Guia de Intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Divisão Equitativa
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas: disposição retangular e combinações
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.
Objetivos específicos
Resolver problemas de divisão (repartir em partes iguais).
Conceito-chave.
Problema de divisão.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registro;
- Data show (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas de divisão (repartir em partes iguais).
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Orientação: Sugerimos que você professor, leia com os alunos o objetivo da aula, antes de iniciar o Aquecimento da Aula. Discuta com a turma: Questione os alunos se eles têm ideia do que a aula vai tratar.
- Pelo título da aula, como ela será?
- Alguém acha que poderá ter dificuldades para realizar a atividade?
- O que podemos fazer para ajudá-los na realização da atividade?
- Vocês gostam de trocar ideias com seu amigos?
- O trabalho em equipe pode ajudá-los a resolver as atividades durante as aulas?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 6)
Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno- Repartir, distribuir, dividir...
Orientação:Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações que repartimos, ou seja situações que dividimos diferentes coisas com amigos ou com nossos irmãos, por exemplo. Professor, antes de iniciarmos uma atividade com um novo conceito deve se fazer um levantamento do conhecimento prévio desses alunos, e a partir daí elaboramos as atividades para ampliar seus conhecimentos. Os estudos de Moreira, M.A. e Masini, E.A.F. (1982). Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes revelam que a aprendizagem significativa acontece a partir do momento que a criança percebe que os novos conhecimentos complementam os seus conhecimentos trazido da sua vida além da escola.
Discuta com a turma:
- Vocês repartem alguma coisa com alguém em casa?
- O quê? Como vocês repartem?
- Na escola vocês costumam repartir alguma coisa? O que?
- Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?
Professor, você deve explorar este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de divisão equitativa.
Materiais Complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 6)
Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno- Repartir, distribuir, dividir...
Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações que repartimos, ou seja situações que dividimos diferentes coisas com amigos ou com nossos irmãos, por exemplo. Professor, antes de iniciarmos uma atividade com um novo conceito deve se fazer um levantamento do conhecimento prévio desses alunos, e a partir daí elaboramos as atividades para ampliar seus conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Vocês repartem alguma coisa com alguém em casa?
- O quê? Como vocês repartem?
- Na escola vocês costumam repartir alguma coisa? O que?
- Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?
- Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?
- Será que a professora pode iniciar distribuindo uma bolacha de cada vez?
Aguarde o retorno dos alunos, deixe que eles expressem suas hipóteses de solução a questão.
Caso não cheguem a resposta desejada explique que “sabemos que ela tem 24 bolachas para serem distribuídas entre 12 crianças”. Explore este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de divisão equitativa.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.(Slides de 3 a 6)
Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno.
Orientação: Dê continuidade com a roda de conversa com seus alunos, mas agora discutindo a situação-problema sobre as bolachas. Você pode perguntar aos alunos como eles distribuiriam as bolachas entre as crianças.
- Sobrará bolachas?
- Quantas bolachas cada criança receberá?
- O que fazer com a sobra?
Nesta atividade favoreça o cálculo mental discutindo o seguinte: temos 24 bolachas para 12 crianças, se dermos uma bolacha para cada criança, teremos uma sobra de 12 bolachas das 24.
- Com essa quantidade podemos distribuir mais uma bolacha para cada criança?
- Teremos sobras?
- Quantas bolachas sobrarão?
Os alunos também podem raciocinar de outra maneira. 12 + 12 = 24 o que significa que temos 2 vezes o 12 e com isso será possível darmos 2 bolachas para cada criança.
Essa é uma atividade coletiva, a qual todos os alunos devem ter oportunidade de expressar sua opinião sobre como se deve repartir as bolachas.
Discuta com a turma:
- Vocês repartem alguma coisa com alguém em casa?
- O quê? Como vocês repartem?
- Na escola vocês costumam repartir alguma coisa? O que?
- Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?
Professor, você de explorar este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de divisão equitativa.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 6)
Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno.
Orientação: Dê continuidade com a roda de conversa com seus alunos, mas agora discutindo a situações- problema das sobras de 12 bolachas. Nesta atividade favoreça o cálculo mental discutindo o seguinte: tínhamos 24 bolachas e distribuímos uma para cada crianças, 24-12=12. Agora nos restaram 12 bolachas.
- Com essa quantidade podemos distribuir mais uma bolacha para cada criança?
- Teremos sobras? Quantas bolachas sobrarão?
Alguns alunos podem sugerir distribuir de uma em uma, outros podem raciocinar de outra maneira, se temos 12 crianças e 12 bolachas, isso significa que temos 1 vezes o 12, o que é possível dar 1 bolachas para cada criança, e não teremos sobras.
Essa é uma atividade coletiva, a qual todos os alunos devem ter oportunidade de expressar sua opinião sobre como se deve repartir as bolachas.
Discuta com a turma:
- Vocês repartem alguma coisa com alguém em casa?
- O quê? Como vocês repartem?
- Na escola vocês costumam repartir alguma coisa? O que?
- Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?
Caso não cheguem a resposta desejada explique que “sabemos que ela tem 24 bolachas para serem distribuídas entre 12 crianças”. Explore este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de divisão equitativa.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 7 a 9)
Propósito: Levar os alunos a compreensão da ideia da divisão equitativa, por meio de resoluções pessoais.
Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem: Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Motive os a buscarem suas próprias estratégias de resolução. Um momento sozinho é importante para focar suas ideias. Você pode realizar algumas perguntas para guiar esse pensamento, por exemplo:
- O que o Seu Maurício precisa fazer? Você entendeu?
- Quantas caixas ele tem?
- Qual a utilidade das caixas?
- Quantas maçãs são ao todo?
- Nas três situações a quantidade são iguais de maçãs?
- O que você pode fazer para descobrir em cada situação quantas maçãs serão colocadas em cada caixa?
- Explica melhor isso para mim?
Estimule seus alunos a refletirem por alguns momentos sozinhos, eles são capazes de criarem estratégias incríveis para resolverem as situações-problemas. Depois, os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução. Estimule-os a pensarem sobre outras possibilidades para solucionar a situação-problema. Durante a socialização, você pode combinar com os alunos que eles podem fazer perguntas para os amigos, do tipo:
- O que vocês acharam da minha ideia de resolução, vocês a usariam para resolverem um problema? Expliquem o que vocês entenderam do meu registro.
Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá investigar entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo: Fazer um desenho, contar os objetos, trocar ideias com os amigos etc. Questione se as duplas encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?
Materiais Complementares:
Materiais para saber mais:
Para aprofundar o conceito e saber mais como trabalhar com situações-problema de multiplicação e divisão nos Anos Iniciais, clique aqui.
Para aprofundar o conceito e saber mais sobre “O que é Afinal Aprendizagem Significativa” de Marco Antonio Moreira , clique aqui.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 7 a 9)
Propósito: Levar os alunos a compreensão da ideia da divisão equitativa, por meio de resoluções pessoais.
Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem: Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Motive os a buscarem suas próprias estratégias de resolução. Um momento sozinho é importante para focar suas ideias. Você pode realizar algumas perguntas para guiar esse pensamento, por exemplo:
- O que o Seu Maurício precisa fazer? Você entendeu?
- Quantas caixas ele tem?
- Qual a utilidade das caixas?
- Quantas maçãs são ao todo?
- Nas três situações a quantidade são iguais de maçãs?
- O que você pode fazer para descobrir em cada situação quantas maçãs serão colocadas em cada caixa?
- Explica melhor isso para mim?
Estimule seus alunos a refletirem por alguns momentos sozinhos, eles são capazes de criarem estratégias incríveis para resolverem as situações-problemas. Depois, os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução. Estimule-os a pensarem sobre outras possibilidades para solucionar a situação-problema. Durante a socialização, você pode combinar com os alunos que eles podem fazer perguntas para os amigos, do tipo:
- O que vocês acharam da minha ideia de resolução, vocês a usariam para resolverem um problema? Expliquem o que vocês entenderam do meu registro.
Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá investigar entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo: Fazer um desenho, contar os objetos, trocar ideias com os amigos etc. Questione se as duplas encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides de 7 a 9)
Propósito: Levar os alunos a compreensão da ideia da divisão equitativa, por meio de resoluções pessoais.
Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem: Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Motive os a buscarem suas próprias estratégias de resolução. Um momento sozinho é importante para focar suas ideias. Você pode realizar algumas perguntas para guiar esse pensamento, por exemplo:
- O que o Seu Maurício precisa fazer? Você entendeu?
- Quantas caixas ele tem?
- Qual a utilidade das caixas?
- Quantas maçãs são ao todo?
- Nas três situações a quantidade são iguais de maçãs?
- O que você pode fazer para descobrir em cada situação quantas maçãs serão colocadas em cada caixa?
- Explica melhor isso para mim?
Estimule seus alunos a refletirem por alguns momentos sozinhos, eles são capazes de criarem estratégias incríveis para resolverem as situações-problemas. Depois, os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução. Estimule-os a pensarem sobre outras possibilidades para solucionar a situação-problema. Durante a socialização, você pode combinar com os alunos que eles podem fazer perguntas para os amigos, do tipo:
- O que vocês acharam da minha ideia de resolução, vocês a usariam para resolverem um problema? Expliquem o que vocês entenderam do meu registro.
Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá investigar entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo: Fazer um desenho, contar os objetos, trocar ideias com os amigos etc. Questione se as duplas encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?
Painel de soluções (slides de 10 a 18)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por distribuição é uma boa estratégia, aqui observamos que o aluno, por meio de uma tabela registra seu pensamento matemático. Ele tinha 9 maçãs colocou uma em cada caixa ficou com 6, ele entende que tem quantidade suficiente para continuar a distribuir uma maçã em cada caixa, e fica com 3. Visualmente é fácil do aluno concluir que pode colocar mais uma maçã em cada caixa e finaliza com todas as maçãs devidamente guardadas entre três caixa. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs em cada caixa.
Materiais Complementares:
Painel de soluções (slides de 10 a 18)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por distribuição é uma boa estratégia, aqui observamos que o aluno, por meio de uma tabela registra seu pensamento matemático. Ele tinha 9 maçãs colocou uma em cada caixa ficou com 6, ele entende que tem quantidade suficiente para continuar a distribuir uma maçã em cada caixa, e fica com 3. Visualmente é fácil do aluno concluir que pode colocar mais uma maçã em cada caixa e finaliza com todas as maçãs devidamente guardadas entre três caixa. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs em cada caixa.
Painel de soluções (slides de 10 a 18)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva é uma estratégia mais avançada, aqui observamos que o aluno já apresenta um cálculo matemático para resolver a situação-problema proposta, provavelmente deve estar familiarizado com esse tipo de cálculo, e confia que ele irá ajudá-lo com praticidade e rapidez a encontrar a solução da atividade.
Mas, para a próximo item ele vai se deparar com uma situação em que a quantidade é maior, o estimule a continuar usando a subtração sucessivas com números maiores.
Painel de soluções (slides de 10 a 18)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por distribuição é uma boa estratégia, aqui observamos que o aluno, por meio de uma tabela registra seu pensamento matemático. Ele tinha 15 maçãs colocou três em cada caixa ficou com 6, ele entende que tem quantidade suficiente para continuar distribuindo, agora tenta duas maçã em cada caixa, e finaliza a tarefa. Visualmente fica fácil do aluno concluir que pode colocar mais de uma maçã em cada caixa, por isso ele faz a opção por colocar duas e finaliza colocando todas as maçãs nas três caixas. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule- os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs.
Painel de soluções (slides de 10 a 18)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por esquema ou desenho pode ajudar muito na resolução desse tipo de problema, a visualização da distribuição das maçãs, neste caso de três em três e já as colocam dentro das caixas, o desenho facilita muito a compreensão dos procedimentos, por meio da visualização. Este procedimento é a primeira forma de comunicação do aluno, por isso é importante ser valorizado. Incentive os alunos com mais dificuldades a utilizarem essa estratégia de solução. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs.
Painel de soluções (slides de 10 a 18)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva é uma estratégia mais avançada, aqui observamos que o aluno já apresenta um cálculo matemático para resolver a situação-problema proposta, provavelmente deve estar familiarizado com esse tipo de cálculo, e confia que ele irá ajudá-lo com praticidade e rapidez a encontrar a solução da atividade. Observe que primeiro o aluno tira 3 de 15 para a primeira distribuição nas caixas, sobram 6 mentalmente ele reconhece que 6 não tem como ele colocar 3 maçãs agora nas caixas, então, ele faz a opção por colocar 2 em cada caixa e finaliza distribuindo todas as maçãs. Mas, para a próximo item ele vai se deparar com uma situação em que a quantidade é maior, o estimule a continuar usando a subtração sucessivas com números maiores.
Painel de soluções (slides de 10 a 18)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por distribuição é uma boa estratégia, aqui observamos que o aluno, por meio de uma tabela registra seu pensamento matemático. Ele tinha 15 maçãs colocou três em cada caixa ficou com 6, ele entende que tem quantidade suficiente para continuar distribuindo, agora tenta duas maçã em cada caixa, e finaliza a tarefa. Visualmente fica fácil do aluno concluir que pode colocar mais de uma maçã em cada caixa, por isso ele faz a opção por colocar duas e finaliza colocando todas as maçãs nas três caixas. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs.
Painel de soluções (slides de 10 a 18)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por esquema ou desenho pode ajudar muito na resolução desse tipo de problema, a visualização da distribuição das maçãs, neste caso de três em três e já as colocam dentro das caixas, o desenho facilita muito a compreensão dos procedimentos, por meio da visualização. Este procedimento é a primeira forma de comunicação do aluno, por isso é importante ser valorizado. Incentive os alunos com mais dificuldades a utilizarem essa estratégia de solução. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs.
