Plano de Aula

Plano de aula: Divisão com resto 0

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de multiplicação e divisão através de estratégias pessoais

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA08)  Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10) com resto zero e diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias pessoais.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Resolver e elaborar problemas envolvendo metade e terça parte, com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais;
  • Compreender a ideia de divisão por meio de situações problemas.

Objetivo específico  

Resolver através de registro pessoal operações de divisão  com o significado de repartição equitativa e resto 0.

Conceito-chave    

Divisão com resto 0.

Recursos necessários

  • Equipamento de projeção de imagem,
  • cartazes,
  • cartões com desafios,
  • envelopes,
  • materiais manipulativos.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Informar aos alunos o que eles aprenderão com a aula.

Orientação: Leia o objetivo com os alunos. Explicite de maneira simples e com linguagem clara o assunto que será tratado.Esclareça o significado de registro pessoal.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA