Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Validar a importância de compreender os dados do problema matemático para resolvê-lo.
Orientações: Projete o slide para seus alunos. Peça que leiam silenciosamente. Caso a sua turma não seja alfabetizada ainda, leia para eles. Discuta e estimule-os a pensar nos dados que são necessários para que seja possível compreender o problema. Instigue-os a pensar que esse problema poderia ser resolvido se valores fossem sugeridos . Para responder efetivamente, alguns dados precisam estar colocados.
Discuta com a turma:
- Quais dados o problema apresenta?
- Com esses dados, é possível resolvê-lo?
- Qual informação não poderia ter faltado?
- Para saber a quantidade de flores em cada jarra, é necessário saber quantas flores Mariana comprou?
- Seria possível simular valores e descobrir a resposta correta?
- Qual conclusão a que podemos chegar?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 4 e 5)
Propósito: Oportunizar aos alunos a compreensão da estrutura de um problema matemático, bem como o desenvolvimento da construção da ideia de divisão.
Orientações: A atividade amplia a construção mental dos alunos. Elaborar problemas traz um grau de complexidade maior. Os alunos que conseguirem fazer essa atividade tranquilamente, demonstrarão que já consolidaram a ideia de divisão equitativa com resto diferente de 0. Estimule os alunos antes de propor a atividade e esclareça bem. Coloque-os em duplas estrategicamente pensadas. Um aluno que já avançou na construção dos conceitos com outro que ainda está em construção. Oriente todos os alunos sobre a dinâmica da atividade. Explique que farão um problema com alguns dados que você vai fornecer. E que deverão pensar que alguém terá de resolvê-lo e que portanto precisa estar claro e completo. Determine com qual dupla o problema deverá ser trocado para a resolução. Entregue a cada dupla a comanda e sinalize o momento de começar e o momento de trocar: 8 minutos para elaborar e 8 minutos para resolver. Nos quatro minutos restantes da atividade, a dupla fará uma análise do problema criado por ela.
Movimente-se pela sala enquanto estiverem trabalhando. Faça perguntas e intervenções junto àqueles que precisarem. Valorize as tentativas, erros e acertos.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados do problema que deverá ser criado?
- Qual é a ideia do problema?
- Que operação de divisão é possível fazer com esses dados?
- Existe uma divisão de um valor em partes iguais? A operação apresenta resto?
- Vocês compreenderam o problema da outra dupla?
- O problema da sua dupla foi compreendido pelos colegas?
- Fariam alguma reformulação? O que faltou?
Material de apoio:
Para conhecer um pouco mais sobre divisão equitativa, clique aqui
O link a seguir apresenta três atividades sobre problemas, sendo a 3ª atividade com dicas específicas para a elaboração de problemas. Acesse aqui
Para conhecer um pouco mais sobre o agrupamento da turma em duplas, clique aqui
Materiais complementares:
Atividade principal
Guia de intervenções
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 4 e 5)
Propósito: Oportunizar aos alunos a compreensão da estrutura de um problema matemático, bem como o desenvolvimento da construção da ideia de divisão.
Orientações: A atividade amplia a construção mental dos alunos. Elaborar problemas traz um grau de complexidade maior. Os alunos que conseguirem fazer essa atividade tranquilamente, demonstrarão que já consolidaram a ideia de divisão equitativa com resto diferente de 0. Estimule os alunos antes de propor a atividade e esclareça bem. Coloque-os em duplas estrategicamente pensadas. Um aluno que já avançou na construção dos conceitos com outro que ainda está em construção. Oriente todos os alunos sobre a dinâmica da atividade. Explique que farão um problema com alguns dados que você vai fornecer. E que deverão pensar que alguém terá de resolvê-lo e que portanto precisa estar claro e completo. Determine com qual dupla o problema deverá ser trocado para a resolução. Entregue a cada dupla a comanda e sinalize o momento de começar e o momento de trocar: 8 minutos para elaborar e 8 minutos para resolver. Nos quatro minutos restantes da atividade, a dupla fará uma análise do problema criado por ela.
Movimente-se pela sala enquanto estiverem trabalhando. Faça perguntas e intervenções junto àqueles que precisarem. Valorize as tentativas, erros e acertos.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados do problema que deverá ser criado?
- Qual é a ideia do problema?
- Que operação de divisão é possível fazer com esses dados?
- Existe uma divisão de um valor em partes iguais? A operação apresenta resto?
- Vocês compreenderam o problema da outra dupla?
- O problema da sua dupla foi compreendido pelos colegas?
- Fariam alguma reformulação? O que faltou?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)
Propósito: É importante socializar as soluções encontradas pelos alunos para que todos conheçam outras possibilidades e possam fazer reformulações.
Orientações: As soluções aqui apresentadas são apenas sugestões e exemplos. Faça a discussão a partir dos materiais produzidos pelos alunos. Monte um painel com as soluções encontradas pelas duplas e as análises feitas por elas. A resolução no slide 9 é um possível erro que o aluno possa cometer, porque mesmo que ele continue a dividir as flores que sobraram, o resto será 0. E essa não foi a orientação dada na atividade, que seria resto diferente de 0.
