Guia de intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Divisão com resto 0
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de multiplicação e divisão através de estratégias pessoais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10) com resto zero e diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias pessoais.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Resolver e elaborar problemas envolvendo metade e terça parte, com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais;
- Compreender a ideia de divisão por meio de situações problemas.
Objetivo específico
Resolver através de registro pessoal operações de divisão com o significado de repartição equitativa e resto 0.
Conceito-chave
Divisão com resto 0.
Recursos necessários
- Equipamento de projeção de imagem,
- cartazes,
- cartões com desafios,
- envelopes,
- materiais manipulativos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Informar aos alunos o que eles aprenderão com a aula.
Orientação: Leia o objetivo com os alunos. Explicite de maneira simples e com linguagem clara o assunto que será tratado.Esclareça o significado de registro pessoal.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA