Plano de Aula
Plano de aula: O que consumimos em casa?
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O ciclo de um produto
Por: Samuel Andrade
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre o plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 planos de aula interdependentes, com duração de 3 aulas cada (150 minutos) . Ela propõe que a turma de estudantes investigue o ciclo de um produto e produza materiais sobre consumo e descarte consciente, para compartilhar com os familiares. No primeiro plano de aula, os estudantes devem levar, de casa, embalagens de produtos de consumo doméstico para simular o contexto de venda desses produtos. Nele, os alunos são desafiados a calcular o consumo de uma família. No segundo plano, escolhem um desses produtos e investigam todo o ciclo de produção. No terceiro, colocam em pauta o descarte e a reciclagem, construindo uma produção textual sobre o assunto.
Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 3 aulas (totalizando 150 minutos), esse plano de aula propõe uma série de reflexões e vivências que ajudarão a turma a solucionar uma situação-problema cotidiana: “Quanto gasta uma família de quatro pessoas para consumir alguns itens básicos durante uma semana?” Para isso, os estudantes trarão de suas moradias embalagens vazias de produtos diversos e simularão o contexto de um supermercado, mercearia ou venda. Em grupos, vão trabalhar aspectos de adição, subtração, soma e divisão, dentre outras competências matemáticas, de acordo com o que é proposto para a série em que estiverem, para construir uma resposta à questão disparadora.
Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF03MA06, EF03MA24, EF03MA07, EF03GE05, EF03GE08, EF04GE08 e EF05CI05 de Geografia, Matemática e Ciências, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1, 2, 4, 7 e 10.
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Geografia, Matemática ou Ciências) ou combinar encontros de dois ou três deles. Sugerimos que cada plano de aula seja realizado em aulas sequenciadas, no mesmo dia, por exemplo, casando um horário de Geografia com outros de Matemática ou Ciências. Se não for possível, os professores podem organizar as aulas de outra forma, tendo em conta os objetivos e especificidades da sequência.
Ação prévia: solicite aos estudantes que levem para a primeira aula embalagens descartáveis de produtos domésticos já utilizadas e em bom estado, para que construam o ambiente simulado de um supermercado, mercearia ou quitanda. Além de levar tais objetos, espera-se que os estudantes confiram com os familiares os valores médios desses produtos, que conversem sobre a importância deles para a família e a quantidade média de consumo (por exemplo: por que o arroz é importante em nossa casa e quantos pacotes consumimos por mês? Qual o valor de um pacote?). Peça que os estudantes registrem essas informações nos cadernos ou agendas, pois serão úteis para a atividade. Dessa forma, poderão refletir com mais conhecimento e de forma mais embasada na realidade em que vivem sobre a importância e o preço desses produtos.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em pauta sustentabilidade, responsabilidade e ética nas relações de consumo. A autonomia e o protagonismo são trabalhados na medida em que os estudantes têm um forte papel na escolha do produto em foco no plano de aula 2 e na formulação da sensibilização prevista no plano de aula 3. Também incentiva o desenvolvimento da iniciativa e pensamento crítico no trabalho por busca de informações na investigação guiada. Por fim, o último plano de aula trabalha o desenvolvimento da criatividade, para que a turma construa um modo de sensibilizar os familiares.
Materiais necessários: embalagens descartáveis trazidas pelos estudantes e fita adesiva para precificar os produtos.
Material complementar: lista de compras, disponível no material complementar.
Para você saber mais:
Conhecer um pouco mais sobre educação financeira e gastos familiares auxilia no diálogo com a turma sobre esses assuntos. A seguir, há indicações de leituras que podem ser complementadas por você a partir de uma pesquisa por informações atualizadas em relação ao ano em que o plano de aula será realizado e à região em que a escola está localizada:
- Educação financeira desde cedo. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7911/educacao-financeira-desde-cedo. Acesso em: 11 fev. 2020.
- Você sabe ensinar seus alunos a gerir dinheiro? Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/14005/voce-sabe-ensinar-seus-alunos-a-gerir-dinheiro. Acesso em: 11 fev. 2020.
- POF 2017-2018: Famílias com até R$ 1,9 mil destinam 61,2% de seus gastos à alimentação e habitação. Fonte: Agência IBGE Notícias. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25598-pof-2017-2018-familias-com-ate-r-1-9-mil-destinam-61-2-de-seus-gastos-a-alimentacao-e-habitacao. Acesso em: 11 fev. 2020.
- Famílias brasileiras gastam mais com habitação, transporte e alimentação. Fonte: Veja. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/familias-brasileiras-gastam-mais-com-habitacao-transporte-e-alimentacao/. Acesso em: 11 fev. 2020.
- Transporte ultrapassa alimentação nos maiores gastos das famílias brasileiras. Fonte: Economia – iG. Disponível em: https://economia.ig.com.br/2019-10-05/transporte-ultrapassa-alimentacao-nos-maiores-gastos-das-familias-brasileiras.html. Acesso em: 11 fev. 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: a pergunta geradora tem função mobilizadora, para já iniciar a aula com um momento de fala da turma, criando um ambiente de abertura, escuta e acolhimento.
Deixe que alguns estudantes mostrem rapidamente as embalagens que trouxeram de casa. Em seguida, realize a apresentação do percurso de aprendizagem proposto pelo plano de aula e, nos casos em que os 3 planos forem realizados, dê toda a sequência. Explique quais são os objetivos, as expectativas de aprendizagem e a trajetória que a turma vivenciará nessa e nas próximas aulas. Saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA