Lucas se encontra). Deixe que eles relembrem esses aspectos e informe alguns, caso perceba que eles não lembraram.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos de, no máximo, 4 crianças. Explique que realizarão essa atividade no pátio da escola, quadra aberta ou em um lugar que receba a luz natural, como o lugar descrito na situação. Solicite que, através dos materiais apresentados (o quadrado de papelão representando o solo, o palito de churrasco representando o graveto), eles construam um instrumento que ajude Lucas a se localizar a partir do que eles já sabem sobre os pontos cardeais. Antes de ir ao local selecionado, faça perguntas que garantam que todos compreenderam a situação e que enfatize os materiais disponíveis. Pergunte: “O que o Lucas tem disponível?”. É importante que eles percebam que além dos materiais fornecidos, Lucas tem a presença do sol e a informação dada pelo monitor sobre o local da atividade.
Circule nos grupos fazendo intervenções que os ajudem a perceber a importância do sol e da sombra nesse desafio. O objetivo é que eles construam um Relógio do Sol, ou seja, espetem o palito no papelão na posição vertical e, assim, percebam a incidência do sol e a localização da projeção da sombra. É importante aguardar um pouco a movimentação da sombra, para uma melhor noção de qual é a movimentação do Sol. Nos grupos, faça perguntas como:
- O que Lucas precisa para se orientar através dos pontos cardeais?
- O que ele sabe sobre a localização do campeonato? O que mais ele precisa saber?
- Como esse graveto (palito) pode ajudar?
- Que elemento natural pode auxiliá-lo e que tem relação direta com os pontos cardeais?
É importante que você faça perguntas que direcionem os alunos a pensarem sobre a importância do sol e da sombra para resolver essa situação. Durante a realização das atividades é possível que os alunos se apoiem em algumas hipóteses como, por exemplo, “Se Lucas veio andando do campeonato, logo, o Norte (o campeonato) está no sentido das costas dele” ou ainda “ É só ele voltar pelo mesmo caminho que ele fez”. Se colocações como essas surgirem, ajude-os a pensar se o Lucas conseguiria refazer o mesmo caminho, visto que não há pontos de referência que ele pudesse utilizar; e que não é possível ter certeza se ele continua de costas para o campeonato porque uma das atitudes de uma pessoa que se perde é girar o corpo em busca de uma referência.
É fundamental auxiliá-los com intervenções que surgirem diretamente da utilização do Sol, e a referência de que ele nasce no lado Leste e se põe no lado Oeste. Outra referência importante é a de que o aluno encontre o Norte e o Sul, a partir da definição do Leste e Oeste. Considerando uma aula no período da manhã, os alunos definirão o nascente. Eles poderão estabelecer uma reta entre o nascente e o poente, no próprio papelão e, a partir do ponto onde o palito foi espetado, traçar uma linha perpendicular a Leste e Oeste para definir os lados Norte e Sul. Podem também se posicionar com o braço direito voltado para o Nascente encontrado (lado Leste) e, assim, definir os demais pontos: Norte, à frente, na direção em que olham, e Sul, atrás. Lembre-se de considerar e informar aos alunos que utilizamos a expressão “Lado Leste” porque o sol não nasce sempre no “Ponto Cardeal Leste”, havendo variações para direita ou esquerda do ponto ao longo do ano. O mesmo se aplica ao “Lado Oeste”.
Materiais complementares: Pedaço quadrado de papelão (aproximadamente 30cm x 30cm), gravetos ou palitos de churrasco, folha para anotações, lápis.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Proponha que cada grupo apresente seu instrumento, explique sua produção e de que maneira isso ajudaria Lucas. Os demais grupos podem, nesse momento, intervir com perguntas sobre o trabalho do grupo que está apresentando.
Sistematização
Orientações: Retome com as crianças a questão disparadora e como ela foi resolvida. Nesse momento, é necessário argumentar sobre a importância do Sol na localização aproximada dos pontos cardeais e como seu movimento interfere nesse definição. Reflita com eles, por exemplo, como seria a solução dessa situação se estivéssemos em outro período do dia. Pode-se também levantar com eles outras situações reais em que poderíamos utilizar esse conhecimento como, por exemplo, na construção de uma casa em que se deseja o sol matinal ou no fim do dia, localização na própria cidade (zona sul, zona leste, zona oeste, zona norte) e também na localização de sua cidade no Brasil (região norte, região Sul, etc.).