Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Divisão equitativa com resto diferente de 0
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de multiplicação e divisão através de estratégias pessoais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10) com resto zero e diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias pessoais.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Resolver e elaborar problemas envolvendo metade e terça parte, com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais;
- Compreender a ideia de divisão por meio de situações problemas.
Objetivo específico
Resolver operações de divisão equitativa de um número natural por outro com resto diferente de 0.
Conceito-chave
Divisão com resto diferente de O.
Recursos necessários
- Equipamento de projeção de imagem (se disponível),
- Cartazes,
- Cartões com desafios,
- Envelopes,
- Materiais manipulativos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Aula
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Orientações: É de fundamental importância explicitar aos alunos o que se espera deles ao final da aula. Essa ação tende a envolver o aluno na construção do conhecimento.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA