GEO4_09UND01 - Ação Propositiva - Exemplo
Plano de Aula
Plano de aula: Localização de elementos vizinhos ao município usando pontos cardeais e colaterais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: elementos constituintes de mapas.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nessa aula, os alunos trabalharão em duplas em diversos momentos. Organize as duplas previamente para que isso não consuma muito tempo da aula. Agrupe os alunos para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível, levando em consideração afinidades e formas de trabalhar. Leia mais sobre agrupamentos produtivos em https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos
Como adequar à sua realidade: Nessa aula o trabalho será feito com mapas locais, que mostrem seu município e alguns elementos vizinhos, dependendo de onde seu município se encontra. Caso você não possua um mapa adequado para esse trabalho, pode imprimir um diretamente do GoogleMaps, conforme orientações nos materiais complementares.
Materiais necessários: projetor ou mapas e imagens impressas para contextualização, mapas dos arredores de seu município impressos (um por dupla), fichas sistematização impressas (uma por dupla), Rosa dos Ventos impressa para sistematização (uma por dupla).
Material complementar:
Contextualização - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mfFHxx4UkU3KwkQvAymxMwbGuNWV8y9FBDAY5HgnaajFJv7KrdvSjcMk5MmU/geo4-09und01-contextualizacao-imagens-para-impressao.pdf
Ação propositiva - Orientação para o uso do Google Maps: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fj4DwVDfYSNdzNV6NSzr3fGarPtGgcY5yR7MTeUusd9G4uzjsYtJekEYnJc8/geo4-09und01-acao-propositiva-orientacao-para-o-uso-do-google-maps.pdf
Ação propositiva - Exemplos de perguntas e respostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sM7ajKjre9KBrfh6B5m7HqUPgbPNZcPeseXYxssCVWCYdst5ynPYEtEQzk3y/geo4-09und01-acao-propositiva-exemplo.pdf
Sistematização - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ahmN9JeB9rwT4Gk7ZQA44mWx6PD8XnhTPhN5PVY788f7y3ZNbd9wftwYZzNV/geo4-09und01-sistematizacao-atividade.pdf
Link para o mapa:
http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf (Acesso em 03/11/2018).
Para você saber mais:
- Elementos que compõem um mapa. IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível, com adaptações, em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/elementos-que-compoem-um-mapa.htm. Acesso em 11/11/2018.
- Os pontos cardeais e suas subdivisões, de FREITAS, Eduardo de. Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm. Acesso em 11/11/2018.
- Como surgiu a Rosa dos Ventos. Disponível em https://www.colegioweb.com.br/geografia/como-surgiu-rosa-dos-ventos.html. Acesso em 11/11/2018.
- Rosa dos Ventos, de PENA, Rodolfo Alves. Disponível em https://escolakids.uol.com.br/rosa-dos-ventos.htm. Acesso em 11/11/2018.
Contextos prévios: É recomendável que os alunos já tenham manuseado mapas e um Atlas antes e que conheçam os itens componentes de um mapa.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles vão utilizar os pontos cardeais e colaterais para localizar elementos próximos ao seu município.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete, imprima em tamanho grande ou disponibilize cópias do mapa impresso para os alunos. Você também pode utilizar mapas disponíveis em um livro ou Atlas, ou usar um mapa de parede, desde que haja a Rosa dos Ventos, legenda e escala no mapa. Em duplas, peça que os alunos listem brevemente: Quais os componentes que vemos nesse mapa?
Abra a discussão para o grande grupo e vá registrando no quadro o que os alunos forem falando. Espera-se que eles citem legenda, escala, fonte e Rosa dos Ventos, com uma explicação bem simplificada da importância de cada um desses componentes. Caso eles não citem algum desses componentes, chame a atenção para ele e retome sucintamente o que eles significam.
Materiais complementares:
Para você saber mais:
Você pode obter mais informações sobre os itens componentes em: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível, com adaptações, em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/elementos-que-compoem-um-mapa.htm. Acesso em 11/11/2018.
Fonte do mapa: IBGE. Disponível em: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf.Acesso em 03/11/2018
Contextualização
Orientações: Projete a Rosa dos Ventos ou imprima cópias para os alunos. Pergunte: o que esse componente significa? O que essas letras representam? Caso os alunos estejam com cópias impressas, peça para que escrevam os nomes dos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e dos pontos colaterais (Nordeste, Noroeste, Sudoeste, Sudeste). Caso seja o primeiro contato dos alunos com os pontos cardeais, e eles não demonstrarem um conhecimento prévio sobre o assunto, dedique um tempo a mais para essa familiarização. Você pode, por exemplo, utilizar um texto com os alunos. Sugestão de texto: FREITAS, Eduardo de. "Os Pontos Cardeais e Suas Subdivisões"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm. Acesso em 11/11/2018.
Materiais complementares:
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a pergunta para os alunos (projete ou escreva no quadro). Peça para que os alunos, em suas duplas, conversem sobre como localizar elementos em um mapa usando os pontos cardeais e colaterais. Forneça papel e lápis para que os alunos possam desenhar e escrever durante a discussão caso necessário. Após 7 minutos, peça para que os alunos compartilhem as estratégias discutidas e faça uma lista no quadro com o que for falado. Nesse momento, você pode modelar como a localização é feita, retomando o mapa apresentado inicialmente, por exemplo.
Durante a discussão, circule pela sala escutando as estratégias discutidas pelos alunos e auxiliando aqueles que estiverem com dificuldades. Para auxiliar as duplas que estiverem com dificuldades, utilize perguntas como:
- Como descrevemos a localização de um elemento em um mapa em relação a outro?
