Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Registros diferenciados da multiplicação
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de multiplicação e divisão através de estratégias pessoais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, triplo e etc. com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais;
- Compreender a ideia de multiplicação por meio de situações-problemas;
- Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
Objetivos específicos
Utilizar registros pessoais para resolver problemas com ideias de multiplicação.
Conceito-chave:
Multiplicação com uso de estratégias pessoais.
Recursos necessários:
- Quadro,
- atividades impressas,
- equipamento de projeção,
- materiais manipulativos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar registros pessoais para resolver problemas com ideias de multiplicação.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Informar aos alunos o que irão aprender na aula.
Orientação: O objetivo deve estar claro para o aluno ao iniciar a atividade. Essa ação envolve e motiva o aluno a participar. A explicitação desse objetivo deve ser apresentada de forma clara e linguagem acessível.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA