Plano de Aula

Plano de aula: Resolução de Problemas de disposição retangular

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas: disposição retangular e combinações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Objetivos específicos

Resolver situação-problema com a ideia de disposição retangular.

Conceito-chave

Resolução de situações-problemas de multiplicação.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registro, ou outro material de sua preferência;
  • Data show (opcional).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver situação-problema com a ideia de disposição retangular.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Orientação: Leia com os alunos o objetivo da aula, antes de iniciar o Aquecimento da Aula. Discuta com a turma: Questione:

  • Vocês têm ideia do que a aula vai tratar?
  • Pelo título da aula, como ela será?
  • O que podemos fazer para realizarmos as atividades propostas?
  • Vocês gostam de trocar ideias com seus amigos?
  • O trabalho em equipe pode ajudá-los a resolver as atividades durante as aulas?