Painel de soluções (slides de 10 a 18)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva é uma estratégia mais avançada, aqui observamos que o aluno já apresenta um cálculo matemático para resolver a situação-problema proposta, provavelmente deve estar familiarizado com esse tipo de cálculo, e confia que ele irá ajudá-lo com praticidade e rapidez a encontrar a solução da atividade. Observe que primeiro o aluno tira 10 de 30, sobram 20; ele tira 10 de 20, sobram 10 e ele tira 10 de 10, não sobra mais nada para e finaliza distribuindo todas as maçãs.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.
Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia. Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Há muitas maneiras de resolver uma situação-problemas, por exemplo, hoje vimos: tabelas, subtrações sucessivas e desenhos. Mas, logo aprenderemos a operação da divisão que é uma solução prática, econômica e mais ágil.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula.
Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
- Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema, como por exemplo, desenho, esquemas, tabelas de dupla entrada, subtrações sucessivas de parcelas iguais etc.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Verificar a compreensão dos alunos sobre a divisão equitativa.
Orientações: Solicite aos alunos que leiam individualmente atividade e a realizem. Enquanto elas solucionam a situação-problema, você pode circular pela sala e analisar se os alunos compreenderam a ideia de dividir em parte iguais. Observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Os alunos podem resolver a situação-problema por desenhos, por subtrações sucessivas de parcelas iguais ou até pelo algoritmo da divisão. Solicite que leiam atentamente o desafio colocado na situação-problema, atender os desejos dos netos do seu Paulino
Discuta com a turma:
- Quantos sorvetes são podem ser entregue para cada neto, como podemos encontrar o resultado?
- Como você chegou ao resultado?
- Você conseguiu atender o desejo dos netos do Seu Paulino? Conte para mim como você fez?
Materiais Complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Verificar a compreensão dos alunos sobre a divisão equitativa.
Orientações: Solicite aos alunos que leiam individualmente atividade e a realizem. Enquanto elas solucionam a situação-problema, você pode circular pela sala e analisar se os alunos compreenderam a ideia de dividir em parte iguais. Observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Os alunos podem resolver a situação-problema por desenhos, por subtrações sucessivas de parcelas iguais ou até pelo algoritmo da divisão. Solicite que leiam atentamente o desafio colocado na situação-problema, atender os desejos dos netos do seu Paulino
Discuta com a turma:
- Quantos sorvetes são podem ser entregue para cada neto, como podemos encontrar o resultado?
- Como você chegou ao resultado?
- Você conseguiu atender o desejo dos netos do Seu Paulino? Conte para mim como você fez?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_09NUM03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Copinhos, feijão ou milho.
Jogo online: Aprenda a dividir
Jogo online: Tabuada do Dino
Jogo físico: Tabuada de divisão com dominó
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é resolução de problemas de divisão equitativa. Os alunos precisam ter acesso aos enunciados da atividade principal que está dividida em três partes. Os desenhos são ilustrativos e seria interessante que os alunos pudessem utilizar o material concreto como copinhos representando as cestas, e feijão ou milho representando as maçãs. No terceiro ano, os alunos ainda precisam do suporte do material concreto. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam as situações problema e a copiem no caderno. Caso não tenha Internet, as três situações podem ser enviadas por escrito ou por um áudio. Eles também devem copiar a situação no caderno. Nesse momento é importante o material concreto. Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade e oriente que eles podem representar sua resolução em forma de cálculos, desenhos, fotografias dos copinhos ou por escrito. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções com os colegas. O importante é que eles saibam ir além da solução da situação, eles devem saber explicar as estratégias que foram utilizadas. Se for possível, você pode separar previamente a turma em grupos no Whatsapp para todas as atividades e peça que compartilhem as suas estratégias. No Zoom, isso também é possível. A impressão e entrega da atividade para os alunos deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.
Painel de soluções
É importante expor o painel de soluções, pois mostra de diversas formas (através de desenhos ou de cálculos) como resolver o problema. Você pode tirar um print dos slides e enviá-lo pela via de comunicação e interação que sua escola está utilizando. Os alunos podem escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas, comparando-as com a forma que eles pensaram e solucionaram o problema.
Sistematização
É interessante que os alunos tenham a anotação do slide de sistematização em seus cadernos para consultas posteriores.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é utilizando a divisão nas situações do dia a dia com biscoitos, doces, brinquedos… Podem também incentivar os alunos a jogarem os jogos que foram indicados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.
Objetivos específicos
Resolver problemas de divisão (repartir em partes iguais).
Conceito-chave.
Problema de divisão.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registro;
- Data show (opcional).