Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Mapa online: Google maps.
Contexto e questão disparadora
Agende um encontro virtual com toda a turma através do Zoom ou Hangouts, para introduzir esta aula explorando o contexto “Apontando direções”. Indague os alunos com as questões sugeridas, de modo que se sintam mais desafiados.
Apresente a “questão disparadora” e explique que eles deverão resolver o desafio elaborando um mapa que represente as casas deles.
Mão na massa
Para adaptar a atividade proposta, faça um vídeo demonstrando aos alunos o experimento com o palito. Não se esqueça de levantar as questões sugeridas no plano. Projete o vídeo durante o encontro, assim, você poderá esclarecer possíveis dúvidas das crianças.
Oriente-os a realizarem um “teste”: primeiro, devem construir o mapa das casas, depois, uma rosa dos ventos avulsa e, por fim, descobrir as referências que indicam os pontos cardeais. Disponibilize aos alunos modelos de mapa e rosa dos ventos, faça um mapa da sua casa, se achar necessário.
Desafie as crianças a encontrarem as direções corretas, acompanhando o nascer e pôr do Sol. Após esse monitoramento, elas devem utilizar a rosa dos ventos avulsa para marcar as referências das casas delas, que apontam para os pontos cardeais e colaterais. Por fim, devem representar as direções nos mapas caseiros através de um pequeno desenho da rosa dos ventos.
Sistematização
Marque uma nova videochamada, por Zoom ou Hangouts, com a turma, e peça para que compartilhem os mapas na tela, explicando a metodologia dos experimentos. Em seguida, projete para todos a página do Google maps com o endereço da escola de vocês. Utilize a bússola, disponível no canto inferior direito da página, para confirmar com a turma as referências em torno da escola, e siga as orientações do slide 6 para finalizar o encontro.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”. Peça a um responsável para auxiliá-las na elaboração do mapa das casas.