Plano de Aula

Plano de aula: Sensibilização para consumo e descarte consciente

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O ciclo de um produto

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 planos de aula interdependentes, com duração de 3 aulas cada (150 minutos). Ela propõe que a turma de estudantes investigue o ciclo de um produto e produza materiais sobre consumo e descarte consciente, para compartilhar com os familiares. No primeiro plano de aula, os estudantes devem levar, de casa, embalagens de produtos de consumo doméstico para simular o contexto de venda desses produtos. Nele, os alunos são desafiados a calcular o consumo de uma família. No segundo plano, escolhem um desses produtos e investigam todo o ciclo de produção. No terceiro, colocam em pauta o descarte e a reciclagem, construindo uma produção textual sobre o assunto.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 3 aulas (totalizando 150 minutos), esse plano de aula dá continuidade aos dois anteriores, em que a turma vivenciou uma simulação de compra, venda e/ou troca de produtos de consumo cotidiano e escolheu um único produto para investigar o ciclo, da produção ao descarte da embalagem. Esse plano propõe que os estudantes, organizados em grupos, se apropriem dos conhecimentos construídos anteriormente e elaborem uma produção criativa para sensibilizar e conscientizar os familiares para o consumo e o descarte consciente do produto estudado pela turma.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF03MA06, EF03MA24, EF03MA07, EF03GE05, EF03GE08, EF04GE08 e EF05CI05 de Geografia, Matemática e Ciências, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1, 2, 4, 7 e 10.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Geografia, Matemática ou Ciências) ou combinar encontros de dois ou três deles. Sugerimos que cada plano de aula seja realizado em aulas sequenciadas, no mesmo dia, por exemplo, casando um horário de Geografia com outros de Matemática ou Ciências. Se não for possível, os professores podem organizar as aulas de outra forma, tendo em conta os objetivos e as especificidades da sequência.

Ação prévia: decida com a turma, coletivamente, como vai mobilizar os familiares dos estudantes para o consumo e descarte do produto estudado. Essa decisão deve ser tomada com antecedência, para que você possa selecionar exemplos de produções e tutoriais para apoiar os grupos nas produções. Por isso, em uma aula anterior a esta, apresente brevemente a proposta de continuação da sequência para a turma e peça que escolham com qual gênero textual gostariam de trabalhar. Podem ser produzidos cartas, ilustrações, imagens, cartazes ou outro formato que a turma escolher. Uma boa opção é pautar a escolha da turma a partir dos gêneros textuais que estão sendo trabalhados neste ano, ou semestre, em Língua Portuguesa.

Tomada a decisão, selecione exemplos de produções e tutoriais relacionados ao gênero textual escolhido pela turma nas aulas anteriores, para apoiar os grupos nas produções.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em pauta sustentabilidade, responsabilidade e ética nas relações de consumo. A autonomia e o protagonismo são trabalhados na medida em que os estudantes têm forte papel na escolha do produto em foco no plano de aula 2 e na formulação da sensibilização prevista no plano de aula 3. Também incentiva o desenvolvimento da iniciativa e pensamento crítico no trabalho por busca de informações na investigação guiada. Por fim, o último plano de aula trabalha competências como criatividade e imaginação, para que a turma construa um modo de sensibilizar os familiares.

Materiais necessários: filipetas de papel. Conjunto de materiais de referência sobre o gênero textual definido pela turma na aula anterior. Esses exemplos e tutoriais servirão de inspiração e subsidiarão os estudantes com técnicas e procedimentos para que as produções tenham mais qualidade e complexidade. Esses materiais podem ser impressos, xerocados e, se forem digitais, é importante que o laboratório de informática da escola seja reservado para que a turma possa acessá-los. Cartolina, canetinhas, cola, tesoura e outros materiais para que os grupos construam as produções.

Material complementar: Planejamento de produção. Disponível nos materiais complementares.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 5 minutos

 

Orientações: inicie a aula acolhendo a turma e apresentando a trajetória do plano de aula. Relembre que nas aulas anteriores dessa sequência eles decidiram como gostariam de transformar os conhecimentos relacionados ao consumo e descarte consciente em uma produção para ser compartilhada com as famílias. Essa aula começará com a retomada dessa discussão. Em seguida, faça uma breve exploração do gênero textual escolhido pela turma, a partir de exemplos e tutoriais. Destine um tempo ao trabalho colaborativo mão na massa e, por fim, realize um momento de compartilhamento das produções e avaliação do processo.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA