Plano de Aula

Plano de aula: Localização de elementos vizinhos ao município usando pontos cardeais e colaterais

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: elementos constituintes de mapas.

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nessa aula, os alunos trabalharão em duplas em diversos momentos. Organize as duplas previamente para que isso não consuma muito tempo da aula. Agrupe os alunos para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível, levando em consideração afinidades e formas de trabalhar. Leia mais sobre agrupamentos produtivos em https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

Como adequar à sua realidade: Nessa aula o trabalho será feito com mapas locais, que mostrem seu município e alguns elementos vizinhos, dependendo de onde seu município se encontra. Caso você não possua um mapa adequado para esse trabalho, pode imprimir um diretamente do GoogleMaps, conforme orientações nos materiais complementares.

Materiais necessários: projetor ou mapas e imagens impressas para contextualização, mapas dos arredores de seu município impressos (um por dupla), fichas sistematização impressas (uma por dupla), Rosa dos Ventos impressa para sistematização (uma por dupla).

Material complementar:

Contextualização - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mfFHxx4UkU3KwkQvAymxMwbGuNWV8y9FBDAY5HgnaajFJv7KrdvSjcMk5MmU/geo4-09und01-contextualizacao-imagens-para-impressao.pdf

Ação propositiva - Orientação para o uso do Google Maps: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fj4DwVDfYSNdzNV6NSzr3fGarPtGgcY5yR7MTeUusd9G4uzjsYtJekEYnJc8/geo4-09und01-acao-propositiva-orientacao-para-o-uso-do-google-maps.pdf

Ação propositiva - Exemplos de perguntas e respostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sM7ajKjre9KBrfh6B5m7HqUPgbPNZcPeseXYxssCVWCYdst5ynPYEtEQzk3y/geo4-09und01-acao-propositiva-exemplo.pdf

Sistematização - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ahmN9JeB9rwT4Gk7ZQA44mWx6PD8XnhTPhN5PVY788f7y3ZNbd9wftwYZzNV/geo4-09und01-sistematizacao-atividade.pdf

Link para o mapa:

http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf (Acesso em 03/11/2018).

Para você saber mais:

Contextos prévios: É recomendável que os alunos já tenham manuseado mapas e um Atlas antes e que conheçam os itens componentes de um mapa.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles vão utilizar os pontos cardeais e colaterais para localizar elementos próximos ao seu município.

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