- Como encontramos um elemento quando nos é dito, por exemplo, que ele está ao Sul de outro?
- Um elemento que está ao Norte de um outro pode estar a Leste de um elemento diferente?
- O que é um ponto de referência?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Ainda nas mesmas duplas, forneça aos alunos um mapa dos arredores de seu município, onde apareça seu município e municípios vizinhos. Você também pode utilizar mapas que apresentem elementos naturais e elementos culturais construídos pelo homem. Utilize um mapa de sua região que você tenha acesso ou imprima de um programa de navegação como, por exemplo, o Google Maps, disponível em https://www.google.com/maps (Acesso em 24/11/2018).
Oriente os alunos a formularem perguntas sobre a localização de elementos presentes no mapa apresentado. Você pode modelar ou criar algumas perguntas coletivamente, e deixar sugestões de estruturas de perguntas visíveis para o grupo. Exemplos: Qual município fica ao Norte do nosso? Qual a localização do nosso município quando tomamos como ponto de referência o município XXX? Você pode ver um exemplo de um mapa com algumas perguntas e respostas nos materiais complementares.
Explique que um membro da dupla deve formular uma pergunta e o outro deve responder, e depois esses papéis devem ser invertidos. Marque um tempo para essa atividade. Os alunos se revezam dentro de cada dupla nesses papéis até esgotar-se o tempo.
Você pode projetar um temporizador, se possível, para auxiliar os alunos no gerenciamento do tempo, ou dar avisos de tempos em tempos. Um temporizador online pode ser acessado em http://www.relogioonline.com.br/temporizador (Acesso em 24/11/2018), por exemplo, mas existem outras opções para esse recurso. Faça combinados com a turma sobre possíveis sinais que vocês utilizarão para avisos e pedidos de diminuição de volume de voz (como levantar a mão em cadeia), caso as discussões comecem a ficar muito ruidosas.
Material complementar:
Orientações para o uso do Google Maps: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fj4DwVDfYSNdzNV6NSzr3fGarPtGgcY5yR7MTeUusd9G4uzjsYtJekEYnJc8/geo4-09und01-acao-propositiva-orientacao-para-o-uso-do-google-maps.pdf
Exemplo de perguntas e respostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sM7ajKjre9KBrfh6B5m7HqUPgbPNZcPeseXYxssCVWCYdst5ynPYEtEQzk3y/geo4-09und01-acao-propositiva-exemplo.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para fechar a aula, distribua uma ficha para cada dupla e peça que registrem alguns dos municípios encontrados em cada uma das direções cardeais e colaterais. A ficha está disponível nos materiais complementares. No centro da Rosa dos Ventos, peça para que eles escrevam o nome do município onde a escola está. Enquanto eles completam o registro, circule pela sala, auxiliando duplas que ainda possam apresentar dificuldades.
Ao final, peça para que cada dupla compartilhe o que registraram. Vá sistematizando o que eles falam no quadro ou em papel kraft, com uma imagem da Rosa dos Ventos no centro. Você também pode pedir a um aluno fazer essa compilação. Esse registro pode ficar disponível na sala por algum tempo juntamente com um mapa da região, para que os alunos o revisitem nos dias seguintes à aula.
Material complementar:
Sistematização - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ahmN9JeB9rwT4Gk7ZQA44mWx6PD8XnhTPhN5PVY788f7y3ZNbd9wftwYZzNV/geo4-09und01-sistematizacao-atividade.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, encaminhe aos alunos o seguinte vídeo:
- “Rosa dos Ventos – Aula sobre localização e orientação”, disponível aqui.
Contextualização
De maneira assincrônica, apresente aos alunos a página do Pinterest disponível aqui. Pergunte o que foi escrito no espaço “pesquisar” para que aparecessem essas imagens. Questione o que elas representam.
Como no plano original, nesta etapa a ideia é que os alunos evidenciem os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e os pontos colaterais (Nordeste, Noroeste, Sudoeste e Sudeste) representados pela Rosa dos Ventos.
Problematização
Apresente aos alunos, ainda de maneira assincrônica, o slide proposto no plano original e dê seguimento a esta etapa conforme o sugerido. A única adaptação necessária é que eles façam a atividade individualmente, com a ajuda de um familiar, em vez de fazê-la em duplas. O registro deve ser feito no caderno.
Ação propositiva
Nesta etapa, ainda de maneira assincrônica, peça aos alunos que:
1) Acessem o Atlas Escolar do IBGE, disponível aqui;
2) Cliquem no ícone “Mapas do Brasil”;
3) Em seguida, cliquem em “Federação e território”;
4) Selecionem o mapa político;
5) Tirem um print dele;
6) Identifiquem no registro feito os elementos essenciais de um mapa (indicação dos pontos cardeais, legenda e escala), o estado do qual seu município faz parte e o município (caso esteja visível);
7) Desenhem uma pequena Rosa dos Ventos sobre o seu estado e indiquem quais estados estão ao Norte, ao Sul, a Leste e a Oeste.
Sistematização
Encaminhe aos estudantes a ficha proposta de sistematização do plano original, disponível aqui. Peça que a preencham, com a ajuda de um familiar, escrevendo no centro da folha o nome do município onde a escola está situada.
Convite às famílias
Sugira que os alunos assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
- “Determinação dos pontos cardeais pelo Sol”, disponível aqui;
- “Aprendendo com videoaulas: Geografia - Pontos cardeais”, disponível aqui;
- “Rosa dos Ventos e orientação solar para desnorteados”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Andresa Cuginotti
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Localizar elementos em um mapa e suas posições (pontos cardeais e colaterais) em relação a diferentes pontos de referência
Habilidade (s) da Base: (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.v
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