Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de Problemas de disposição retangular
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas: disposição retangular e combinações
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
Objetivos específicos
Resolver situação-problema com a ideia de disposição retangular.
Conceito-chave
Resolução de situações-problemas de multiplicação.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registro, ou outro material de sua preferência;
- Data show (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situação-problema com a ideia de disposição retangular.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Orientação: Leia com os alunos o objetivo da aula, antes de iniciar o Aquecimento da Aula. Discuta com a turma: Questione:
- Vocês têm ideia do que a aula vai tratar?
- Pelo título da aula, como ela será?
- O que podemos fazer para realizarmos as atividades propostas?
- Vocês gostam de trocar ideias com seus amigos?
- O trabalho em equipe pode ajudá-los a resolver as atividades durante as aulas?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4 e 5)
Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.
Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações de contagem, na floricultura para saber a quantidade de flores de cada tipo, no supermercado quantos produtos têm em cada prateleira, no sítio para controlar a quantidade de animais que há em um rebanho, na padaria para controlar a quantidade de pães que foram assados e vendidos etc. O homem sempre teve necessidade de contar coisas e sempre foi buscando meios para facilitar esse processo, já usou no passado muitas vezes pedrinhas, avançando um pouco fazendo montes e agrupamentos de diversas quantidades, hoje ainda muitas vezes utiliza os dedos das mãos,mas atualmente com o avanço da tecnologia tem usado as máquinas, como a calculadora e os computadores. Mas, a estratégia de agrupamento organizado visualmente tem auxiliado na contagem do nosso dia a dia, esse procedimento nos auxilia a não esquecer de contar nenhum objeto e evita que a mesmo objeto seja contado duas vezes. Caso não tenha o Datashow em sua sala, faça a impressão da atividade.
Discuta com a turma:
- Vocês fazem contagens em casa? Do quê?
- Como vocês contam? De um em um?
- Vocês já viram alguém fazendo contagem de alguma coisa? O quê? Aonde?
- Por que precisava contar? Vocês gostam de contar?
Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.
Materiais Complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4 e 5)
Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.
Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações de contagem, na floricultura para saber a quantidade de flores de cada tipo, no supermercado quantos produtos têm em cada prateleira, no sítio para controlar a quantidade de animais que há em um rebanho, na padaria para controlar a quantidade de pães que foram assados e vendidos etc. O homem sempre teve necessidade de contar coisas e sempre foi buscando meios para facilitar esse processo, já usou no passado muitas vezes pedrinhas, avançando um pouco fazendo montes e agrupamentos de diversas quantidades, hoje ainda muitas vezes utiliza os dedos das mãos,mas atualmente com o avanço da tecnologia tem usado as máquinas, como a calculadora e os computadores. Mas, a estratégia de agrupamento organizado visualmente tem auxiliado na contagem do nosso dia a dia, esse procedimento nos auxilia a não esquecer de contar nenhum objeto e evita que a mesmo objeto seja contado duas vezes. Caso não tenha o Datashow em sua sala, faça a impressão da atividade.
Discuta com a turma:
- Vocês fazem contagens em casa? Do quê?
- Como vocês contam? De um em um?
- Vocês já viram alguém fazendo contagem de alguma coisa? O quê? Aonde?
- Por que precisava contar? Vocês gostam de contar?
Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4 e 5)
Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.
Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações de contagem, na floricultura para saber a quantidade de flores de cada tipo, no supermercado quantos produtos têm em cada prateleira, no sítio para controlar a quantidade de animais que há em um rebanho, na padaria para controlar a quantidade de pães que foram assados e vendidos etc. O homem sempre teve necessidade de contar coisas e sempre foi buscando meios para facilitar esse processo, já usou no passado muitas vezes pedrinhas, avançando um pouco fazendo montes e agrupamentos de diversas quantidades, hoje ainda muitas vezes utiliza os dedos das mãos,mas atualmente com o avanço da tecnologia tem usado as máquinas, como a calculadora e os computadores. Mas, a estratégia de agrupamento organizado visualmente tem auxiliado na contagem do nosso dia a dia, esse procedimento nos auxilia a não esquecer de contar nenhum objeto e evita que a mesmo objeto seja contado duas vezes. Caso não tenha o Datashow em sua sala, faça a impressão da atividade.
Discuta com a turma:
- Vocês fazem contagens em casa? Do quê?
- Como vocês contam? De um em um?
- Vocês já viram alguém fazendo contagem de alguma coisa? O quê? Aonde?
- Por que precisava contar? Vocês gostam de contar?
Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.
Atividade Principal (slides 6 e 7)
Tempo sugerido; 20 minutos.
Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de disposição retangular.
Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem qual a melhor forma de encontrar a resposta da situação-problema. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução à situação-problema. Desafie os alunos a pensarem em quais situações a quantidade de quadros poderia ser um número ímpar, e não ter nenhum quadro isolado. Por exemplo uma disposição de 5x5=25 ou 3x3=9. Estimule-os a pensarem sobre as diversas possibilidades e socializarem suas ideias com a turma.
Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade investigue entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:
- Fazer um desenho, contar os objetos ou trocar ideias com os amigos, facilitou a resolução da atividade?
Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?
Materiais Complementares:
Para aprofundar o conceito e saber mais sobre a natureza Multiplicação, acesse o link da biblioteca digital desenvolvida em software livre, clicando aqui.
Para ler a entrevista da revista Nova Escola com Gérard Vergnaud sobre a importância de saber como os alunos aprendem para ensiná-los e seus estudos sobre os Campos Conceituais Aditivos e Multiplicativos , clique aqui.
Para aprofundar o conceito e saber mais como trabalhar com situações-problema de multiplicação e divisão, leia o texto da Nova Escola sobre Multiplicação e Divisão nas séries iniciais, clicando aqui.
Atividade Principal (slides 6 e 7)
Tempo sugerido; 20 minutos
Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de disposição retangular.
Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem qual a melhor forma de encontrar a resposta da situação-problema. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução à situação-problema. Desafie os alunos a pensarem em quais situações a quantidade de quadros poderia ser um número ímpar, e não ter nenhum quadro isolado. Por exemplo uma disposição de 5x5=25 ou 3x3=9. Estimule-os a pensarem sobre as diversas possibilidades e socializarem suas ideias com a turma.
Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade investigue entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:
- Fazer um desenho, contar os objetos ou trocar ideias com os amigos, facilitou a resolução da atividade?
Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?
Painel De Soluções (Slides de 8, 9 e 10)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Motive os alunos a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 6 em 6 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de quadros do Outdoor. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Painel De Soluções (Slides de 8, 9 e 10)
Tempo sugerido: 12 minutos
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Motive os alunos a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 6 em 6 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de quadros do Outdoor. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Painel De Soluções (Slides de 8, 9 e 10)
Tempo sugerido: 12 minutos
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Motive os alunos a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 6 em 6 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de quadros do Outdoor. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.
Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia, que a multiplicação é uma solução prática e econômica para situações-problema com ideia disposição retangular.
Relacione a adição de parcelas iguais ao algoritmo da multiplicação. Explicar que 5+5+5+5=20 corresponde a 4 x 5 = 20 ou 4+4+4+4+4=20 corresponde a 5x4=20.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
- Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema, como por exemplo,desenho, esquemas, tabelas de dupla entrada, adição de parcelas iguais etc. Mas, a operação da multiplicação é uma solução prática, econômica e mais ágil. O que você acham sobre esta operação com resolução desse problema?