Discuta com a turma:
- Qual dupla apresentou um problema onde tenha faltado informações para garantir a compreensão pela outra dupla?
- Expliquem como pensaram para elaborar o problema?
- Como vocês souberam qual era o numeral que estava representando o resto nos dados fornecidos?
- Por que o resto é sempre menor que o divisor?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)
Propósito: É importante socializar as soluções encontradas pelos alunos para que todos conheçam outras possibilidades e possam fazer reformulações.
Orientações: As soluções aqui apresentadas são apenas sugestões e exemplos. Faça a discussão a partir dos materiais produzidos pelos alunos. Monte um painel com as soluções encontradas pelas duplas e as análises feitas por elas. A resolução no slide 9 é um possível erro que o aluno possa apresentar, porque mesmo que ele continue a dividir as flores que sobraram, o resto será 0. E essa não foi a orientação dada na atividade, que seria resto diferente de 0.
Discuta com a turma:
- Qual dupla apresentou um problema onde tenha faltado informações para garantir a compreensão pela outra dupla?
- Expliquem como pensaram para elaborar o problema?
- Como vocês souberam qual era o numeral que estava representando o resto nos dados fornecidos?
- Por que o resto é sempre menor que o divisor?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)
Propósito: É importante socializar as soluções encontradas pelos alunos para que todos conheçam outras possibilidades e possam fazer reformulações.
Orientações: As soluções aqui apresentadas são apenas sugestões e exemplos. Faça a discussão a partir dos materiais produzidos pelos alunos. Monte um painel com as soluções encontradas pelas duplas e as análises feitas por elas.A resolução no slide 9 é um exemplo de possível erro do aluno, porque mesmo que ele continue a dividir as flores que sobraram, o resto será 0. E essa não foi a orientação dada na atividade, que seria resto diferente de 0.
Discuta com a turma:
- Qual dupla apresentou um problema onde tenha faltado informações para garantir a compreensão pela outra dupla?
- Expliquem como pensaram para elaborar o problema?
- Como vocês souberam qual era o numeral que estava representando o resto nos dados fornecidos?
- Por que o resto é sempre menor que o divisor?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)
Propósito: É importante socializar as soluções encontradas pelos alunos para que todos conheçam outras possibilidades e possam fazer reformulações.
Orientações: As soluções aqui apresentadas são apenas sugestões e exemplos de possibilidades. Faça a discussão a partir dos materiais produzidos por seus alunos. Monte um painel com as soluções encontradas pelas duplas e as análises feitas por elas. A resolução no slide 9 é um exemplo de possível erro que o aluno possa apresentar, porque mesmo que ele continue a dividir as flores que sobraram, o resto será 0. E essa não foi a orientação dada na atividade, que seria resto diferente de 0.
Discuta com a turma:
- Qual dupla apresentou um problema onde tenha faltado informações para garantir a compreensão pela outra dupla?
- Expliquem como pensaram para elaborar o problema?
- Como vocês souberam qual era o numeral que estava representando o resto nos dados fornecidos?
- Por que o resto é sempre menor que o divisor?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Esse momento da aula tem por objetivo elaborar coletivamente uma conclusão sobre a aula do dia.
Orientações: Diga aos alunos que é o momento de pensar sobre a aprendizagem do dia. Pergunte a eles se precisaram reformular o problema que criaram e por quê? E se houve compreensão da ideia de divisão em partes iguais com resto diferente de 0 para elaborar o problema.
Discuta com a turma:
- A qual conclusão podemos chegar?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slide 11 e 12)
Propósito: O objetivo do Raio X é avaliar a compreensão dos alunos quanto ao assunto abordado na aula.
Orientações:Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Em um outro momento, poderá socializar as construções dos alunos.
Discuta com a turma: Promova a verbalização das ideias de seus alunos.
- Quais ideias a ilustração comunica a você?
- Quais informações você pode fornecer ao leitor, do problema criado por você?
- Lembre-se de fornecer dados completos que garantam a compreensão do problema.
- Se você sugeriu um problema com ideia de divisão, a resposta apresenta uma divisão exata?
- Você pode resolver o problema que criou?
Material complementar:
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slide 11 e 12)
Propósito: O objetivo do Raio X é avaliar a compreensão dos alunos quanto ao assunto abordado na aula.
Orientações:Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula.Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Em um outro momento, poderá socializar as construções dos alunos.
Discuta com a turma: Promova a verbalização das ideias de seus alunos.
- Quais ideias a ilustração comunica a você?
- Quais informações você pode fornecer ao leitor do problema criado por você?
- Lembre-se de fornecer dados completos que garantam a compreensão do problema.
- Se você sugeriu um problema com ideia de divisão, a resposta apresenta uma divisão exata?
- Você pode resolver o problema que criou?