Plano de Aula

Plano de aula: Divisão com ideia de medir

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas: disposição retangular e combinações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados  de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo a ideias de medir na divisão.

Conceito-chave

Resolução de situações-problemas com divisão

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registro;
  • Data show (opcional).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver problemas envolvendo a ideias de medir na divisão.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.

Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.

Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.

Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo da aula
Objetivo da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia com as crianças o objetivo da aula, antes de iniciar o Aquecimento da Aula..

Questione as crianças se elas tem ideia do que a aula vai tratar.

Como será a nossa aula: agradável ou chata? Pelo título da aula, ela será fácil ou difícil?Você também poderá perguntar se alguém acha que poderá ter dificuldades para realizar a atividade? O que podemos fazer para ajudá-las na realização da atividade? Vocês gostam de trocar ideias com seu amigos? Isto ajuda a resolver as atividades das aulas?