Plano de Aula

Plano de aula: Como funciona a bússola?

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pontos cardeais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Dicas e pistas impressas, um pedaço de rolha de mais ou menos 3 cm de altura, uma fita crepe, uma agulha de costura (de preferência grande), um pequeno recipiente raso (pode ser um pote de aproximadamente 10 cm de diâmetro e 5 cm de altura), água e um ímã (pode ser encontrado em casas de ferragem ou em lojas de artesanato). Caso a rolha seja um material de difícil acesso, ela pode ser substituída por uma tampinha de garrafa PET, basta fazer duas fendas opostas na tampinha e encaixar ali a agulha.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula com as crianças e retome algumas informações básicas que eles já sabem sobre bússola. Comente que eles terão que utilizá-la em um desafio.