Atividade do Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos Propósito: Verificar se os alunos pensam na multiplicação como forma mais simples e rápida para solucionar essa situação-problema semelhantes a da atividade principal. Orientações: Solicite que os alunos individualmente leiam o enunciado e a realizem a atividade. Enquanto eles solucionam a situação-problema, você pode circular pela sala e analisar se eles compreenderam a ideia de disposição retangular e observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Os alunos precisam compreender que as linhas ficam na posição horizontal (deitadas) e as colunas na posição vertical (em pé), é muito importante, indicar o sentido da linha e o sentido da coluna. Escolha entre a turma, um aluno que apresente procedimento diferente para que seja socializado no quadro. Proporcione na correção um momento para que os alunos justifiquem seus procedimentos com a turma. Instigue a turma a discutir as soluções com seus colegas e analisarem entre os procedimentos, qual é mais interessante e prático. Nesta atividade os alunos trabalharão com a ideia de disposição retangular, há a necessidade de levarmos os alunos a compreenderem que podemos encontrar o resultado da quantidade de livros que faltam para completar a estante e o total de livros que cabem na estante por diferentes estratégias e registros, como por exemplos: contagens, adições de parcelas iguais ou por multiplicações. Mas, não podemos deixar de valorizar as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para encontrarem o resultado do desafio proposto e permitir que eles sintam o prazer da descoberta. Também temos que valorizar a comunicação oral entre eles, expressando seus pensamentos e ouvindo as ideias dos outros alunos, por meio da oralidade que elas terão a possibilidade de colocarem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si e argumentar sobre suas hipóteses.
Discuta com a turma:
- Quantos livros que ela deve colocar na estante?
- Como podemos encontrar o resultado?
- Como você chegou ao resultado? Explique para mim!
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_09NUM02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Papel quadriculado
Leitura: Fabulosas coleções
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano deve ser na atividade principal, entretanto, a atividade de aquecimento é bastante interessante para que os alunos comecem a explorar o assunto. Ao invés de usar o slide, você pode pedir que peguem alguns objetos (clips, botões, palitos…) e espalhem sobre a mesa. Pergunte como eles poderiam dispor esses objetos na mesa para contá-los melhor. Peça que fotografem o antes e o depois da arrumação e enviem pelo meio que você esteja usando como comunicação e interação com os alunos. Esta primeira atividade pode ser assíncrona, como se fosse um levantamento prévio de conhecimentos. Depois, você pode analisar com os alunos as melhores formas de arrumação. Valorize os que arrumaram em uma configuração retangular.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é resolução de problemas de multiplicação utilizando a disposição retangular. Os problemas de configuração retangular referem-se à organização de elementos em fileiras e colunas. Os alunos precisam ter acesso pelo menos à ilustração do outdoor do slide 6 da Atividade principal. A parte escrita do slide pode ser enviada por um áudio ou em forma de texto. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide ou o outdoor para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail, lembrando que a parte mais importante é o outdoor. Eles também devem copiar a situação no caderno. É importante que eles desenhem o quadriculado para perceber a configuração retangular do outdoor. Se for possível, você pode pedir que eles utilizem papel quadriculado para pintar as partes do outdoor que foram colocadas e deixar as que estão faltando em branco. Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade e oriente que eles podem representar sua resolução em forma de cálculos, desenhos ou por escrito. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções com os colegas por escrito, áudio ou fotografia. Se for possível, você pode separar previamente a turma em grupos no Whatsapp para todas as atividades e peça que compartilhem as suas estratégias. No Zoom, isso também é possível. Peça que os alunos expliquem como pensaram para realizar a atividade. A impressão e entrega da atividade para os alunos deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.
Painel de soluções
É importante expor o painel de soluções pois mostra, através de desenhos, como resolver o problema. Você pode fotografar principalmente o slide 9, porque ele mostra as diversas formas que os alunos poderiam ter utilizado para encontrar a solução do problema. Envie o print pela via de comunicação e interação que sua escola está utilizando. Os alunos podem escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas, comparando-as com a forma que eles pensaram e solucionaram o problema.
Sistematização
É interessante que os alunos tenham a anotação do slide de sistematização em seus cadernos para consultas posteriores.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é através de desafios utilizando a configuração retangular no dia a dia mostrando, por exemplo, disposição das cadeiras em um cinema ou teatro. Outra sugestão é propor jogos no tabuleiro quadriculado como damas, xadrez, batalha naval. Proponha que os alunos construam esses tabuleiros para jogar.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
Objetivos específicos
Resolver situação-problema com a ideia de disposição retangular.
Conceito-chave
Resolução de situações-problemas de multiplicação.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registro, ou outro material de sua preferência;
- Data show (opcional).