Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
Optativas:
- Vídeos partilhados: Flipgrid.
Contexto e questão disparadora
Grave um pequeno vídeo para introduzir esta aula para a turma. Convide os alunos a ouvirem a música (disponível aqui).
Proponha, no Google formulários, uma questão para que os alunos respondam a proposta do “contexto”.
Você pode inserir alternativas, como: peso, chão, movimento etc.
Na sequência, insira a “questão disparadora”, de modo que se sintam instigados e curiosos.
Mão na massa
Grave um vídeo com toda a explicação da atividade “mão na massa” e faça pequenas pausas, para quando for apresentar às crianças seja possível conversar sobre as descobertas.
Faça uma videochamada com seu grupo e retome os conceitos de rotação e translação.
Explique que você fará uma simulação, para que verifiquem como podem resolver a questão disparadora.
Apresente o vídeo, conforme orientação do slide 5, e vá pausando à medida que faz os questionamentos aos alunos, para que construam os conceitos.
Explique aos alunos que eles podem fazer o mesmo experimento, mas que não é obrigatório, já que, talvez, alguns deles não tenham todos os materiais.
Finalize o mão na massa com as questões sugeridas na aula. Convide os alunos a fazerem o experimento e mostrarem-no numa outra aula. Peça que se organizem em trios para tentarem simular os movimentos da Terra e discutirem a questão disparadora.
Sistematização
Marque outra videochamada e chame os alunos para demonstrar os experimentos aos demais. Você pode usar o Flipgrid para isso, para que cada grupo poste o vídeo.
Finalize a aula com as orientações sugeridas no slide 6. Formalize a construção dos conceitos, fazendo as relações entre as montagens dos alunos e a demonstração do mão na massa.
Registre os conceitos descobertos em tela compartilhada com os grupos, para que todos tenham acesso.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”. Peça a um responsável para auxiliá-las na montagem dos movimentos da Terra.